* Desde 2004 no Itaim Paulista
* Sempre "Gratís"
www.favelatomaconta.blogspot.com
O QUE NÃO FAZER PARA GANHAR UM PRÊMIO CULTURA HIP HOP
Por Alessandro Buzo
Olá amigos (as) do BLOG
Eu não sei o que é preciso fazer pra ganhar um Prêmio Preto Ghóez do MINC, se eu soubesse teria ganho.
Mais sei 3 coisas que vc não deve fazer e alerto a todos pra não cometerem esses erros.
Viver 24 horas o Hip Hop, fazer um filme (Profissão MC) que traz o Hip Hop, apresentar um quadro na TV num programa de Hip Hop, fazer evento de Hip Hop o ano todo e prestigiar (cobertura), diversos outros eventos. Isso não vai te dar o Prêmio de Personalidade, então se pretende ganhar um dia, não faça isso.
Ser fotografa (Marilda Borges) e cobrir o Hip Hop constantemente a anos, mantendo o BLOG e ter nele os maiores monstros do RAP NACIONAL sempre, em eventos por todo país, algumas vezes pagando passagem do bolso. Isso não vai te dar o prêmio, então se pretende ganhar um dia, não faça essas coisas.
Agora a maior de todas.....
Se vc quiser um dia ganhar o Prêmio Cultura Hip Hop do MINC, não faça um evento gratuíto de Hip Hop de graça na periferia.
Porque o "Favela Toma Conta" , que existe desde 2004, já aconteceu 23 vezes, sempre de graça no extremo leste de SP, já tendo em algumas edições comido o pão que o diabo amassou, tendo dado prejuízo financeiro aos organizadores, e mesmo assim rolando de 3 a 4 vezes por ano, a 7 anos no Dia das Crianças do Itaim Paulista, mesmo sem dinheiro tendo conseguido levar ao Itaim Paulista nomes como Dexter, GOG, Realidade Cruel, Thaíde, Sandrão RZO, DMN, Função RHK, A Família, Ndee Naldinho, Criolo Doido, Inquerito, Lindomar 3 L, Dudu de Morro Agudo, Trilha Sonora do Gueto, Periafricania, De Menos Crime, Alvos da Lei, MC Merechal, PeVirgulaDez, Elly Pretoriginal entre tantos outros.....
Isso tudo junto, não vai te dar um Prêmio Cultura Hip Hop.
Então....se você sonha um dia ser reconhecido por tudo que você faz no (e pelo) Hip Hop, não faça essas coisas, porque se você fizer, você não vai ganhar.
Não sei se porque quem julgou não sabe nada de HIP HOP, nunca pisou no barro, nunca passou 1.000 B.O. pra realizar um evento na favela. Esse ano paguei um TAXI do Brás ao Itaim Paulista porque não tinha um único carro pra levar os doces que não foram doados por ninguém não, foram comprados com dinheiro VIVO, não vindo do crime e sim de apoio conseguido bem longe da quebrada.
Mas não estou aqui dizendo que não é merecedor os 135 projetos contemplados pelo Premio Preto Ghóez, do MINC.
PARABÉNS A TODOS !!!!
Esse desabafo é porque não consigo entender o que faltou pra o evento "Favela Toma Conta" ganhar. Acho uma injustiça e como não tenho rabo preso com ninguém, solto meu grito agora, pra não me sentir oprimido.
Mas..........PARABÉNS A TODOS GANHADORES !!!!
E quanto ao "Favela Toma Conta", nóis capota mais num breka.
Vamos seguir nossa caminhada que o reconhecimento das ruas vale mais do que dinheiro.
grato pela atenção e desculpa qualquer coisa.
Alessandro Buzo
organizador do evento
www.favelatomaconta.blogspot.com
Ou porque então......
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Acho injusto mesmo, você faz muita coisa importante para ficar de fora. Infelizmente, gente que não faz um décimo do que vc tem feito esses anos todos levou. Porque os editais às vezes tem 'viéses', ou depende de gente que já é especialista em preencher edital... Vc viu o resultado no Diário Oficial? Informa que ainda dá pra recorrer.
