sábado, 17 de setembro de 2011

Entrevista com Alessandro Buzo sobre livro "Pelas Periferias do Brasil - VOL 5"

A jornalista Carla Moura (carla.moura2006@ig.com.br) de Guaratinguetá me entrevistou (Alessandro Buzo, organizador do obra) sobre o livro "Pelas Periferias do Brasil - VOL 5" que será lançado na terça (dia 20/09) no Bixiga em São Paulo, pro blog dela.
Tô republicando aqui porque ta chegando a hora do lançamento.....
Confira.


Alessandro Buzo, organizador da coletânea literária "Pelas Periferias do Brasil - Vol 5"

Como surgiu a ideia de fazer um livro que retratasse a periferia do Brasil?
Alessandro Buzo: A idéia surgiu quando passei a viajar pelo Brasil, todo lugar que eu ia (Maranhão, Goiais, Distrito Federal, não importa o lugar, sempre alguém dizia que também escrevia, mas só autores de São Paulo (na época, 2005, 2006, 2007...) estavam publicando, digo autores da periferia. Dai a idéia, uma coletânea literária com autores de 6 a 8 estados do país por edição. Desde 2007 publicamos uma edição por ano.

Quais as dificuldades você encontrou para realizar este trabalho?
Buzo: Mais prazer do que dificuldades, porque sempre teve apoio pra parte gráfica, primeiro foi a Ação Educativa e nos ultimos três anos o Centro Cultural da Espanha.

Como é feita a seleção dos autores para o livro?
Buzo: No estilo Buzo de ser..... pessoas que pediram pra participar, mescladas com outras que convidei, sempre procurando ter o máximo de mulheres possível. Geralmente são pessoas que estão no circuito dos saraus (ou não), esse ano um dos autores está preso, fui na penitenciária fazer uma atividade (Como Vai Seu Mundo c/ o Dexter) e conheci ele com um caderno cheio de textos, seu nome Cristiano, perguntei: - Quer ter um texto seu publicado no livro ? Ele é um dos 20 autores de 8 estados do VOL 5 de 2011.


No projeto Pelas Periferias do Brasil há escritores de diversos
parte do país, como você vê essa cena da literatura marginal nos
outros estados?

Buzo: Tem uma cena no nordeste, forme no repente, tem autores que publicaram no Rio de Janeiro, Brasília e só cresce, em São Paulo tem sarau de segunda à segunda. Todo dia é dia de poesia, de literatura.

Você já produziu o documentário Profissão MC, há alguma projeto em
transformar algum de seus livros em documentário?

Buzo: Se fosse fazer um doc. de algum livro meu seria "O TREM" que fala dos trens da zona leste de SP, mas o trem do livro não existe mais como era quando eu escrevi, mas ainda daria um ótimo documentario.
Espero que meu livro ficção "Guerreira" vire um filme, mas não eu fazer, algum outro cineasta.

Você já desenvolveu vários trabalhos com intuito de mostrar que a
perifeira não é só criminalidade, você sente que conseguiu atingir o
seu objetivo?

Buzo: Em partes, hoje tem muita coisa boa rolando, acontecendo.
Outras pessoas como eu estão no mesmo corre. Mas.....
A periferia é gigante em qualquer capital desse país e ainda tem muito a ser feito.



LANÇAMENTO nesta terça-feira, dia 20 de setembro de 2011 na Livraria Suburbano Convicto do Bixiga, Rua 13 de Maio, 70 - 2o and

Nenhum comentário:

Postar um comentário