Por: Alessandro Buzo
Ainda vejo as imagens, ainda escuto os sonhos, já bateu uma saudade dos amigos (as).
Chegamos domingo de uma Turnê pelo Circuíto SESC de Artes 2010, foram 14 cidades do interior de SP (Avaré, Marilia, Assis, Ourinhos, Bauru, Mococa, São José do Rio Pardo, Leme, Vargem Grande do Sul, Ibaté, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira e Americana) em 20 dias.
Nós (eu, Alessandro Buzo + Emerson Alcalde, Vagner Souza, Michel Yakini) formavamos o bonde do SARAU SUBURBANO, que com o tempo foi ganhando reforço de Carlos Caçapava, Zero Dois e os uruguaios Francisco Lapetina e Fernando Velasquez, além de participação especial um dia do Tubarão / Du Lixo e outro da Raquel Almeida do ELO.
Todo os dias o mesmo evento.....abria com Acrobaticos Fratelli (SP), depois Cirquinho do Revirado (SC) nos 4 primeiros dias e depois no lugar os espanhois Kamchàtka do teatro, na sequencia vinha a gente do SARAU SUBURBANO, durante todo evento Oficina p/ crianças com Laura Teixeira, depois dança com Perfume Para Argamassa (GO), Repórter Abelha Cristian Cansino exibia o filme feito naquele dia, naquela cidade, sobre literatura (filmagem manhã, edita a tarde e exibe a noite), Library (Live Cinema) com os uruguaios Francisco Lapetina e Fernando Velasquez e o grande show de encerramento com Gerson King Combo e Banda SuperGroove (RJ).
Todos as 14 cidades receberam essa overdose cultural, só em duas a chuva cancelou o show que sempre era no palco em Pça Pública.
Deixamos muitas lembranças com certeza, em pessoas de todas as cidades, umas com mais, outras com menos público.
Espalhamos (Suburbano Convicto, Elo da Corrente e Poesia na Brasa) livros, hora vendido, hora libertado.
Mas o mais loko desse circuíto, é ficarmos (grupo de quase 50 pessoas) juntos por 20 dias, pessoas diferentes, realidades diferentes, artes diferentes, de lugares diferentes (Brasil, Uruguai, Espanha, Italia, etc....), confinados em "bons", alguns "otimos" hoteis, vans, onibus....estrada.
Um Reallity Show do bem, aqui ninguém rebola e todos tem conteúdo, até por isso que não é ao vivo na TV como os Reallity do mal.
Enfim.....
Bom estar no padrão SESC de qualidade, não só de atrações, como de estrutura. Fomos muito bem tratados, no quesito conforto e atenção a nossas nescessidade, uma ou outra discussão aqui, ali....normal pra 14 eventos, 20 dias e muita estrada, mas nada a reclamar (em nome do SARAU SUBURBANO), pelo contrário, queria aqui agradecer ao SESC pelo respeito ao nosso trabalho e toda atenção a nós destinada.
Quanto ao convivio com os demais artistas, virou "de verdade" uma grande família, não teve uma treta, um B.O. , só um grupo de pessoas que com o passar dos dias foram interagindo uns com os outros, ajudando profissionalmente ou na cerveja depois da missão cumprida, foi afinando, afinando e no final eramos um só grupo, uma truppe maravilhosa.
Queria aqui em meu nome (Alessandro Buzo), comentar sobre cada uma delas.
Library, dos uruguaios Francisco Lapetina e Fernando Velasquez, eles foram guerreiros, fazem uma apresentação complicada de se entender, imagens no telão (feitas na hora no computador), sons....várias pessoas não entendiam a parada, eu mesmo demorei uns dias pra acimilar, sei que no final nós do SARAU faziamos poesias durante a apresentação, que teve problemas, queimou os computadores e até locar outros eles improvisaram, Francisco machucou o pé numa lanchonete e tantos outros problemas com eles e eles ali, junto e misturado, voltando na reta final a se apresentar, sem contar que ambos passaram a participar em espanhol do SARAU, puta amizade nasceu.
Repórter Abelha, achei da hora o trampo do Cristian Cansino, eu já trabalhei (na DGT Filmes), de produção assim, as 3 etapas no mesmo dia....filmar, editar e exibir, é muito loko e o cara tem que ser bom. Além dos seus filmes, Cristian ainda quebrou uma pra mim, filmou, editou e enviou um video meu, pra um trabalho que estou realizando com o VIVA FAVELA do Rio de Janeiro, salvou a patria.
Cirquinho do Revirado, uma peça estrelada por pai, mãe e filho, de cara gostei, desse fato e da peça (vi inteira duas dos quatro dias que eles ficaram), muitos gente boa os três.
Kamchàtka, os espanhois (o grupo é de Barcelona-Espanha), mas tem italiano, frances e sei lá mais o que. Os caras (e as mina) são chapados, profissionalmente e pessoalmente, são muito engraçados e curiosos (no bom sentido), sem falar a mesma lingua, trocavamos altas idéias, todos se entendiam e interagiam, a apresentação deles (teatro mudo), mistura com o povo de cada cidade, é puro improviso, pessoas com roupas de época e malas de viagem, olhando curiosa pras pessoas que nada entendiam, mas começavam a seguir eles que subiam em arvores, casas, entravam pela janela do motorista em onibus, os espanhois botavam o terror (de novo no bom sentido), no dia a dia eles estavam juntos (entre eles e com a gente) toda hora, interação total, amigos que agora tenho pelo mundo.
Laura Teixeira, sempre estava ela lá, fazendo suas oficinas com as crianças, tomando uma gelada com a turma outras vezes, ela esteve sempre ali, junto e misturado, uma pessoa muito bacana e talentosa. Fez muitas crianças sorrir com suas criações de linha, panos e outros materiais como garrafas pet etc....
Perfume Para Argamassa dos goianos e uma goiana (Viviane Domingues), que dança com o Kleber Damaso e tem o Guilherme e o Marcus na equipe. Um grupo bem na deles, mas também estavam sempre presentes, compartilhavam todos os momentos, apesar de serem mais reservados, também se tornaram bons amigos.
Acrobaticos Fratelli, eu virei fã de carteirinha da peça BRINCADEIRA, que traz o circo, no começo parece uma peça bem infantil, mas ai começa a acrobacia e eles quebram tudo, tem ainda perna de pau, malabarismo, musica de cantor e de cantoria, um show de malabarismo, um show nota 10, assisti umas 10 vezes. Os Fratelli também tinham o seu lado reservado, mas a amizade foi nascendo de manhãs no café, na piscina, eram (quase todos) desse grupo mais matinal e aquatico, assim como eu. Viraram grandes amigos, no final eles chegaram juntos em todas curtição da turma. Ainda vou levar esse espetaculo pro Itaim Paulista.....
Equipe do SESC, tanto a Sarah (grande amiga) em Bauru, quanto a Renata de São Carlos e a Melina de Campinas, as 3 responsáveis direto do SESC com a gente, foram maravilhosas, não é fácil receber as nescessidades de tanta gente e coletivos ao mesmo tempo e elas (com a equipe de cada uma) seguraram a onda, valeu meninas super poderosas.
Banda SuperGroove, beijo no coração de Heitor Nascimento, Vidalt, Monica Avilla, Lamonier, Marfiza, Eddy Pinheiro, Katia Preta, pessoas maravilhosas que vou levar a amizade pra sempre, vamos nos ver outras vezes, podem por fé nisso. Amo vcs.
Dudu e Zero Dois, manos da produção da banda, pau pra toda obra, Dudu uma simpatia e o Zero Dois nós lançamos como poeta, grande talento, participou algumas vezes do SARAU.
Gerson King Combo, o que falar dele que passei a chamar de "mestre", ele me chamava de gordão (carinhosamente), BUZA, Suburbano Convicto, cada hora me chamava de um jeito, uma simpatia, começou a turnê como um mito, uma lenda viva da Black Music Brasileira e acabou como um grande amigo que vou levar pra vida toda. Gerson King Combo é no dia a dia uma pessoa maravilhosa e trata todos com muito carinho e respeito, tem minha maxima admiração eternamente. Logo na saída da turnê, nem tinhamos amizade ainda, estavamos ainda pra partir do SESC SANTANA e nós do SARAU reunido ali, fazendo uma reunião, ele passou bem na hora que estavamos os quatro rindo, ele olhou e disse: - Quero ver rir ....duro.
Nascia ali uma amizade e frases incriveis durante toda viagem.
Ter vivido esses momentos fez de mim uma pessoa melhor (mais aberto a todas as culturas), um profissional melhor (Aprendi com todos eles) e com certeza plantamos uma semente de literatura por onde nós do SARAU SUBURBANO estivemos.
Cada dia, cada viagem, cada cerveja, cada festa proibidona nos hoteis.....(imagina 30 pessoas num quarto de hotel)....cada momento. Vai ficar na lembrança pro resto de nossas vidas.
Eu agradeço ao SESC por ter proporcionado isso e a todos amigos e amigas, vocês são inspiração pra novos dias, sabemos que não vai ser fácil, mas sabemos que vamos encarar de frente.
Nosso bonde esteve em 14 cidades, mais o Circuíto Sesc de Artes 2010 teve 6 roteiros, com times de artistas diferentes, mas com a mesma diversidade e passou por 88 cidades do interior, litoral e ABC.
Nóis q ta, junto e misturado pra todo sempre....
Alessandro Buzo
www.buzo.com.br
SARAU SUBURBANO
suburbanoconvicto@hotmail.com
www.sarausuburbano.blogspot.com
* RETROSPECTIVA FOTOGRAFICA.....
Decima quarta cidade (ultima) * Americana-SP
Decima terceira cidade (penultima) * Itapira-SP
Decima segunda cidade * Mogi Mirim-SP
Decima primeira cidade * Mogi Guaçu-SP
Decima cidade * Ibate-SP
Nona cidade * Vargem Grande do Sul-SP
Oitava cidade * Leme-SP
Sétima cidade * São José do Rio Pardo-SP
Sexta cidade * Mococa-SP
Primeiro dia do Kamchàtka (Espanha).....
Quinta cidade * Bauru-SP
Ultimo dia do "Cirquinho do Revirado" de Crisciúma-SC
Quarta cidade * Ourinhos-SP
Terceira cidade * Assis-SP
Segunda cidade * Marilia-SP
Primeira cidade * Avaré-SP
Twitter: @Alessandrobuzo
FaceBook: AlessandroBuzo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
De encher os olhos d'agua :)
ResponderExcluir