terça-feira, 31 de agosto de 2010

Entrevista exclusiva com o cineasta Cacá Diegues

Um dos maiores cineastas do país, Cacá Diegues tem forte ligação com a periferia e nessa entrevista exclusiva aos nossos blog´s, ele comenta o 5X Favela e confirma que vem ao Itaim Paulista, exibir DOC. gravado paralelo a gravação do filme, além de promover debate com outros diretores da Obra.
No dia (a confirmar), teremos abertura do filme "Profissão MC"....



Alessandro Buzo: Qual a diferença (ou não existe) do filme 5XFavela de 1962 e o de agora ?
Cacá Diegues: O filme de 62 era dirigido por cinco jovens universitários de classe média, com uma visão social e politicamente generosa. Mas esse é realizado por jovens moradores de favelas, cineastas que nasceram e moram nessas comunidades e que portanto são capazes de contar suas histórias de modo mais sincero, verdadeiro e visceral. É a primeira vez que isso acontece no cinema brasileiro.

Buzo: Como conheceu os diretores dos 5 episódios atuais ?
Cacá Diegues: Desde o início da década de 1990 que dou aulas, faço palestras, organizo projeções de filmes nessas comunidades, convidado pelas ONGs locais. Fui um dos fundadores, por exemplo, do curso de audiovisual da CUFA, em Cidade de Deus. Nesse período, vi uma geração de cineastas moradores de favelas surgir e crescer. Alguns dos que fizeram 5XFavela são amigos antigos, que acompanho há muito tempo. Mas outros eu conheci durante as oficinas de roteiro e preparatórias para o filme.

Buzo: Defina Periferia / Favela, como vê essa questão, socialmente e culturalmente ?
Cacá Diegues: Não tenho capacidade cientifica ou cutural para dar uma definição precisa de periferia ou favela. Mas eu diria que são comunidades excluidas dos direitos de cidadania que o resto da população tem. Comunidades onde o estado não chega com seus serviços básicos de segurança, saúde, educação, etc.

Buzo: Na decada de 60, 70...você já fazia filmes como Gamba Zumba, Xica da Silva, depois decada 80....Quilombo ? De onde vem a ligação com o tema ?
Cacá Diegues: Basta colocar uma câmera na rua que ela vai registrar uma realidade que as elites do país sempre negaram. O Brasil é um país luso-africano, e devia se orgulhar muito dessa originalidade que lhe permite dar uma contribuição decisiva e positiva à civilização mundial. A história da cultura negra, de descendência africana, no Brasil, tem muito a nos ensinar sobre isso.

Buzo: Governo Collor pro cinema brasileiro ?
Cacá Diegues: Foi um desastre, Não só pro cinema, como para toda a cultura nacional. Um homem que levou seu rancor pessoal para o exercício do poder público,

Buzo: Qual sua ligação com Maceió-Alagoas, onde nasceu ?
Cacá Diegues: Uma profunda ligação sentimental. Foi lá que vivi minha infância e, sempre que volto lá, ainda procuro os mesmos cheiros e gostos que sentia quando era criança. Ainda tenho muitos e bons amigos por lá.

Buzo: Assisti no Olido (centro SP), decada de 80, o filme "Um Trem Para as Estrelas", como foi produzir esse e outro filme "Dias Melhores Virão" numa fase difícil do nosso cinema ?
Cacá Diegues: Naquele momento, o cinema brasileiro passava por momentos dificeis, como aliás o resto do Brasil. A ditadura tinha acabado mas a democracia não havia trazido desenvolvimento e bem estar para o povo. A produção de cinema no Brasil havia caído de quase cem filmes anuais, no fim dos anos 1970, para menos de 20 no final dos anos 1980. Em 1992, por exemplo, já no governo Collor, não se produziu nenhum filme no país.

Buzo: O título "Dias Melhores Virão" é uma mensagem do cinema brasileiro, de que as coisas iam mudar ?
Cacá Diegues: Era mais uma declaração de desejo de que as coisas mudassem. A própria história do filme apontava para uma ironia em seu título.

Buzo: Importancia do filme "Cidade de Deus" para popularizar o cinema nacional e qual mais você destaca que cumpriu esse papel ?
Cacá Diegues: O grande filme nessa fase de "retomada" do cinema brasileiro, a partir de 1995, foi "Central do Brasil", de Walter Salles, um filme que insistia na ideia de filmar a cara do Brasil como ele é e, ao mesmo tempo, ser acessível a seu povo. "Cidade de Deus" é um grande filme, uma verdadeira obra-prima, mas foi um pouco vítima do seu próprio sucesso, reforçando um estereótipo sobre as favelas e periferias do país.

Buzo: Como é ter seus filmes exibidos comercialmente na Europa, EUA, América Latina ? Cite um filme que foi muito sucesso no extrageiro, em qual país mais precisamente ?
Cacá Diegues: É sempre bom saber que outros países têm curiosidade pelo que fazemos aqui no Brasil. Em geral, meus filmes têm circulado pelo mundo todo e isso significa que se interessam pelo que eu faço. E pelo Brasil também. Meu filme de maior sucesso no mundo foi Bye Bye Brasil. Mas outros, como Xica da Silva, Quilombo, Um trem para as estrelas, Orfeu, etc., também circularam muito por todo o mundo.

Buzo: Quando é indicado para grandes premiações, o que espera delas ? Da um frio na barriga ?
Cacá Diegues: É sempre um prazer ganhar um premio, mas não quero dirigir minha atividade para isso. Se o premio vier, tanto melhor, mas não é para isso que faço filmes.

Buzo: OSCAR ? O que pensa dele e pretende ganhar a estatueta um dia ?
Cacá Diegues: O Oscar é uma vitrine, como os festivais de cinema, através da qual mostramos nossos filmes para o mundo. Se quiserem me dar um, aceito com todo prazer. Mas não trabalho com essa meta.

Buzo: Quem é Cacá Diegues no dia a dia ?
Cacá Diegues: Um cara que trabalha muito e se interessa por gente, a começar pela própria familia.

Buzo: De um a três filmes que marcaram sua vida ? Porque ?
Cacá Diegues: Sempre gostei de cinema, mas nunca pensei em ser cineasta, achava dificil isso acontecer no Brasil de minha adolescência. Foi quando vi "Rio, 40 graus", de Nelson Pereira dos Santos, que vislumbrei essa possibilidade e decidi ser cineasta brasileiro.

Buzo: Um ator brasileiro ?
Cacá Diegues: José Wilker, Antonio Fagundes, Lázaro Ramos.

Buzo: Um atríz, também brasileira ?
Cacá Diegues: Fernanda Montenegro, Zezé Motta, Roberta Rodrigues

Buzo: Projetos como CUFA, Afroreggae, Enraizados....só pra citar o Rio de Janeiro, como vê o crescimento deles ? Qual a importancia que isso tem ?
Cacá Diegues: Essas organizações são indispensáveis, elas estão mudando o caráter da produção cultural de periferia, dando a esses jovens artistas um outro sentimento sobre eles mesmos e o mundo em que vivem. "5XFavela" não existiria sem o apoio decisivo de CUFA, Nós do Morro, AfroReggae e Observatório de Favelas.

Buzo: Em quem vai votar pra presidente em 2010 e o que achou de 8 anos do Governo Lula ?
Cacá Diegues: Votei duas vezes no FHC e duas vezes no Lula, e fiquei muito contente com isso, nenhum dos dois me decepcionou. O Brasil podia avançar mais depressa, mas de qualquer maneira melhorou muito neste período dos dois presidentes.

Buzo: Pra encerrar.....vem mesmo ao Itaim Paulista, exibir o DOC (gravado paralelo as filmagem do 5XFavela) ? Conhecer o Espaço Suburbano Convicto ? O que espera do encontro ?
Cacá Diegues: Vou, sim, basta marcarem a data e eu estarei lá, com alguns dos cineastas jovens de 5XFavela. Esse encontro é indispensável para que conheçamos uns aos outros, compreendamos que os problemas são os mesmos e as aspirações também. São Paulo e Rio de Janeiro são cidades formadas por um mesmo povo, com a mesma origem, as mesmas dificuldades e os mesmos sonhos. Nada mais importante nos encontrarmos para constatarmos isso e nos entendermos melhor ainda.


Cacá Diegues vem ao "Espaço Suburbano Convicto" exibir o DOC. gravado paralelo ao filme "5X Favela - Agora Por Nós Mesmos" e fazer um debate.
Jovens diretores do filme também vem.......

Entrevista publicada também nos BLOG´s
www.buzoentrevista.blogspot.com
www.nossocinemabr.blogspot.com

Visita ilustre na Livraria do Bixiga....Gaspar do Z´Africa Brasil


Gaspar (Z´Africa Brasil)

Ontem (segunda, 30/08), recebemos na Livraria Suburbano Convicto no Bixiga, a ilustre visita do Gaspar do Z´Africa Brasil.
Ai já viu né, o mano é a rima em pessoa, juntou com o Toni Nogueira armado de pandeiro e o resultado foi uma rodada de Rap c/pandeiro. Pena que o "público" era pequeno, porque foi um show.
Tão querendo fazer "oficialmente" com gravação pro YOUTUBE, aguardem.....

Abaixo da esquerda p/dir. Tubarão, Gaspar, Buzo e Toni Nogueira
Foto: Raoni

Capão Redondo urgente....

Programa CÂMARA LIGADA debate cultura da Periferia na TV CÂMARA

CULTURA DE PERIFERIA
MV Bill, Alessandro Buzo e João Wainer discutem cultura no Câmara Ligada

Estréia: SEXTA-FEIRA, 03 de setembro, 19h
Reprises : SÁBADO, 04/09 as 17h30
e DOMINGO, 05/09 as 22h


Buzo na Gravação do Câmara Ligada na TV Câmara

A periferia das grandes cidades é vista muitas vezes como o lado feio e esquecido das metrópoles. Mas, afastados do preconceito, podemos encontrar outra vida na periferia, onde jovens conquistam um pouco de cidadania e transformam as atividades culturais em inclusão social.
O Câmara Ligada coloca no foco essa juventude e mostra como as manifestações espontâneas como o hip hop, o grafite, o rap ajudam os jovens a expressar o que eles pensam do mundo. O programa deste mês evidencia o protagonismo juvenil nas comunidades de baixa renda. Ao invés de ficar aguardando soluções do Estado, que tardam em chegar, os jovens se organizam para conseguir lazer, educação, esporte e cultura.

Hoje, a produção cultural da periferia é tida como uma das mais importantes respostas aos problemas de exclusão e de desigualdade social. E um dos melhores exemplos desse talento é o cantor de hip hop, MVBill, que participa do programa com sua banda, com o escritor Alessandro Buzo, autor de livros que retratam a periferia de São Paulo, e com João Wainer, diretor do documentário Marginália e Pixo, sobre pichação em São Paulo. Bill foi um dos fundadores da CUFA, Central Única das Favelas, organização não-governamental que possui bases de trabalho em várias partes do Brasil.


CÂMARA LIGADA uma realização CÂMARA DOS DEPUTADOS e SESC-DF e cooperação da ANDI, UNESCO, SINPRO-DF e SINPROEP.
TV CÂMARA
programa CÂMARA LIGADA

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

sábado, 28 de agosto de 2010

Em cartaz nos melhores cinemas....5X Favela - Agora Por Nós Mesmos



* Vá ao cinema e assista ao filme "5X Favela - Agora por Nós Mesmos"............vamos mostrar a força da periferia.

Destaque do final de semana.....OPA ! Clareou. Clipe do CA.GE.BE.

Muito bom.....


Alessandro Buzo no Rio de Janeiro no Encontro da Diversidade Cultural Brasileira

Alessandro Buzo estará de 4 à 7 de Setembro na cidade maravilhosa, interagindo com o evento Encontro da Diversidade Cultural Brasileira, depois confirmo o dia e horario de uma mesa que irei fazer parte, mas abaixo um pouco mais do que é o evento.
Nos vemos por lá......mas se você não for, cobertura completa aqui no BLOG BUZO 10 !!!!



A Secretaria da Identidade e da Diversidade do Ministério da Cultura realizará, de 04 a 06 de setembro, o Encontro da Diversidade Cultural Brasileira, na Fundição Progresso, Rio de Janeiro.
O Encontro reunirá cerca de mil e quinhentos representantes dos segmentos que formam a diversidade cultural brasileira, como os povos indígenas, mestre e grupos da cultura popular, ciganos, representantes do movimento LGBT, pessoas com deficiência, idosos, movimento hip hop, MST, movimento de mulheres e pessoas com transtorno mental.
Na ocasião será realizada a I Reunião da Diversidade do Mercosul Cultural, com a presença de representantes dos 10 países que formam o bloco.
Equipe Instituto Empreender - Produção

Mais uma edição do SUBURBANO NO CENTRO na Ação Educativa

Texto: Alessandro Buzo
Fotos: Mano Rogério

Ontem aconteceu mais uma edição do evento SUBURBANO NO CENTRO na Ação Educativa no centro de São Paulo.
Evento realizado numa parceria da Suburbano Convicto Produções e a Ação Educativa.
Com apresentação do escritor e cineasta Alessandro Buzo.
Ontem a abertura do evento teve pela primeira vez teatro com a peça: O Boneco do Marcinho, estrelada pelo ator Emerson Alcalde, apoio de Fernando Matraca.
Da hora ver o "espanto" de alguns mano do RAP que não estão acostumados com essa mistura num evento de RAP, todos gostaram da peça.
O Rap mesmo quem abriu a noite foi os mano do LITERATURA SUBURBANA, parceiros de corres tanto no Hip Hop como na literatura, como deixa claro o nome do grupo.
Na sequência rolou poesia com Alessandro Buzo e Tubarão.
Mais Rap com o CENTRAL BRASILEIRA DO FLOW, nessa hora chegou os bico do PSIU da PMSP, acompanhados de 2 soldados da GCM (Guarda Civil Metropolitana), mas eram 21h e o barulho estava dentro do permitido pro horario.
Segue a rima, pra fechar a noite com a palavra de Deus e o Rap Gospel do ALERTA VERMELHO, diretamente do Itaim Paulista.
Missão cumprida, mais um evento com treta, só paz, confraternização e Hip Hop.
Alessandro Buzo
www.suburbanonocentro.blogspot.com



Alerta Vermelho


Os mano....


Minas do ALERTA VERMELHO cantam muito

Buzo, Alcalde e amiga


Evento de Hip Hop é tão perigoso


Central Brasileira do Flow


Emerson Alcalde


Tubarão DU LIXO na poesia


Literatura Suburbana


Alessandro Buzo apresenta o SUBURBANO NO CENTRO


DJ Claudião


Buzo e Alcalde


Emerson Alcalde apresenta a peça BONECO DO MARCINHO do Suburbano no Centro

Profissão Mc no "Encontro de Utopias" na Pça Roosevelt, neste domingo....