ResponderExcluirDe qquer forma, quem conhece seu trabalho, sua trajetória, te respeita e sabe da importância do seu trabalho. Não desista, insista, e logo mais as coisas melhoram, vc é exemplo disso!
Abs
Minhas três idéias para não ganhar um prêmio:
ResponderExcluir1- Não me inscrever, principalmente quando não concordo ou não conheço as bases da premiação
2- Submeter-me à avaliação de quem não conhece efetivamente cada postulante ao prêmio, ou melhor, suas ações e realizações.
3- Falar sempre em alto e bom som o que penso e o que acho... de tudo!
Obs. O único prêmio efetivamente válido para mim é o que vem das próprias bases do movimento de maneira espontânea e simbólica, ou seja, que eu não precise me inscrever, principalmnte indicando a mim mesmo. Exempo: Prêmio Cooperifa. Ganhei três e gosto demais de dizer isso. Ah, sim , não era em dinheiro!
Mais que isso acho que é finanças, tabela de cossenos e contagem de votos.
Fudeu... agora já falei... não vou ganhar uma medalha! rsrs
Nelson Maca
Buzo, concordo, e diria bem mais, tem gente sim que ganhou mas não merece, ganhou porque puxa saco de quem votou, ganhou porque distribui cartão e sorriso em todo canto em vez de trabalhar como nós fazemos, concorri pelo prêmio, que aliás junto com o Ghóes corri muito para que exista, mas no final a fita é uma só, tem gente que ganhou por pura politicagem, até organização partidária ganhou, pena fazer isso com o Ghóez, na boa o Negredo também perdeu, mas quem perdeu mais foram eles, porque agente também guarda uma mágua dos diabos, favelado é assim, num mexe com nóis, a mágoa faz construir, e ano que vem vamos fazer mais, mesmo sem prêmio, sabe porque amigo, porque aqui é por amor.
ResponderExcluirgrande abraço
Ferréz
Buzo,
ResponderExcluire isso estende-se ao Ferréz também:
eu to feliz por ter ganhado o prêmio, porque vou poder viabilizar muita coisa, mas o fato de ter sido contemplada não anula o que vocês disseram e vou além, se não fosse por pessoas como vocês dois, o Maca (que comentou ali em cima) e o Sérgio Vaz, eu não SERIA NINGUÉM no hip-hop. Portanto, não é justo que eu ganhe e vocês não, apesar de me considerar também merecedora. Mas, com ou sem prêmio, vamos correr juntos, mais uma vez, e em 2011 fazer ainda melhor !!!
abraços
da mais fã de vcs
máximo respeito e só sou o que sou porque tive vocês como inspiração (sem pagação de pau e com realidade)
O peso do troféu se sabe tiu ! se ta ligado! quem é verdadeiro no bagui nois enxerga de longe sem binoculo!....
ResponderExcluirE por desabafos como este que 100% dos teus trabalhos q chegam até mim, produzidos por você, não há como não gostar. Por quê? Porque vc sempre foi sincero, Buzo!
ResponderExcluirSou teu fã. Att, Vinicius Terra
Obs. Não me inscrevi e não concorri a esse prêmio, certo?
ResponderExcluirIsso significa, objetivamente, qua não quis concorrer, apenas isso. Não significa que sou contra o prêmio como um todo; apenas que não concordo com as bases.
Por exemplo, acho que dar dinheiro pra um e outro, mesmo quando merecedores, não é o melhor caminho para se contruir um hip hop coletivo, comunitários.
Também não gosto de me inscrever me indicando pra nada! Não me sinto bem... apenas.
Por isso não entrei na jogada.
Mas tem quem concorde (acho que a maioria né!). Na minha sincera opinião, se inscrever é uma forma de afirmá-lo!
E jogo é jogo, né meu!?
Ninguém é inocente... Quando entramos nessas coisas sabemos como funciona!
Não dá para ganhar todas!
Sinceramente,
Nelson Maca
Poeta Exu Perdedor Nato