sábado, 23 de dezembro de 2017

Literatura (é) a Cura.

RESENHA DO LIVRO: Sorria, Você está na Rocinha de Julio Ludemir.
Por: Alessandro Buzo
***
Acabei de ler hoje (23 DEZ 2017), o livro: Sorria, Você está na Rocinha. (Ed.Record - 402 páginas), de Julio Ludemir.
Já tinha lido dois livros do autor sobre favelas no Rio de Janeiro, todos ficção: No Coração do Comando (e) Lembrancinha do Adeus.
Nos livros anteriores, apesar de bons e bem escritos, Julio Ludemir é um grande escritor romancista, eles soavam de "fora pra dentro" e um pouco forçado, mas principalmente me parecia mais feito "de fora pra dentro".
Sorria, Você está na Rocinha. (Ed.Record - 402 páginas) é o melhor livro do Julio Ludemir, dos três que li.
Um grande livro, não só pelas suas 402 páginas, mas falo da parte literária, você se sente na Rocinha, bom ter lido agora que conheço a Rocinha, estive lá mês passado.
O livro conta a história de Paulete, um negro, pobre, favelado, agitador cultural e homosexual, ele abre as portas da favela pra um jornalista escrever um livro sobre a Rocinha, não por dinheiro, nem por interesse, mas por amor.
Só que um texto publicado antes, faz geral acusar o jornalista de X9, delator ou Tim Lopes (usado no livro, várias vezes), e a gente sabe que nos morros do RIO, X9 morre nos pneus (microondas), uma trama que você não consegue imaginar como irá acabar e diga-se de passagem, acaba de forma inesperada.
Indico, um livro que você quer ler mais, mais e mais.
Obrigado pelo presente Julio Ludemir, ele me prometeu o livro e demorou uns 2, 3 anos pra me dar o presente prometido, quando estive na FLUP mês passado, que ele organiza junto ao Ecio Salles, enfim, chegou.
Nóiz q tá
Alessandro Buzo
escritor




Nenhum comentário:

Postar um comentário