O Encontro de Utopias convida a todos para a interferência em palco aberto.
Na edição de agosto teremos os lançamentos dos livros de Ademiro Alves, o Sacolinha,"Peripécias de Minha Infância"e " Estação Terminal".
Teremos também a projeção do filme Profissão MC de Alessandro Buzo e Toni Nogueira. Participe, traga sua poesia, seu autor predileto, seu som, sua performance.
Domingo , 29 de agosto às 20 hs.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Profissão MC, um filme de Alessandro Buzo e Toni Nogueira



www.profissaomc.blogspot.com

Cuidando de muitas coisas....falta tempo

Gente, o que mais está em falta pra mim é tempo.
Recebo muitos emails, telefonemas todos os dias.
Respondo "todos" os emails (geralmente)...
alessandrobuzo@terra.com.br
suburbanoconvicto@hotmail.com
Mas não consigo vencer de retornar a todos que me ligam, mas recebo todos os recados, da minha assessora Marilda Borges e do gerente da Livraria do Bixiga, o Tubarão.
Gostaria de ir em todos os eventos que sou convidado, mas é humanamente impossível.
Ainda mais agora que vou "dar um tempo" em vários corres pra me concentrar nos livros que vou lançar (ou relançar).
Até o final do ano, pretendo por nas ruas 5 titulos.

*** Lançamentos....

* Hip Hop - De Dentro do Movimento (Aeroplano Editora)...de Alessandro Buzo c/ 70 entrevistados do movimento hip hop.
* Buzo 10 anos - Livros Comemorativo aos 10 anos de carreira de Alessandro Buzo
* Pelas Periferias do Brasil - VOL IV (Coletânea), org. de Alessandro Buzo

*** Relançamento

* O Trem - Contestando a Versão Oficial
* Suburbano Convicto - O Cotidiano do Itaim Paulista

Somando a isso, cuidar do "Espaço Suburbano Convicto" na Casa de Cultura do Itaim Paulista.
Administrar a "Livraria Suburbano Convicto" no Bixiga.
Voltar as gravações do "Buzão - Circular Periferico" para o Manos e Minas da TV Cultura.
Cumprir agenda de palestras e eventos.
Realizar todos mês Sarau, Exibição de filmes, Suburbano em Debate, Suburbano no Centro e 2 edições do "Favela Toma Conta" no Itaim Paulista (Outubro e novembro)....
UFA !!!! Estamos moderando marcar novos compromissos, cumprir a agenda acima até dezembro de 2010 já vai ser uma vitória de superação e explosão de cultura periferica.

Conto com todos (as) nessa missão, nessa maratona.
E com a compreenção de alguns, porque o "Buzo" é um só e ainda precisa de tempo pra ser marido e pai.
Mas a gente que plantou isso, vamo que vamo.
Alessandro Buzo
www.buzo10.blogspot.com

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Inscrições abertas para 6 oficinas do "Espaço Suburbano Convicto" na Casa de Cultura do Itaim Paulista



* Clique na imagem para ampliar...

Cine Suburbano de Setembro no Itaim Paulista



* Clique na imagem para ampliar...

Sarau Suburbano de Setembro no Itaim Paulista



* Clique na imagem para ampliar...

Repercussão - Um Mês de "Espaço Suburbano Convicto" na Casa de Cultura do Itaim Paulista



É isso aí Buzo.
Isso é só o começo.
"Por todos os meios", diria Spike Lee.
Devagar e sempre!
O logo do Espaço Suburbano diz tudo: Arte e Conhecimento.
Parabéns.
Jeferson De - Cineasta


Jéssica Balbino disse...
É Buzo, só sucesso. Os bico querem morrer. Negaiada só vê a pingas que a gente bebe, os tombo que levamos, poucos são os que dão a mão. Eu admiro muito teu trampo, de verdade e tenho mto orgulho de poder fazer parte dessa história que vc ta construindo. Um dia todos esses venenos serão só lembranças e uma parte disso já ta aí, com o Espaço do Itaim.
Na real, li o post sobre as editoras e fico de cara. Se vc que é autor da casa eles tratam assim, imagina os que não são?! Meu... elite quer morrer com nosso progresso e a gente se matando de trabalhar... Mas, amanhã vamo viver e de cabeça erguida, felizes ...
Apesar da luta, feliz por poder fazer parte dela. Tudo Nosso.
Admiração e respeito por ti e pela tua família.
É noiz na Muleque Doido.
Jéssica Balbino - Jornalista (Poços de Caldas-MG)

Atendendo a pedidos.....breve "nova edição" dos primeiros livros de Alessandro Buzo

Muitas pessoas que aparecem na Livraria Suburbano Convicto do Bixiga, pergunta sobre os primeiros livros do escritor e proprietário do estabelecimento "Alessandro Buzo", pra atender esse público, vamos fazer uma nova edição dos livros abaixo.....
* Previsão: Novembro/2010



Suburbano Convicto - O Cotidiano do Itaim Paulista
Segundo livro de Alessandro Buzo de 2004


O Trem - Contestando a Versão Oficial
Terceiro livro de Alessandro Buzo de 2005, relançamento repaginado do primeiro....O Trem - Baseado em Fatos Reais de 2000

Palmeiras, 96 anos de Glórias.



Hoje é um dia de festa, a Sociedade Esportiva Palmeiras está completando 96 anos de Glórias.....
Para comemorar vamos lotar hoje o Pacaembú na partida contra o Atlético - GO.
Eu (Buzo) e meu filho Evandro Borges estaremos presentes, dando as boas vindas em casa pro Mago Valdívia.
FESTA !!!!!!!

Encontrado o Ian, voltando pra casa....ótima notícia.




Publicamos dia desses, o desaparecimento do garoto Ian de 6 anos, sobrinho da amiga DeDeus, mas...graças a Deus (depois de mais de 20 dias) ele foi encontrado e se encontra a caminho de casa.
Essa notícia me deixou muito feliz, sou pai e imagino a dor, quis repartir com vcs.

Twitter: @DeDeusOficial

Balanço do primeiro mês...



Dia 03 de setembro o "Espaço Suburbano Convicto" completa o primeiro mês de atividade.
Sou suspeito para falar, mas não poderia ter sido melhor.
Além de toda atividade do "Espaço", o curador.....Alessandro Buzo (eu mesmo), tenho uma série de outros compromissos.
O primeiro mês serviu para ver quem (no dia a dia) poderia ser o Buzo quando o Buzo não estiver.
Então quem assumiu (naturalmente) e virou nosso gerente de assuntos estraordinários, é o Cacau Ras, arte educador de multi mídia, por ter parte do seu dia livre (quando não está dando aula no Vitta Vivace, uma escola particular) ele vestiu a camisa e assumiu a função.
Mesmo com o Buzo ou o Cacau Ras estando sempre por perto, contratamos o Jefferson (17 anos), que só estuda a noite e fica atendendo na Biblioteca, das 12h às 18h, de terça à sexta.
Finalizando o pelotão de frente do "Espaço" aparece a Marilda Borges, que vai alguns dias que eu (Buzo) preciso ficar no Bixiga.
Com um mês definimos quem era o time do dia a dia e isso é importante para estruturar.

Biblioteca
Ontem (quarta, 24/08) eu estive na Biblioteca e um jovem que chegou para oficina de literatura com o Vagnão, foi a ficha 78 da nossa Biblioteca.
Acho o numero super positivo, que não ficamos puxando ninguém pelo braço na rua para subirem ao segundo andar da Casa de Cultura do Itaim Paulista e se inscrever gratuitamente para pegar livro, elas surgiram naturalmente, grande parte são alunos das oficinas do "Espaço" e outras que já existiam na "Casa", pessoas que procuram na recepção da "Casa"...tem biblioteca ? E até nossa chegada não tinha. Agora tem....e pessoas que vem pelo "Espaço" e aproveita pra ler aqueles títulos da Literatura Periferica que ele ainda não tinha lido, temos uns 100 livros e aceitamos doação dos autores. O Rodrigo Ciriaco chegou lá esses dias pra doar um exemplar de "Te Pego Lá Fora" e autografou (2), porque já tinha um lá.
Estamos apenas com uns 500 titulos por enquanto, mas no dia a dia de articulações com editoras a gente vai conseguindo alguns livros, vou intensificar isso. Podemos retirar em qualquer lugar de SP.
Enfim, muita gente já leu um e está no segundo livro que pegou no "Espaço", tendência é só crescer, incentivando a leitura.

SARAU SUBURBANO
Acontece a algum tempo (desde Maio/2010) na Livraria Suburbano Convicto no Bixiga e teve até uma edição na Feira do Livro de Canoas-RS.
Agora a partir do ultimo dia 20/08, rola uma vez por mês também no "ESPAÇO", pra mim era uma incognita o que iria acontecer, se teria público e poetas, ou se seriamos meia duzia. LOTOU.
Não só estar cheio, mas vários que vieram de longe, cruzaram a cidade, misturado com 50% do público da comunidade do Itaim e região, banca forte de Guaianazes.
Sem contar a qualidade dos poetas, não só nossos 2 convidados especiais ...Nelson Maca (BA) e GOG (DF), como todos os outros, foi lindo, marcante, forte. O clima muito bom, muito bonito....durante a atividade eu me emocionei.
Tem um mano da quebrada (conheço de vista faz anos), tem colado nas exibições do Profissão MC e outras atividades, apareceu filmando, no final disse: - Valeu Buzo, nem tudo está perdido.
Olha a responsa.
Mês que vem teremos o Zinho Trindade como convidado, dia 17/09....

CINE SUBURBANO
Não lotou, tinha umas 30 pessoas, talvez 40 (são 200 lugares)....mas foi muito bom e quem assistiu o "Profissão MC" pela primeiro vez gostou, o debate contou com várioas atores do filme, moradores do Itaim Paulista.
Esse mês tem mais com o filme "Osvaldinho da Cuíca - Cidadão Samba", debate com o diretor Toni Nogueira.

OFICINAS CULTURAIS
Algumas como (Hip Hop, Break) estiveram lotadas, outras como multi-mídia cheia e outras nem tanto, dificuldade maior pros educadores que vem de fora e perde o fator (amigos, vizinhos, parentes), mas aos poucos vão caminhando também.
Mas foi muito louco ver jovens chegando pra se increver, vai crescer com certeza. Momentos especiais já aconteceram. Outros estão por vir.
2 oficinas deixam de acontecer no segundo mês, a de break (que segue na "casa" de quarta e sexta) mas é mais um "evento" que tem 7 anos e tradição do que uma oficina, breve volta num dia diferente do dia de point.
Outra que para é a de Graffitti com o Axé, que também volta em breve.
Segue as outras seis.....Artes Marciais (Mestre Washington), Poesia (Michel Yakini), Literatura (Vagner Sousa - Brasa), arte a partir de reciclaveis (Tubarão - DU LIXO), Multi mídia (Cacau Ras), Hip Hop (DA Antiga)
Leia entrevista com o Cacau Ras...
www.buzoentrevista.blogspot.com

* Gratificante ver os jovens nas atividades, breve "Violão"

Só foi o primeiro mês, muita coisa por vir......vamô chega! ?

Alessandro Buzo
escritor, cineasta e itainhense convicto.
www.buzo.com.br

Realização: Suburbano Convicto Produções
Apoio: Casa de Cultura do Itaim Paulista
Apoio institucional: Centro Cultural da Espanha (CCE_SP)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Buzo 10 Anos - O Livro



Vem ai o livro "Buzo 10 Anos" , um livro comemorativo aos 10 anos de carreira do escritor Alessandro Buzo, com 10 textos sobre os 10 anos e 10 fotos, até o preço é 10, 10 conto.

Suburbano Convicto Edições

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Comunicado da TV Cultura....... #MANOSEMINASVOLTOU!!!!

http://www.tvcultura.com.br/conteudo/29699

Manos e Minas volta à grade da TV Cultura

24/08/2010 15h20m
A TV CULTURA, visando consolidar um processo de comunicação transparente com o público, vem informar que sua nova grade de programação começa a ser veiculada a partir do final do mês de agosto, e que todas as suas atuais atrações estão sofrendo processo de avaliação.
Um dos programas suspensos recentemente teve nesta terça (24) sua análise concluída. O Manos e Minas volta à grade depois de passar por um processo de repaginação, aumentando o interesse em função de novas atrações.
É assim que a nova gestão da TV Cultura deve trabalhar, com o objetivo de oferecer aos seus telespectadores diversidade cultural da melhor qualidade possível, baseada sempre em critérios objetivos e justos.

Mundo Globalizado, vários de chapéu atolado e eu trabalhando mais do que gostaria.....

Política é coisa séria gente, mas tem muitos de chapéu atolado, vi um cara na VAN, dizendo que achou da hora o Tiririca no horário político, narrou as falas dele dizendo não saber o que um deputado faz.....alto, pra todo mundo ouvir, achando bonito ser feio.
Esse boca a boca de pessoas desinformadas vai gerando popularidade e quem acha que a política não influência a sua vida, quem não está ai pra nada mesmo, vota no Tiririca como brincadeira, uma zueira. E acaba ganhando como foi o Frank Aguiar e tantos outros.
Eu só lamento, prefiro ouvir quem tem alguma coisa pra me dizer.
Andei trabalhando demais semana passada, organizei 3 atividades, segunda Suburbano em Debate, quarta Leci Brandão Bate Papo sobre Política, sexta Sarau Suburbano no Itaim Pta. No meio disso joguei bola quinta no Rap & Gol e recebi o Sacolinha sábado na Livraria do Bixiga.
Se fosse nesses dias só a atividade em si, mas é um monte de outras coisas, blogs atualizados em meio ao furação, projetos e trabalhos em andamento via internet, cuidar da livraria, do espaço, o que está precisando, repor estoque.
Trabalho demais e dinheiro de menos, ontem me estressei com a Global Editora, por falta de atenção e consideração, mandaram um título meu pra cartório, mesmo eu tendo avisado que a NF era para cancelar, não tiveram cuidado e eu "autor da casa" fui protestado, pela primeira vez em 3 anos, de boa, vou lá e limpo, pago (só a parte que realmente devo, por isso cancelar a NF, alguns livros ainda estavam comigo), e limpo no cartório, só uns dias perdidos e tempo também.
Outra editora que tem livros consiguinados andou me tratando bem mal, seco. Mandei buscar os livros deles, ouvir desaforo por merreca ?
A Global também não quero mais consiguinado, quando quiser uns livros meu "Guerreira" e alguns outros da Coleção Literatura Periférica, vou lá e compro a vista.
Já não trabalho pros outros porque cansei de por mais de 20 anos da minha vida, ter aguentado patrão, chefe, gerente.....tô na luta por mim mesmo, acha que vou engolir sapo de quem ? Pra que ? Por que ?
Queria comprar logo minha casa, único motivo para eu ainda trabalhar tanto, depois disso, vou tirar o pé do acelerador e viver mais a vida, que depois que você morre, já era.
Alessandro Buzo
* Vestindo a armadura e partindo pra mais um dia de luta

Prestigie, participe, faça uma visita ao "Espaço Suburbano Convicto" na Casa de Cultura do Itaim Paulista



Hoje (terça, 24/08/2010) tem Biblioteca e 3 oficinas....
9h às 11h - Artes Marciais com Mestre Washington
10H às 12h - Multimídia com Cacau Ras
14h às 16h - Poesia com Michel Yakini


Nosso outro espaço é 100% cultural, aqui não vendemos nada, é tudo gratís pra nossa comunidade (Itaim Paulista) e região ...
O "Espaço Suburbano Convicto" ocupou as dependências da Casa de Cultura do Itaim Paulista, com apoio do Centro Cultural da Espanha.
Trouxe pra somar com o aque já rola na Casa......Uma biblioteca, sarau, cinema e 8 oficinas culturais.
Tudo 100% Gratís.
* A 10 minutos da Estação Itaim Paulista de trem da CPTM
Rua Barão de Alagoas, 340 - Itaim Paulista
São Paulo - SP
suburbanoconvicto@hotmail.com
www.buzo10.blogspot.com
(11) 2568-3329 ramal 26

100% Favela no Godoy...Capão Redondo

Hoje.....pelo "Manos e Minas"



Ultimo programa.
Por : Alessandro Buzo

Programa Manos e Minas da TV Cultura, de 07 de Maio de 2008 até o ultimo sábado (14/08/2010), foi o tempo (2 anos, 3 mêses e 7 dias) que ele esteve no ar.
Nesse tempo teve 3 apresentadores, Rappin Hood, Thaíde e Max B.O.
Me orgulho muito de ter feito parte disso, desse projeto.
Principalmente pelo conteúdo que mostrei no meu quadro "Buzão - Circular Periferico", fomos 44 quadros pro ar, ficaram 2 que a TV não exibiu e vamos lançar no YOUTUBE ...Campo Limpo com o Binho e Guarujá com os jovens da Oficina Querô.
Estivemos em lugares que a TV só costuma mostrar no programecos policiais, fomos lá e mostramos o outro lado, o que ninguém enxerga, não vê porque não quer....mostramos o que de bacana rola em Pirituba, Cidade de Deus-RJ (único fora de SP),Parque Bristol, Itaim Paulista, Chacara Santana, Jardim Brasil, Fundação Casa (U.I. Itaquera), Osasco, Jardim Leme (Taboão da Serra), Bixiga (periferia do centro 1), Suzano, Itapevi, Heliópolis, Vila Nova Curuça, Praia Grande, Paraisópolis, Especial de final de ano 2008 (com vários dos acompanhantes), Caieiras, São Bernardo do Campo, Baixada do Glicério (periferia do centro 2), Favela do Canão, Especial Show do Dexter no Peruche, Praça da Sê (Especial 50 anos da declaração do direito das crianças), Diadema, Vila Itaim, Comunidade Nelso Cruz no Belenzinho, Santos, Sumaré-SP, Campinas, Jd Peri, Piracicaba, Morro Doce, Morro do Querosene, Ermelino Matarazzo, São Matheus, Vila Brasilândia, Homenagem à Dina Di, Cidade Tiradentes, Carapicuíba (Especial Fórum Mulheres no Hip Hop), Favela do Godoy, Vila Fundão, Embu das Artes, rolê com Dexter em Campinas e por fim Camburyrinho. Fora os 2 citados que não chegaram a ser exibidos.
Agradecer é claro, as pessoas que foram nossos "acompanhantes" em cada uma dessas quebradas e todos os outros que estiveram nos quadros. Salve Michel Yakini, MV Bill, Terno, Beto Guilherme, Sérgio Vaz, Trutty, Sandro Soares, Dingos, Funk Buia, Thobias da Vai Vai, Sacolinha, Tom RHK, Fanti, Carlão, Andrea MF, Guga Brown, Bonga, Walter Limonada, WX, Daniel Almeida, Delcio Teobaldo (part. especial de Esmeralda Ortiz), Nino Brown, Da Antiga, Dudu Radiotron, Tubarão, Douglas (Realidade Cruel), TIM, Cezar CAGEBE, Mamel Cortez, Dill Magno, Poesia Maloqueirista, Chapéu Rádio Filó, Val do OPNI, Vagner da Brasa (fim de 2009, gravamos além do quadro, um piloto de um programa de 30 minutos que está pronto), Homenagem Dina Di (entrevista com ela), Claudia Canto, Lunna, Ylsão, Fernando Fundão, Zinho Trindade, Dexter e Zé Raimundo. Sem vocês não seria possível.
Fico pensando nos lugares que faltou a gente ir e talvez por lá só vá TV no Programa do Datena. Uma pena....
Saio da parada de cabeça erguida e sentimento de missão cumprida, mas com dor.
O misto de dor e alegria invadiu meu peito nesse ultimo sábado, quando a TV Cultura exibiu o """""""último""""""" Manos e Minas.
Dor de saber que nossa gente perdeu um espaço que sempre foi democratico e mostrou o lado bacana da periferia, mostrava o HIP HOP (nenhum outro programa ou emissora), mostrou tanto na TV Brasileira.
Alegria porque o último programa foi do arregaço, muito loko, muito bom mesmo.
No comando Max B.O. , no palco como atração musical o grupo "Sensação", meu quadro com a molecadinha do futebol em Cambury, nas periferias ao redor dos condomínios de luxo, o Emicida com a Fabiana Cozza no "A Rua é Nóiz", depoimentos de pessoas importantes como KL Jay e Suplicy, anôminos como os manos e minas da Z/L, pedindo pelo programa a cada ida pro intervalo e o fechamento o MANO BROWN dizendo umas palavras, entre elas....O que é bom recomeça.
Um programa em alto astral, afinal ninguém gravou sabendo que era o último, e se pá nem vai ser, já profetizou o Mano Brown.
Agradeço de coração pessoas com quem eu trabalhei nesses dois anos, a DGT Filmes (que sempre foi quem produziu meu quadro), Rappin Hood, Halls, Allan, Thaíde e Max B.O., Ricardo Elias, Nico, Ramiro, Juju DenDen, Crís, Andrezza, Cocada, Catatau, DJ PRIMO (in memorian), B.Girls, Fabi, Andrea Bom Bom (detonou na edição desse último, sou seu fã), Maria Amélia, Mariana, Trutty e outros que agora me fogem o nome.
Enfim, estamos todos ai, com muito gás ainda e coisas bacanas pra mostrar.....
Mostramos nossa força na internet #Salveomanoseminas (bombou no Twitter), mas o sentimento mesmo eu acho que criei durante a exibição do "último" programa, no mesmo Twitter........ #VaciloTVCULTURA.
É isso, missão cumprida...
O futuro a Deus pertece.

Alessandro Buzo....o "Buzão"
www.buzo.com.br

Email com depoimento de Andrea Bom Bom, que editava o programa......sobre o "ultimo"

Foi duro de fazer... Foi duro...
Na hora que eu tive que cortar a parte que o Max diz "sábado que vem a gente tá de volta", me deu um amargo na boca. Mas também me mocionou muito ver o programa inteiro. Terminou bom como a gente sempre fez questão de fazer.
Ainda bem que "tudo o que é bom, recomeça".

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Buzo 10 anos !!!!

Casa de Cultura do Itaim Paulista, onde funciona as atividades do "Espaço Suburbano Convicto"

Tenda Literária com Elizandra Souza.....na Zona Leste de SP




Neste sábado (28/08) a Tenda literária volta à praça.
Será na Praça Francisca Monteiro Santana na Vila Cisper, na Av. Olavo Egídio (veja como chegar ao local no blog do tenda: tenda-literaria.blogspot.com) a partir das 14h.

Nesta Tenda teremos a oficina "A Mulher na Literatura Periférica" com a escritora Elizandra Souza.
Também teremos a presença do escritor Sacolinha com o lançamento de seus novos livros: "Peripécias de Minha Infância" e "Estação Terminal".
E para encerrar nossas atividades seguiremos em cortejo até a escola Estadual Jornalista Francisco Mesquita onde nos juntaremos ao Sarau dos Mesquiteiros.
Com a presença do grupo de Maracatu Os Suburbaque's.

Contamos com você!
Camila Freitas

Conheça nossos trabalhos: www.ipejota.org.br
Conheça também: tenda-literaria.blogspot.com


Elizandra Souza é convidada do Tenda Literária na Zona Leste, proximo sábado

Foto: Marilda Borges

5X Favela - Agora por Nós Mesmos

Cacau Amaral (a direita)

Meu amigo pessoal, Cacau Amaral....é diretor de uma das 5 histórias que estão no filme "5X Favela - Agora por Nós Mesmos"....
Em primeiro lugar parabenizo o amigo pelo enorme sucesso, representa a periferia de montão.
Depois agradecer pelos convites enviados para a Pré Estréia que rolou em SP dia 18/08, não pude ir, porque no mesmo dia recebi a LECI BRANDÃO pra um bate papo na minha livraria no Bixiga, mas mandei um amigo (RAONI) me representar e ele fez a foto acima.
Da gosto ver pessoas verdadeiras conquistando honestamente seu espaço, CACAU AMARAL, nóis q ta.

Lançamento nos cinemas.....27 de Agosto de 2010.

domingo, 22 de agosto de 2010

"Encontro com o Autor" - Edição Especial de lançamento do Sacolinha.


Sacolinha autografa sua(S) novas obras

Ontem (sábado, 21/08) aconteceu o lançamento dos 2 novos livros do escritor Sacolinha, "Peripécias de minha Infancia" (infanto juvenil) e "Estação Terminal" (romance).
A atividade aconteceu como uma edição especial do "Encontro com o Autor"
www.encontrocomoautor.blogspot.com

Sacolinha venho acompanhado do Caks (poeta) e sua família (esposa e filha)...apareceram bons amigos como você pode conferir nas fotos abaixo de Marilda Borges.
Tamo junto Sacolinha, literatura periferica firme e forte.
Alessandro Buzo


Nóis q ta


GOG, Buzo e Toni Nogueira


Livros do Sacolinha


Buzo e GOG


Nóis q ta


GOG e fã


Eta fase, Sacolinha e Buzo autografam seus livros


GOG, Nelson Maca e Sacolinha


Tudo nosso !!!!



Mano trouxe 3 livros meus pra eu autografar, agradeço o carinho


Vieram pro lançamento mas chegaram depois que o autor tinha ido, mas levaram o livro "Estação Terminal"

Fotos: Marilda Borges
www.marildafoto.blogspot.com