segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

LITERATURA (é) A CURA




Acabo de ler a coletânea: Comunidade do Fumacê FMC, Org. Bruno Black, Carla Moraes e Alcione G. Conejo. (Editora Conejo, 100 páginas).
Um livro escrito por pessoas que moram no Fumacê, um conjunto habitacional na zona oeste do Rio de Janeiro, no Realengo, uma comunidade próxima a Av Brasil, os autores, ou crias, vão dos 10 aos 98 anos. Um livro sem nenhuma pretensão de ser premiado pelos textos, mas é justamente ai, na sua simplicidade, que mora a beleza do projeto, em depoimentos simples, pessoas narram sua vivência no Fumacê e mostram o amor pelo lugar. O lugar já foi tão precário, que os primeiros moradores não tinham fogão a gás, então cozinhavam a lenha dentro dos apartamentos, a fumaça que saia pelas janelas, deu origem ao apelido Fumacê, já que oficialmente se chama Conjunto Habitacional Presidente Costa e Silva, uma favela vertical.
Parabéns ao Bruno Black pela iniciativa de eternizar em livro, histórias de pessoas "comuns", cheias de sonhos e lutas. Bruno Black também é cria do Fumacê.
Agora vou pro meu terceiro livro do ano, Skate - No Caminho das Pedras, de Regis Adriano.
Conheci o Regis na Expo Favela no Expo Center Norte, um amigo em comum levou ele no meu Stand, acabamos fazendo um escambo do livro dele, num meu. Regis é ex usuário de crack e chegou a morar na Cracolândia, mas o Skate e a Literatura o resgataram e agora ele é autor dessa obra, onde conta sua história.
***


BUZO LEU EM 2024
(01) - Gasolina & Fósforo de Jéssica Balbino (Selo do Burro, 128 páginas).
(02) - Comunidade do Fumacê FMC, Org. Bruno Black, Carla Moraes e Alcione G. Conejo. (Editora Conejo, 100 páginas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário