quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Balanço do primeiro mês...



Dia 03 de setembro o "Espaço Suburbano Convicto" completa o primeiro mês de atividade.
Sou suspeito para falar, mas não poderia ter sido melhor.
Além de toda atividade do "Espaço", o curador.....Alessandro Buzo (eu mesmo), tenho uma série de outros compromissos.
O primeiro mês serviu para ver quem (no dia a dia) poderia ser o Buzo quando o Buzo não estiver.
Então quem assumiu (naturalmente) e virou nosso gerente de assuntos estraordinários, é o Cacau Ras, arte educador de multi mídia, por ter parte do seu dia livre (quando não está dando aula no Vitta Vivace, uma escola particular) ele vestiu a camisa e assumiu a função.
Mesmo com o Buzo ou o Cacau Ras estando sempre por perto, contratamos o Jefferson (17 anos), que só estuda a noite e fica atendendo na Biblioteca, das 12h às 18h, de terça à sexta.
Finalizando o pelotão de frente do "Espaço" aparece a Marilda Borges, que vai alguns dias que eu (Buzo) preciso ficar no Bixiga.
Com um mês definimos quem era o time do dia a dia e isso é importante para estruturar.

Biblioteca
Ontem (quarta, 24/08) eu estive na Biblioteca e um jovem que chegou para oficina de literatura com o Vagnão, foi a ficha 78 da nossa Biblioteca.
Acho o numero super positivo, que não ficamos puxando ninguém pelo braço na rua para subirem ao segundo andar da Casa de Cultura do Itaim Paulista e se inscrever gratuitamente para pegar livro, elas surgiram naturalmente, grande parte são alunos das oficinas do "Espaço" e outras que já existiam na "Casa", pessoas que procuram na recepção da "Casa"...tem biblioteca ? E até nossa chegada não tinha. Agora tem....e pessoas que vem pelo "Espaço" e aproveita pra ler aqueles títulos da Literatura Periferica que ele ainda não tinha lido, temos uns 100 livros e aceitamos doação dos autores. O Rodrigo Ciriaco chegou lá esses dias pra doar um exemplar de "Te Pego Lá Fora" e autografou (2), porque já tinha um lá.
Estamos apenas com uns 500 titulos por enquanto, mas no dia a dia de articulações com editoras a gente vai conseguindo alguns livros, vou intensificar isso. Podemos retirar em qualquer lugar de SP.
Enfim, muita gente já leu um e está no segundo livro que pegou no "Espaço", tendência é só crescer, incentivando a leitura.

SARAU SUBURBANO
Acontece a algum tempo (desde Maio/2010) na Livraria Suburbano Convicto no Bixiga e teve até uma edição na Feira do Livro de Canoas-RS.
Agora a partir do ultimo dia 20/08, rola uma vez por mês também no "ESPAÇO", pra mim era uma incognita o que iria acontecer, se teria público e poetas, ou se seriamos meia duzia. LOTOU.
Não só estar cheio, mas vários que vieram de longe, cruzaram a cidade, misturado com 50% do público da comunidade do Itaim e região, banca forte de Guaianazes.
Sem contar a qualidade dos poetas, não só nossos 2 convidados especiais ...Nelson Maca (BA) e GOG (DF), como todos os outros, foi lindo, marcante, forte. O clima muito bom, muito bonito....durante a atividade eu me emocionei.
Tem um mano da quebrada (conheço de vista faz anos), tem colado nas exibições do Profissão MC e outras atividades, apareceu filmando, no final disse: - Valeu Buzo, nem tudo está perdido.
Olha a responsa.
Mês que vem teremos o Zinho Trindade como convidado, dia 17/09....

CINE SUBURBANO
Não lotou, tinha umas 30 pessoas, talvez 40 (são 200 lugares)....mas foi muito bom e quem assistiu o "Profissão MC" pela primeiro vez gostou, o debate contou com várioas atores do filme, moradores do Itaim Paulista.
Esse mês tem mais com o filme "Osvaldinho da Cuíca - Cidadão Samba", debate com o diretor Toni Nogueira.

OFICINAS CULTURAIS
Algumas como (Hip Hop, Break) estiveram lotadas, outras como multi-mídia cheia e outras nem tanto, dificuldade maior pros educadores que vem de fora e perde o fator (amigos, vizinhos, parentes), mas aos poucos vão caminhando também.
Mas foi muito louco ver jovens chegando pra se increver, vai crescer com certeza. Momentos especiais já aconteceram. Outros estão por vir.
2 oficinas deixam de acontecer no segundo mês, a de break (que segue na "casa" de quarta e sexta) mas é mais um "evento" que tem 7 anos e tradição do que uma oficina, breve volta num dia diferente do dia de point.
Outra que para é a de Graffitti com o Axé, que também volta em breve.
Segue as outras seis.....Artes Marciais (Mestre Washington), Poesia (Michel Yakini), Literatura (Vagner Sousa - Brasa), arte a partir de reciclaveis (Tubarão - DU LIXO), Multi mídia (Cacau Ras), Hip Hop (DA Antiga)
Leia entrevista com o Cacau Ras...
www.buzoentrevista.blogspot.com

* Gratificante ver os jovens nas atividades, breve "Violão"

Só foi o primeiro mês, muita coisa por vir......vamô chega! ?

Alessandro Buzo
escritor, cineasta e itainhense convicto.
www.buzo.com.br

Realização: Suburbano Convicto Produções
Apoio: Casa de Cultura do Itaim Paulista
Apoio institucional: Centro Cultural da Espanha (CCE_SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário