quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O POVO QUER SABER........ Internautas que seguem o Alessandro Buzo nas redes sociais fizeram as perguntas e o Buzo respondeu.

Dia 04 de fevereiro de 2015 publiquei no Twitter e páginas do FACE.....

PRA QUEM CURTE MEU TRABALHO... Faça uma pergunta aqui .... vou juntar as 30 primeiras e responder TODAS. Citando quem perguntou... e publicar.

Choveu perguntas, eliminei algumas repetidas e respondi .
Leia e comente essa super entrevista exclusiva.
O POVO QUER SABER, BUZO RESPONDE.



@aviajantedotrem Já pensou em montar um canal no Youtube e promover matérias como quadro de Cultura? Os movimentos culturais ñ param de acontecer ?
Alessandro Buzo:
Olha só Andréia..... eu tenho um canal no YOUTUBE, mas uso pouco. Fazer dele o meu carro chefe, dar adeus a TV e postar no meu canal tudo que eu produzir, ir nas quebradas como ia pela TV, depende de um PATROCINIO, porque eu faria por amor, mas pro quadro acontecer teria que bancar toda equipe, toda estrutura e isso não é de graça. Cinegrafista, fotografo, o cara do som, combustível, alimentação..... com 15 mil por mês, faria um quadro por semana e publicaria tudo no meu YOUTUBE e repercutiria no meu BLOG (o mais atualizado do Brasil) e Redes Sociais. www.buzo10.blogspot.com
Mas quando eu falo.... EU FARIA POR AMOR, tem limite, faria POR AMOR se de outra forma eu pagasse minhas contas e conseguisse bancar minha família. Senão é utopia e ilusão...... Ninguém faz revolução passando fome, com a geladeira vazia e as contas atrazadas.


@Walterlimonada1 :Vc irá dar continuidade a sua carreira de cineasta ?
Buzo:
Salve Limonada..... certo que vou seguir minha carreira de cineasta.
No momento (em 2015), seguimos (eu e a DGT Filmes), tentando captar dinheiro pra realizar o filme PROFISSÃO MC 2. Tentamos ano passado o RUMOS do Itaú Cultural e outros, mas não rolou.
Tirando esse projeto, quero fazer o filme PERIFERIA, são 3 curtas que exibidos juntos da um longa, nesse projeto tenho como parceiros o Cacau Ras (amigo do Itaim Paulista, formado em rádio e televisão) e o coletivo PERIFERIA INVISÍVEL da Vila Cisper (também zona leste de SP). Queremos fazer esse filme sem captar dinheiro. Mas o ideal é arrumar pelo menos 40 mil reais..... 10 mil pra PRÉ-PRODUÇÃO (roteiros, contatos, seleção de elenco, etc)....... os 30 mil pra produção, seria dinheiro só pra gente não gastar do bolso, 3 filmes, R$ 10 mil cada, dinheiro pra translado, alimentação e outras despesas.
Acredito que faço o filme PERIFERIA em 2015 e quem sabe a DGT capta a grana pro Profissão MC 2, não é a continuação do primeiro, é outra história de superação "dentro" da quebrada.... o primeiro teve como protagonista o CRIOLO DOIDO (que depois virou o CRIOLO), esse segundo teríamos o DEXTER de protagonista.
O tempo é REI e vai abrir os caminhos.



Celso Jamelo Salve Buzo. Gostaria de saber se um dia você já pensou em apresentar o sarau ao vivo via streaming pra toda rede?
Buzo:
Sinceramente nunca pensei..... já me falaram isso, mas não acho legal.
O Sarau Suburbano é semanal e qualquer um que leia essa entrevista pode imaginar as dificuldades de se fazer um evento semanal. Tem dia que está chovendo, dias que tem protesto na cidade e mil coisas. Então se a gente transmitir....... muitos vão dizer..... não vou hoje, assisto de boa em casa. A primeira dificuldade é trazer público TODA SEMANA. Ta certo que as vezes fica lotado e até super lotado, mas tem dias que é pouca gente, nesses dias a transmissão poderia atrapalhar.

Urbanista Concreto Germano Qual o objetivo ao escrever literatura?
Buzo:
O objetivo sempre foi espalhar literatura nas quebradas, seja com meus livros, fanzines (até 2005), jornal ou sarau. A literatura me salvou, queria ver outros manos e minas tendo essa oportunidade.

Luc Luciano: Buzo, o rotulo - cultura periférica - faz bem ou faz mal a cultura produzida na periferia?
Buzo:
Pergunta boa, pode ter diferentes respostas se feita pra 10 escritores. Pra mim acho que atrapalha, o que a gente faz é só literatura e rotular de (marginal, periferica, divergente) é uma forma de dimunuir, o que fazemos é só literatura, LITERATURA BRASILEIRA...... daqui 50 anos vão falar da cena que acontece hoje. Mas eu "particularmente" não me incomodo com nenhum rótulo, quero que leiam meus livros..... quero fazer sarau, que escrever a história, chamem como quiser.

Lu Santana: Pretende voltar com as matérias no SPTV? Se pretende vem aqui na Vila Maria Alta -Zona Norte.
Buzo:
Olha só.... a questão não é se eu pretendo e sim se a emissora pretende. Eu não teria problema nenhum em voltar. Se isso acontecer um dia, na Globo ou outra emissora, aguardo sua sugestão de pauta pra mostrarmos a Vila Maria Alta, seria um prazer.

King Duplo Impactodois: Quando você volta pra televisão meu irmão? Precisamos do seu trabalho na tela!!!
Buzo:
Espero voltar em breve, quero muito na verdade....
Mas depende de um convite..... na Globo ficou uma promessa de uma possível volta, mas como ninguém me procurou até agora, acho que é difícil acontecer... final do ano falei com a TV Cultura e pintou um flerte, mas de concreto nada, fora isso.... mais nada. Voltaria pra Globo de boa, mas não vou me rastejar atrás deles.

Almir Lima: Como está sentindo nas ruas os jovens estão entendendo mesmo o que está acontecendo??? e qual o papel de toda esta mobilização que lideres como Vc sempre preocupado com Cultura e Ação....Vc está feliz com o que está vendo??? evolução, retrocesso ???
Buzo:
Caro amigo Almir, nas ruas o barato está loko. Achoque é evolução o tanto de ações culturais que existe, mas precisamos ficar atentos. A quantidade de pessoas alcançadas é muito menor que a população, muita gente está de fora e é essas pessoas que precisamos trazer pra junto de nós. Vejo pelos Saraus, vários lotados.... mas se prestarmos atenção, é as mesmas pessoas que circulam nos diversos coletivos, se olharmos bem não passa de 10 mil pessoas (sendo bastante otimista), se compararmos com a população do Itaim Paulista por exemplo, que é de cerca de 500 mil pessoas, é pouco, se a comparação for no numero de moradores de toda periferia, é quase ninguém. O restante dessa galera ainda vive só pra trabalhar, estudar e não se envolvem em nada cultural ou social. Não vejo FITA DOMINADA. Tem muito ainda pra se fazer.

Bento Sauro: QUAL FOI O MAIOR INCENTIVO Q FEZ VC SE ENVOLVER NA CULTURA HIP-HOP, JA QUE é UMA ARVORE DE VARIOS GALHOS ?
Buzo:
Meu incentivo foi escrever sobre o que me incomodava.... todo restante venho depois.

Catia Ronaldo: Existe algum outro projeto para programa na TV?
Estamos com saudades de ver.
Buzo:
Poxa, também tenho saudades. De concreto existe a remota chance de voltar pro SPTV. E ainda uma conversa no final de 2014 com a TV Cultura, fora isso nada.
Mas eu e minha produtora estamos escrevendo 3 projetos.....
1 - O quadro normal, como conhecemos, pra qualquer emissora.
2 - Um projeto de um Programa de TV "OCUPAÍ BUZÃO", pra qualquer emissora, no caso um programa de 30 minutos ou uma hora.
3 - Um quadro (ou programa) só sobre ESPORTE NA PERIFERIA, várzea e muito mais (basquete, tênis, judô, etc....) pra uma emissora especializada em esporte, como a FOX, SPORTV, ESPN ... ou pra um programa de esporte na TV Aberta.
Ou seja...... estamos a fim.

Luz Ribeiro: Buzo, o que te faz acreditar tanto na escrita e/ ou leitura?
Buzo:
A Literatura transformou a minha vida, acredito que pode mudar a vida de muitos outros periféricos como eu.

Japao Dias: Vc acha ki a mensagem do RAP ainda tem influência sobre a juventude..ou essa influencia que antes era forte foi sufocada por outras culturas.
Buzo:
Acho que foi um pouco, principalmente pelo funk, Mas ainda é possível revertermos isso. Mas nosso ídolos e referências estão mais preocupados com a própria carreira, cachês e viagens. Muitos não fazem nada na base e a base é a periferia.


Alessandro Rocha: Oque você acha dessa divisão que existe no mundo do Rap em torno da old school com essa nova geração que vem aparecendo?
Buzo:
Acho ridículo, Hip Hop é um só movimento..... todos deveriam estar mais preocupados em lutar por um Hip Hop forte e transformador. Mas enquanto existe essas divisões, o funk , o arrocha e outros ritmo menos politizados tomam conta. Vejo que o público da velha escola são os mais limitados em abrir a mente pro novo e o novo não quer dizer que é ruim, só é novo e mais ligado nas novas possibilidades.

Tokinho Carvalho: Qual sua visão sobre os "novos poetas" que têm surgido?
Buzo:
Acho fantástico, nem todo mundo vai viver disso, mas..... com certeza vão viver melhor. Tem poetas (e poetisas) muito bons a cada terça no Sarau Suburbano por exemplo. Muita gente boa, inspiração pra nego véio como eu.

Alex Faria: Parabéns por mostrar a cidade de SP como ela realmente é, trazer o cotidiano da periferia e mostrar o que temos de bom por lá... Mais para vc, que esta próximo de toda esta realidade da periferia e tb enxerga o outro lado, ver nitidamente tb a falta de vontade politica...como é viver em SP para vc, como digerir tudo isso?
Buzo:
Ótima pergunta Alex..... é complicado. Agradeço as palavras de incentivo e prestigio ao meu trabalho, mas o incentivo político é pequeno, poucas contratações anuais, quem produz cultura na periferia não vive dela, precisa pegar condução lotada e ter um emprego paralelo pra sobreviver, sustentar sua família. Pode ser utopia, mas acho que quem faz cultura de verdade na quebrada, deveria ser contratado pra seguir fazendo seu trabalho.
O cara faz evento, um sarau, um atividade cultural, deveria ter uma comissão pra chegar nele e dizer: - Você vive do que ?
- Ganho 2 mil reais por mês como ...... motorista, metalúrgico, pedreira, padeiro, etc.....
Essa comissão do governo federal iria falar: - A partir de agora você vai ganhar os mesmo 2 mil reais pra continuar fazendo o que já faz, mais com muito mais tempo, pra isso. Sem ter que acordar cedo, pegar condução lotada, aguentar chefe, patrão.
Com isso a atuação iria aumentar muito e os resultados também. Não precisa de uma fortuna, só uma ATUAÇÃO DIRETA, o resto é EDITAL e muitos dos que fazem na pratica, não sabem escrever projeto pra participar de edital. É é ai que entra o intermediário, a ONG (sem generalizar), e é esses que ganham mais do que quem faz, que muitas vezes não ganham NADA.

Cleiton Magnun: Salve Buzo, você tem intenção de continuar o projeto do Sarau Suburbano em parceria com a Uninove ?
Buzo:
Queria muito continuar com o Sarau Suburbano é 10 ! nas Unidades Uninove e também com o FALA AÍ UNINOVE que era um quadro no Canal da Universidade no Youtube, mais focado no social do que no cultural.
Na verdade depende só da UNINOVE.

Sarau dos Atrevidos: Buzo, grande satisfação, caro! Nesse 2015 você vai continuar com as reportagens no SPTV?
Buzo:
Não sei..... gostaria. Mas temo que a Globo tenha aprendido o caminho da periferia e não precise mais de mim. Foi bom pra eles ter eu em 2013, com os PROTESTOS nas RUAS, um quadro legitimo de periferia. Foi bom pra Globo ter eu em 2014 com a promessa de protestos na COPA DO MUNDO. Já no final de 2014, depois do "sucesso" da COPA, a diminuição dos protestos nas ruas, não precisava mais. Ou seja..... agora eles sabem o caminho do Itaim Paulista, do Capão Redondo, de Pirituba, de Perus.... pra que o Buzo, vão eles e fazem matérias sem precisar de mim, faz parte do jogo.

Lucas Cunha: Salve Buzo! Eu estudo Jornalismo e você foi uma das motivações com as suas matérias na periferia. Você teria intenções de escrever um livro falando de como foi sua vida fazendo parte da Globo/SPTV?
Buzo
: Nunca tinha pensado nisso..... um livro só sobre isso. Mas quem sabe, o futuro a Deus pertence. Teria muitas coisa boas pra narrar, bons momentos. Mas talvez pra algumas pessoas como a Cris Ladeira, esse livro não seria tão bom. Pra quem não conhece ela, se diz "projetos especiais da Globo" e em um mês acabou com meu quadro que foi sucesso por 3 anos.

Helio Du Capão: Salve Mano Buzo, Você acredita que o movimento hip hop terá mais espaço na TV além do que tem na TV cultura ou ainda é um sonho distante?
Buzo
: Acho que é um sonho distante, a mídia vende o que o povo pede e infelizmente o povo quer BBB, bunda, peito e futebol. Trabalhei no Manos e Minas e no SPTV, sei como é difícil. Queria ser mais otimista, mas não acredito nisso.

André Silva: Buzo, existem diversos microfones espalhados por metros quadrados citando tragédias contidas em nossa metrópole, vc que sempre representou a comunidade e mostrou diversos trabalhos da hora á jovens, adultos, senhores e senhoras na mídia ou seja Tv. Buzo quando vamos poder ver a sua pessoa representando as quebradas sempre com seu talento periférico
Buzo:
Acho que já deixei isso claro acima, quero continuar, mas além da chance pequena da Globo me chamar de volta e da possibilidade da TV Cultura me levar de volta, não existe nada conccreto.
Na verdade, parte da culpa é do público que curtia, pouca gente se mobilizou quando o quadro parou. era um espaço legítimo mas quase ninguém gritou quando acabou, se metade de quem me para nas ruas todo dia, mandasse um email pra Globo, certamente eles me chamariam rapidinho de volta.

Esmeralda Do Carmo Ortiz: BUZO PORQUE O ESCRITOR NÃO É VALORIZADO NO BRASIL.
Buzo:
Porque no Brasil pouca gente lê, livro é caro e não tem incentivo. O escritor no Brasil é quase um ET. Mas hoje tem mais favelado virando escritor do que classe média alta e elite, quem sabe isso mudo nos próximos 100 anos.


Terezinha Cordeiro de Farias: Buzo, por que o poeta vivo não é lembrado, depois de morto recebe homenagens....
Buzo
: Um pouco do que respondi acima....... quando eu era criança, minhas referências literárias só apareciam em fotos em branco e preto, maioria já estava morto, hoje a literatura está viva, tanto que o slogam do Sarau Suburbano em 2015 é: - A SOCIEDADE DOS POETAS VIVOS. Uma alusão ao nome do filme, mas é porque na Livraria Suburbano Convicto (única do país, especializada em Literatura Marginal), maioria dos que estão nas prateleiras, estão vivos e frequentam nossa livraria e nosso sarau.

Silva Santos: Olá Buzo,gostaria de saber se diante das dificuldades que se tem para trabalhar com arte e especial literatura e poesia no Brasil,se você nunca pensou em desistir,e o que te fez continuar.
Buzo:
Quanto a desistir, só tenho a dizer que NÓIZ CAPOTA, MAIS NUM BREKA.
O que me faz continuar é tentar que outros favelados como eu se salvem, se transformem através da literatura....... acredito nisso e luto por isso, todo dia.

Ramon de Castro: Qual (ou quais) a(s) sociedade, governo, tribo que te inspira(m) a lutar pela justiça social?
Buzo:
LITERATURA e o HIP HOP.

Lima Paulo: Vc vai volta a fazer o quadro sptv em alguma emissora ??
Buzo:
Se Deus quiser e abençoar...... com certeza volto, seja em qual emissora for. Estou a disposição....... suburbanoconvicto@hotmail.com

Elisa Dos Santos Brunelli: Oi hermano qual foi o motivo da sua saída do jornal (SPTV)? eu achava da hora as matérias que vc fazia lá.
Buzo:
Qual entrei em 2011, assinei por 2 anos...... depois acabei ficando 3 anos. Pra Globo, um quadro de sucesso dura 3 anos. Fiquei o máximo. A Globo acabou com ele mesmo sendo um enorme sucesso nas ruas, tanto que depois de 4 meses, ainda sou reconhecido nas ruas e 95% dos que me abordam falam: - Quando você volta ? Fora isso, talvez tenha acabado porque a terceira pessoa (Cris Ladeira) que a Globo colocou pra cuidar do quadro, não entende nada de periferia, nem de TV, mas pra eles é uma pessoa que sabe tudo, trabalhou com o Canuto. Tanto que o cargo dela é "projetos especiais".... mas..... ou foi ela, ou foi o fim do circulo de 3 anos que é considerado o máximo pra um quadro.

Denize Silva: De todas as matérias que vc realizou até hoje, existe alguma que mais te marcou? Se sim, de que forma? E se pudesse, o que mudaria para melhorar e/ou contribuir com a periferia? Beijos... (Sou de Guaianases-ZL)
Buzo:
Algumas matérias marcaram..... o Sarau da Ocupa, na Ocupação São João no centro de São Paulo, a matéria do MOINHO VIVO na Favela do Moinho entre outras. Se eu pudesse, transformaria a periferia num local mais cultural, pra isso poderia tentar ser vereador em 2016, mas não sei se eleito (ou se seria eleito), poderia mesmo fazer, promover essa mudança. Mas iria tentar. Você votaria em mim ? Tenho medo de me queimar..... de não ter como fazer nada, sabemos como funciona a política.

Marcia Izzo: O que vc pensa sobre a tentativa de manter invisívelr o negro e de sua cultura, seja pelo governo ou midia em geral tratando tudo como comum ou revolta de poucos?
Buzo:
Acho que é assim a mais de 500 anos..... Zumbi lutou contra isso, quero lutar também, mesmo que tenha que morrer como ele morreu. Lembro das palavras do Mano Brown: - Os próprio preto não estão ai pra isso não.

Rodrigo Mendonça de Matos: Buzão, com a produção literária acontecendo, o que você acha que falta para os escritores de hoje terem notoriedade, dinheiro e viverem da arte? É possível viver de literatura marginal?
Buzo:
Muito difícil viver só disso, se eu que sou autor de 11 livros, organizador de outros 7 e dono da única Livraria especializada em Literatura Marginal, não vivo disso..... imagina quem lançou seu primeiro livro, quase impossível.

Alexandre Barrenha: Buzo, o que falta para termos mais escritores no Brasil!? Vemos tantos talentos em Sarais...
Buzo:
Então.... tem muitos talentos nos saraus, mas muitos não tem condições financeiras de lançar um livro, nem articulação. Falta incentivo do governo, mas quem governa e cuida dessa pasta, só conhece o Buzo, Sérgio Vaz, Ferréz e mais uns dois ou três, não conhece a Raquel Almeida, Jefferson Santana, Ni Brisant, Michel Yakini, Sonia Bischain, Cidinha, Akins Kinte, Germano Gonçalves, Allan da Rosa, Sacolinha, Dinha, Edgar Izarelli, Jennyfer Nascimento, Tubarão Dulixo, Márcio Batista, Elizandra Souza, Mano Cakis, Francis Gomes, Casulo, Gilberto Yoshinaga, Toni C e tantos outros. Só pra citar nomes que já publicaram. Imagina quem está no corre e ainda nem publicou.

Carlos Canedo: Buzo você uma vez disse quando foi gravar um filme " tem coisas que precisam ser feitas", gostaria de saber hoje, se você repetiria essa frase pra se referir à alguma coisa que você enxerga que deveria ser feita atualmente, e o que seria?
Buzo:
Repito " tem coisas que precisam ser feitas",em 2015 é o filme PERIFERIA.

JL Lenda: Buzzo aqui é o JL, velha escola. A pergunta é porque alguns integrantes da nova escola nem citam ou lembram de nóis, os velhas escolas.
Buzo
: Com todo respeito mano, a gente se segue no FACE, mas não conheço muito do seu trabalho e vejo você direto cobrar que é velha escola e não é lembrada. Mas se eu que acompanho TUDO de Hip Hop, não sei direito quem é você, imagina o novato que quer fazer seu som e não lê, não pesquisa. Você pode ter uma caminhada, mas vai ser lembrado por uma música de sucesso, uma projeto, um corre. Só de estar a 30 anos no Hip Hop, não quer dizer muita coisa. O MC Jack, o Nino Browm, o Pepeu e tantos outros são velha escola e são lembrados...... será que a culpa é da nova escola, ou de quem acha que deveria ser lembrado só porque está a tempos no corre, não sei qual a sua quebrada, nem lembro de nada que você tenha feito. Logo...... fica difícil. Não estou dizendo que sua caminhada não seja importante, longe disso. Mas ninguém (não estou falando de você) será lembrado se não fizer alguma coisa pra eternizar sua passagem no movimento. Existem MILHARES de MANOS e MINAS no mesmo corre. Tem pessoas importantes em Goiás, Maranhão, Bahia..... que nem é conhecido em São Paulo, Rio de Janeiro. Espero que não vire meu inimigo com essa resposta, não respondi falando de você particularmente, repito.... não estou falando que você não tenha importância e sim que pode ser que a NOVA GERAÇÃO não conheça. Tem um mano que faz música falando do Emicida, faz tudo falando dele. Provavelmente será lembrado assim, como o cara que tem inveja do Emicida, porque esse ignora o cara e ele não desiste. Ou seja..... gasta a energia pra dividir o movimento e não pra somar. TRETA não leva a nada, velha escola, nova escola, gangstar ou não. Tanto faz, é tudo RAP, tudo Hip Hop.
Sou amigo (ou fã) do Douglas do Realidade Cruel, do Rappin Hood, do GOG, do Eduardo do Facção, do Dexter.... do mesmo jeito que sou amigo do Rashid e Emicida. Curto o som de todos eles..... depende do momento.
Chega de picuinha e tretinha no RAP, artistas do funk que surgiram agora estão ricos e muitos grandes nomes do RAP não tem um convênio médico, uma condição financeira. Só o rap não da dinheiro (só pra uma meia duzia ou dez), enquanto isso em um ano o LEPO LEPO ganha milhões.
Caro JL Lenda, não leve a mal..... minha resposta não é pra te ofender, nem diminuir sua caminhada, só respondi o que você perguntou, do jeito que eu penso.

Nerie Bento: Olá Buzo, moro no litoral norte e tenho observado que você tem vindo muito pra cá. Algum projeto literário em andamento para nossa região? Aqui a carência é bem grande. Abraço!
Buzo:
Espero que daqui um ou dois anos eu tenha algum projeto ai..... no momento tenho uma casa que construí em 2014 em Camburi e espero viver (morar) ai quando completar 50 anos, daqui 8 anos no caso. Mas um projeto literário não precisa esperar tanto, basta pintar a oportunidade. Amo esse lugar e quer envelhecer ai, até porque a casa que tenho ai é a "única" que eu tenho.

Rodriggo R. Machado: Como VC faz pra acompanhar a modernidade sem esquecer das origens?
Buzo:
A internet, redes sociais ajuda....... mas quanto as origens, se ela está no seu coração, vejo não vai esquecer nunca.


Andre Paz racial França: Os Saraus estão se espalhando pelas cidades de todo Brasil rapidamente, como literatura acho isso muito bom mais vc acha que isso pode virar uma modinha ou ficar fútil com muitos sem um compromisso sem raiz ou informação ou que vc acha ? fazer por fazer ?
Buzo:
Não acredito nisso..... no momento sarau é moda e tem um a cada esquina, mas daqui alguns anos só vai ficar os verdadeiros.
E esses verdadeiros nunca vão fazer por fazer e se eles incentivam a leitura e a literatura, nunca vai ser em vão.

Giba Desastre: Porque vc não faz uns sarais móveis,tipo visitar várias regiões de sampa ,interior ,baixada, z/l, z/n, z/s e z/o, salve guerreiro, Pirapora do Bom Jjesus - Z/O de SP.
Buzo:
Caro Giba.... tudo é dinheiro...... pra fazer esse circuito era preciso dinheiro. Como levar (ou ir) a tantos lugares.....?
Tudo é dinheiro, combustível, condução, alimentação.
Eu faço um sarau semanal a 5 anos, não pago pra ninguém que vai toda terça no Bixiga. Mas quando chamo eles pra ir em outros lugares, pago no mínimo a condução, ideal seria pagar um cachê, nem sempre é possivel.
Ir por ir, só por amor a literatura, é quase impossível.

Jhonatan Lisboa Jhon: Vc se arrepende de ter aceitado o convite da globo ? tem alguma magoa já que mesmo o quadro sendo um sucesso eles excluíram da programação .. como justificaram isso com vc ?
Buzo:
Salve Jhonatan, não me arrependo de jeito nenhum, até que durou muito (3 anos), foram 147 quadros exibidos. Ou seja... uma história. Foi importante ter levado nossa cultura ao grande público da Globo. Mágoa não tenho, tanto que voltaria..... mas como você disse, acabou mesmo sendo um sucesso. Fico um pouco intrigado do real motivo de ter acabado. Mas não perco meu tempo pensando nisso, nem tenho mágoa, repito. A justificativa que me deram é que antes era novidade e que 3 anos depois estava repetitivo. Difícil esperar eles entenderem a importância.... a Globo pode ter esquecido de mim, mas o público nas ruas não. Todo dia recebo cumprimentos, elogios e isso não tem preço.

Todyone Street Art: Você acha que o Palmeiras permanece na Série A este ano?
Buzo:
Se fosse ano passado ficaria na dúvida. Mas 2015 o Palmeiras está mais forte e espero um ou dois títulos. Todyone, você é um .... fanfarrão.

Pérola Valle: Salve Buzo! O que vc acha da crise hídrica na nossa cidade? Seria mesmo uma farsa? Uma maneira de prejudicar quem vive nas periferias para favorecer as indústrias e quem vive em áreas nobres? A mídia manipula essas informações que chega até a gente?
Buzo:
Acho que a crise é real...... culpa das poucas chuvas, mas principalmente a falta de investimento dos governos. Uma campanha de conscientização deveria ter começado muito antes da situação chegar a esse ponto. Outra coisa..... chove muito em São Paulo, alaga tudo... essa água vai pro rio que corre pro mar e se perde (falo assim, mas sou leigo), só acho que essa água deveria ser canalizada e levada aos reservatórios como a Cantereira, Alto Tietê.

Gordinho Primeiro Ato: Salve Buzo ,como vc ve a literatura independente ? você acha que devíamos ter mais livrarias igual a suburbano nas quebradas ?, vc acha que igual o rap , ela vem crescendo ?
Buzo:
A Livraria Suburbano Convicto existe desde 2007 e até hoje é a única do país, especializada em Literatura Marginal...... era pra ter outras, mas sei como é difícil manter uma, se eu vivesse da livraria, ela já teria fechado.

Emerson Alcalde: Você pensa , em um dia, escrever um livro sobre o Palmeiras?
Buzo:
Depois do livro do Marco Teles, tô pensando nisso, mas não é pra já, nem pra 2015, mas um dia quem sabe.

Ricarda Goldoni: Buzo, o livro Guerreira foi baseado em fatos reais? Se sim vc a conhece?
Buzo:
Guerreira é 100% ficção.

Wagner Cunha: Eai Buzao tenho um DVD do dexter aqui em casa e tem uma parte que você aparece lá no fundo do palco mano, queria saber qual foi sua participação naquele trabalho e o que você acha do Dexter como pessoa, Rapper, poeta e tudo mais...?
Buzo:
Sou fã e amigo do Dexter..... admiro ele porque mesmo preso (privado de liberdade), fazia mais que muitos rappers na rua. No show do DVD, na quadra da Peruche, eu era apresentador da primeira parte, a parte final ficou por conta do Fábio Rogério, orgulho ter feito parte desse evento.

MC Coimbra: Você já pensou em organizar um sarau em parceria com a comunidade LGBT?O que você acha da idéia? Ambos são movimentos que buscam conscientizar as pessoas,mesmo tendo suas disparidades.
Buzo:
Nunca pensei nisso e dificilmente faria.... mas no Sarau Suburbano, todos são bem vindos, independente da opção sexual.

Luiz Paulo Santos: Mano... Com toda sua intelectualidade, experiência de vida e convívio nas periferias. Gostaria de saber se é a favor das cotas para os negros, se possível, explicar o por quê?
Buzo:
Sou a favor, toda cota é pouco pra pagar o que a história deve. Ser contra é o mesmo que dizer que não existe racismo.

Jonas Silva: De onde veio inspiração pra vc começar escrever.. Como eh começar escrever uma livro.. Como arrumar as tantas idéias na cabeça.. Deixa eu tentar simplificar explique pra nois como funciona a elaboração de um livro desde idéias na cabeça passando pro papel até a impressão..
Buzo:
A inspiração sempre venho das ruas, das dificuldades , minha literatura é de protesto. Sei lá como organizar tudo na mente... de 2000 à 2014 foram 11 livros e outros 7 que organizei...... fora isso faço várias outras coisas..... como cinema, TV, eventos e saraus..... nem eu sei como consigo, mas é que tudo isso junto, paga minhas contas, sempre foi por amor e pela sobrevivência.

Luciana Lulikas: Existe plano de inovação para os saraus? não acha que sarau tem desviado do foco, que é dar oportunidade as pessoas de conhecer cultura , e tem se tornado palco de egocêntricos num club fechado e que não aceita opiniões divergentes?
Buzo
: Quem faz sarau precisa tomar muito cuidado com isso, não virar modinha. Mas acho que temos bons saraus mais preocupados em mudanças, mas as palmas alimentam o ego e é preciso se preocupar, pra não perder o foco.

Rogerio Nathy: POR QUE ATÉ HJ NÃO FIZERAM DA LITERATURA MARGINAL UM COMÉRCIO TIPO PROPAGANDA DE CASAS BAHIA, PERNABUCANA S, OLX , SE HJ ESTA TENDO UMA GRANDE ACEITAÇÃO ????
Buzo:
Porque nas grandes livrarias, Hiper mercados.... só chega o que vem das grandes livrarias. A distribuição é o maior problema da cena da Literatura Marginal

Cleber Gonçalves Pacheco: Que projetos você pretende participar aqui no Rio de Janeiro esse ano? Faça uma lista.
Buzo:
Quero ir em todos que for possível, amo o Rio de Janeiro...... alô contratantes, liga "nóiz", no momento não tenho nenhuma ida programada.

Prodigio Solo: Salve Buzo...seu quadro sempre mostrou a real cultura nas periferias...vc acha q se fosse um quadro sensacionalista ficaria mais tempo no ar??
Buzo:
Certeza que sim.



www.buzo10.blogspot.com
Twitter: @Alessandrobuzo

Contatos imprensa e contratações: suburbanoconvicto@hotmail.com
(11) 98218-7512
(11) 98429-4452

Nenhum comentário:

Postar um comentário