sábado, 4 de agosto de 2018

Minha relação conturbada com grandes eventos literários.

Por: Alessandro Buzo
Escritor



***
Acabou mais uma edição da FLIP em Paraty e mais uma vez eu não fui.
É que sou escritor com 14 livros publicados e nunca fui oficialmente convidado pro evento e não tenho a mínima vontade (nada contra quem tem), de ir por conta própria, vender meus livros e arrecadar bem menos do que a despesa pra ir. Ou seja, pagar pra dizer que foi.
Por isso nunca fui e provavelmente, mesmo a literatura tendo salvo (ou transformado) minha vida, nunca irei.
Mas tirando as fotos dos amigos no Face, fazendo inveja, não tenho traumas quanto a isso.
Só acho que minha trajetória literária deveria um dia me render um convite, mas como nunca fui da Companhia das Letras, nem Objetiva, dificilmente isso irá acontecer e repito, pagar pra ir, esquece.
Agora começa a BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO, já participei várias vezes, da Bienal de SP, RJ, Buenos Aires (Argentina) e outras.
Também só vou como convidado, quando me chamam eu vou, mas esse formato "shopping center", livros aos montes, queima total, não me deixa feliz, não acho bacana, comida ruim, tudo lotado, estacionamento caro, nada me agrada, só vou mesmo a trabalho.
A Feira do Livro que mais me agrada é a de Porto Alegre, porque a programação é nas ruas da cidade.
Enfim, me sinto "diferente" da maioria que faz questão de ir e estar, mas no caso da FLIP, virou uma questão de honra.
É tipo as praias que frequento no Litoral Norte, quem paga caro pra estar nelas, ficam tudo amontoados no meio, perto das entradas, barracas e onde os condomínios montam suas cadeiras, o povo parece que faz questão de ver e serem vistos. Eu prefiro as laterais, quanto menos gente melhor.
Acho que é mesmo um defeito de fabricação.
Mas tô bem assim.
Alessandro Buzo
Profissão: Escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário