segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Literatura (é) a Cura.

UM ANO NOVO LITERALMENTE......
Comecei 2015 lendo muito (desafio a Jéssica Balbino a ler mais).....
Nos últimos dias foram 3 ótimos livros, um super biografia, a história de uma família de judeus fugindo do Hitler e um belo livro de poesia feminina, negra, periférica.
Que ótimo, amo ler e pra um escritor é parte do trabalho, literalmente eu AMO MEU TRABALHO.
Abaixo os últimos livros que li, já são (6) em 2015, espero no mínimo manter a média de janeiro.
É isso....
Buzo


Acabei de ler nesse sábado (17/01/15) o belíssimo livro NELSON TRIUNFO - Do Sertão ao Hip Hop de Gilberto Yoshinaga (Shuriken Editora - 368 páginas), um grande livro.
Nelson Triunfo é digno de ser biografado e o Gil Ponés (apelido do autor) fez um ótimo trabalho de pesquisa e escrita, indo inclusive conhecer TRIUNFO-PE, terra natal do autor e de onde se explica seu sobrenome artístico. Além de ter acompanhado nos 3 para 4 anos que levou pesquisar e escrever o livro, o Nelsão em vários eventos por diversos lugares.
O livro começa na infância do Nelson Triunfo na sua cidade natal, onde ele era o Nelsinho do Seu Nelson, uma deliciosa parte do livro, a infância na roça e numa cidade pequena do nordeste do que depois se tornaria o Pai do Hip Hop Brasileiro.
O livro passa ainda pela época dos bailes black onde Nelson, o homem árvore reinou e porque ele saiu dos clubes e foi pra rua, num embrião (24 de Maio) do que seria a São Bento, meca do Hip Hop.
O livro mostra ainda as dificuldades financeiras enfrentadas por ele e como muitas vezes ele acabava ajudando demais os outros e esquecendo de si mesmo. Narra ainda o encontro com a hoje esposa Heloísa e o nascimento dos dois filhos que hoje acompanham o pai nos shows.
Um livro leitura obrigatória pra qualquer pessoa ligada ao Hip Hop, ou não. Mas pra quem se sente parte do Hip Hop é imprescindível.
Mais uma vez feliz de ver meu nome citado numa obra dessa importância.... primeiro nos agradecimentos do autor, depois cita a entrevista que o Gil Ponés fez com o Nelsão e publicado em meu livro: Hip Hop - Dentro do Movimento e por fim um depoimento meu falando do mestre Nelsão.
Li suas 368 páginas em poucos dias, quando você começa ler não quer mais parar. De BONUS tem um pouco do surgimento do Rap e do Hip Hop no Brasil, da São Bento, além do NELSÃO.
EU RECOMENDO com certeza.

LI num dia o livro do "alemão", morador de São Paulo desde 1939, quando com pai e irmão (judeus), fugiram do Nazismo de Hitler, sr Hans Freudenthal, em O SOVREVIVENTE - De refugiado a escritor e outras histórias (Edicon - 112 páginas), o autor narra o tempo que viveu, na época do nazismo na Alemanha e sua vinda pro Brasil, destaque pra uma passagem da página 28, quando ele já no Brasil, sofreu por ser alemão no Brasil durante a segunda grande guerra. Ele diz: - Enquanto na Alemanha eu era "o judeu", agora eu era "o alemão", sempre do lado errado.
Conheci o Hans Freudenthal num almoço de final de ano na Editora Edicon onde ambos (eu e ele) publicamos, logo de cara me diverti com suas histórias, senhor bacana de 80 anos, depois de narrar como deixou a Alemanha e venho pro Brasil (com 11 anos), o livro ainda traz alguns contos e Haikais.

De ontem (17/01) pra hoje (domingo 18/01) li o lindo livro TERRA FÉRTIL da Jenyffer Nascimento (168 páginas), livro de poesia de uma jovem autora poetisa da periferia de São Paulo.
Um livro não só bonito esteticamente, mas com uma poesia feminina, negra, periférica e obrigatória pra quem curte poesia, de amor ? Não..... de rua, de esquina e porque não de amores e desamores.
INDICO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário