segunda-feira, 21 de março de 2011
Resenha do livro "Guerreira" de Alessandro Buzo
Guerras e literatura
Do livro “Guerreira” de Alessandro Buzo
Por Jéssica Balbino*
“Mais uma obra sobre favela”. Mas, não é assim que o Guerreira se apresenta. Da coleção Literatura Periférica, da Global Editora, o livro é do Alessandro Buzo e conta a história de uma jovem, que em meio a todas dificuldades que enfrenta no cotidiano da favela, trava guerras consigo mesma, com o mundo e, muitas vezes, sai vitoriosa, mesmo que a vitória não seja representada aos olhos dos demais.
Um livro gostoso de ser lido, que, numa única sentada, consegue passar toda mensagem contida em suas páginas e entrelinhas.
Um verdadeiro romance marginal, com tudo que essas palavras englobam. Intrigas, sexo, linguagem clássica da periferia, quebradas, vielas, apartamentos de luxo, casarões no Morumbi e contraste.
Aliás, livro para a periferia é um contraste e este não foge à regra. No entanto, o autor consegue surpreender a cada capítulo e é impossível largá-lo antes da última página.
Ficção que poderia ser realidade e, por isso é incrível ler o Guerreira e saborear cada passagem desse romance urbano – verdade.
Buzo consegue ir além com este livro e mostra maturidade na escrita. Traça personagens, personalidades, situações e descreve cenários e fisionomias com bastante propriedade, além de uma trama bastante temperada com traições, sexo, amor, dinheiro, pobreza, drogas, prostituição e a busca pela felicidade, numa batalha diária entre tudo que uma vida, mesmo curta, pode oferecer. Da literatura contemporânea, uma das obras mais completas. Digo isso pela construção de personagens, pelos conflitos interiores e exteriores e pelos momentos gostosos que se passa ao ler GUERREIRA.
• Jéssica Balbino é jornalista, escritora e blogueira www.jessicabalbino.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mano li esse livro a 3 anos atrás um colega me emprestou e tal, queria saber onde posso comprar, abraço !!!
ResponderExcluir