sexta-feira, 3 de junho de 2011

Hoje... entrevista de Alessandro Buzo a Rádio AHIJUNA em Bernal na zona sul de Buenos Aires.....periferia é periferia em qualquer lugar.

Texto: Buzo
Fotos: Marilda Borges, oras Buzo e Lúcia


Buzo no trem, do Itaim Paulista a Buenos Aires


Buzo chegando na rádio


Marilda Borges e Lúcia Tennina

Hoje (sexta 03/06/2011) conheci a periferia de Buenos Aires.
Como cantou os Racionais Mcs: - Periferia é periferia em qualquer lugar.
Eu mesmo, um filho da periferia (ITAIM PAULISTA em São Paulo/Brasil), tenho graças a minha agenda maluca, tenho pouquíssimo tempo de estar lá, mas graças ao meu trabalho sempre estou PELAS PERIFERIAS DO BRASIL e agora do mundo.
Sou um cidadão de TODAS as periferias e não só a minha.
Acordamos cedo e pegamos (Buzo, Marilda e Lúcia Tennina) um onibus até a Estación Constitución de TREM, um detalhe: Uma passagem custa $ 1,25 Pesos (mais ou menos R$ 0,50)....uma passagem em SP R$ 3,00 da pra 6 onibus aqui na Argentina, o trem idem.
Uma curiosidade: O onibus só aceita MOEDAS, vc não pode chegar com uma nota de $ 2,00 Pesos e pagar $ 1,25. As moedas são depositadas numa maquina antiga que não aceita notas. Se você não tem moedas, precisa comprar algo (mesmo sem querer) pra ter troco em moedas. Muito estranho.
Chegamos ao trem (tão barato quanto) e seguimos pelas estacións CONSTITUCIÓN, Avellaneda, Sarandí, Villa Domínico, Wilde, Dom Bosco e nosso destino BERNAL, uma antes de QUILMES (da cerveJA Quilmes), Bernal faz parte do PARTIDO (mesmo que bairro de Quilmes).
O Trem tem vários graffites.....muitos ambulantes (que vendem de CD PIRATA a remédio, passando por um tipo de pão de queijo etc....)
Pela janela a comprovação que PERIFERIA é PERIFERIA EM QUALQUER LUGAR, até tijolo vermelho eu vi. Tudo igual.
Passamos pelos estádios do INDEPIENDENTE e Racing (muito proximos), também chamou a atenção o fato de os trens não terem portas automaticas, é tipo uma PORTA de abrir e fechar manual e muitas vezes andam abertas.
Outra curiosidade é que as estacións são abertas, você paga se quiseres, senão uma escadinha te leva da rua para as estacións, não tem catracas. Unico problema é se um fiscal pedir o TICKET e vc não tiver, mas isso é um em um milhão. Sem falar que as estações de trens em SP são de primeiro mundo comparadas com as daqui.
Chegamos ao nosso destino, BERNAL.
Descemos e seguimos de pé até a Rádio Ahijúna 94,7 (www.radioahijuna.com.br) onde fomos muitíssimo bem recebidos pelo apresentador do programa Pablo Martinez, por Aida Maldonado da Rádio CURVA de Cordoba fazendo um intercambio, por Manuel Villalba (esportes) que comentou a eliminação do Velez pelo Penharol e a final entre os uruguaios e o Santos, fui OBRIGADO a falar bem do Santos e dizer que é favorito ao título, mas disse que sou PALMEIRAS. E ainda Leandro PAJO (operador).
Na chegada tomamos MATE (tipo chimarrão) e comemos fartura de pães (todos doces).
Começou o programa e foram 2 horas de entrevista e HIP HOP ARGENTINO, procurei no Twitter quem estava on line e poderia mandar link de Rap´s brasileiros e rolou Tão Popular de Dudu de Morro Agudo e uma do Viela 17 com participação de MV Bill.
O entrevistador falava em espanhol (entendia 85% e a Lúcia traduzia quando não dava pra mim), assim como eu respondia PAUSADAMENTE em portugues (PORTUnhol) e a Lúcia Tennina traduzia quando ELES não entendiam. Muito bom.
Agradeço a atenção e respeito ao meu trabalho, Pablo Martinez tinha pesquisado meus Blogs e sabia de tudo, falamos sobre Literatura, Profissão MC, evento FAVELA TOMA CONTA e ainda meu quadro na TV Cultura.
MUI GRATO.
Saimos da rádio e paramos numa PARRILHA (churrascaria), comi EMPANADA (tipo uma esfiha, muito tradicional aqui) demais. CARNE e salada..... aqui não existe Arroz e Feijão, no mercado não tem pacote de 5 kg de arroz, só 500gr. Feijão nem isso.
Comemos e seguimos de volta, de novo trem e onibus.
Por volta das 23h sairemos pra um show de TANGO.
Procurei minhas encomendas do Evandro, camisa da Argentina e BOCA, mas são pouquísimas lojas de esporte e uma variedade pequena, quando tem não é do tamanho, etc..), ainda sigo procurando. Queria uma do RIVER, mas também não encontro.
Acompanhe as fotos desse dia inesquecível.
Hoje foi (e segue) sendo um dia cheio.
AMANDO A ARGENTINA
Alessandro Buzo
www.buzo.com.br


Buzo e Lúcia Tennina, sem palavras amiga


Pablo Martinez da Rádio Ahijuna


Marilda Borges......vai MATE


Antes da entrevista


Missão cumprida


Bebi Mate....mui bom
Buzo e Manuel Villalba (comentarista esportivo)


Buzo e Pablo Martinez


www.radioahijuna.com.br


Buzo dando entrevista em Rádio de Buenos Aires.....periferia (BERNAL)


Valeu Rádio Ahijuna


Buzo e Marilda na Parrilha.
Pra quem vem do Brasil....cada real vale mais de $ 2,00 pesos.... tudo parece barato


Marilda Borges e Lúcia Tennina




Técnico do RIVER da entrevista


Boca Jrs




PARRILHA (mesmo que churrascaria) digamos....


Estación BERNAL


Estación Wilde


Todos trens são puxados por maquinas, aqui estação de BERNAL




Sentido Quilmes


Alô....


Estádio do Indepiendente


Nóis q ta no TREM de Buenos Aires


Trens grafitados


MAPA FERROVIÁRIO


Estación Constitución, saída Av Brasil


Entrada da Estación Constitución




Estación Constitución


Prédio em frente a arvore, minha pousada em Buenos Aires


Pizzaria maravilhosa em frente de onde estou hospedado


De cima pra baixo, ticket trem, onibus e anuncio de prostituta no orelhão.






Buzo e Marilda no Buzão




Aqui tem pessoas que ganham pra levar o cachorro dos outros para passear.

03/06/2011 - Buenos Aires - Argentina

3 comentários: