domingo, 31 de dezembro de 2017

Literatura (é) a Cura. 30 livros lidos em 2017.



Acabo de ler, manhã de 31 de dezembro de 2017, o meu trigésimo livro do ANO: O Castelo de Vidro de Jeannette Walls (Globo Livros - 337 páginas).
Quero falar-lhes desse livro, mas antes, agradecer aos amigos Toni Nogueira e Célia Nogueira, por terem me dado o livro de presente de natal, uma que não esperava ganhar presente nenhum (em casa, esposa e filho, não damos presente em datas assim, damos presente qualquer dia). Agradecer também porque se eu entrasse numa LIVRARIA dificilmente eu compraria o livro, O Castelo de Vidro de Jeannette Walls , pela capa, apesar do título chamativo e a frase: O livro que inspirou o filme, nunca tinha ouvido falar nem do livro, nem do filme, que é claro que agora quero assistir. Obrigado amigos, estava precisando de um livro assim, que fuja 100% do tema periferia, cotidiano.
Só não fugi de biografias, que amo, O Castelo de Vidro é a biografia da autora, Jeannette Walls, uma história que ela quando progrediu, escondia, pra não lhe prejudicar no trabalho, na sociedade, difícil admitir que seus país tenham se tornado moradores de rua, depois meio que lideres de uma ocupação de moradia em NY, mas só o fim do livro é em NY, antes é no deserto dos EUA e nas montanhas, três partes, esses dois lugares e o fim em NY CITY.
Um livro sensacional e inspirador pro meu futuro como escritor.
Fiquei feliz de minha trajetória, biografia, eu mesmo ter escrito sem dor, sem traumas, nunca escondi que nasci e fui criado no Itaim Paulista, que amo aquele bairro afastado na zona leste de São Paulo, me orgulho de ser periférico, favelado.
Já, Jeannette Walls, tinha traumas, mas ela passou situações de extrema dificuldade, passou fome várias vezes, e mesmo que minha história seja dura, tenha largado as drogas por exemplo, já Jeannette Walls, não usou drogas, nem bebia (seu pai bebia por todos), mas ela sofreu mais que eu, e passou fome, eu no máximo, "quase" passei fome.
Feliz por ter lido 30 livros em 2017, não foi planejado fechar no último dia do ano, nem ser um numero inteiro "30", só aconteceu. Li 2.5 livros e meio por mês de média, queria e vou tentar ler o "DOBRO" em 2018, ou pelo menos "50", vamos ver, se isso acontecer eu terminaria o próximo ano, melhor e mais feliz ainda do que termino esse, no quesito "LITERATURA", como leitor, como autor, quero em 2018, lançar meu décimo quarto livro (É tipo... poesia), meu primeiro só de poesia.
Leiam, O Castelo de Vidro de Jeannette Walls, eu indico

***

LIVROS QUE O ESCRITOR "ALESSANDRO BUZO" LEU EM 2017.

(01) - FAVELA - Pra Quem viveu e viu de Alexandre Peppe (Giostri Editora - 192 páginas)
(02) - Esses Poetas - Uma Antologia dos Anos 90 de Heloisa Buarque de Hollanda. (Aeroplano - 320 páginas).
(03) - VIRTUOSE - Romance e Simpósio Textual Sobre a Redução da Maioridade Penal de Alba Atróz (Clube dos Autores - 266 páginas)
(04) - Na Década de Dez - Vol II de Augusto Cerqueira (Editora FiloCzar - 44 páginas)
(05) - Terra de Gente de Rás Sidmar (Editora APMC - 80 páginas)
(06) - Thaíde - 30 Anos Mandando a Letra, org. Gilberto Yoshinaga (Novo Século - 160 páginas)
(07) - CAROLINA de Sirlene Barbosa e João Pinheiro (Veneta - 128 páginas)
(08) - DesÓdio de Vagnerd Fernandes (Chiado Editora - 178 páginas)
(09) - ENTULHOS de Adriano de Almeida (Patuá Editora - 104 páginas)
(10) - Eu Sou Periferia de Michel Leite Viana (ICP - 104 páginas)
(11) - Isabela Não Me Convidou de Alexandre Peppe (Giostri Editora - 176 páginas)
(12) - O Filho da Empregada de Alessandro Buzo (Edicon - 120 páginas)
(13) - Santa Cruz - Uma favela no coração da capital da tecnologia de JB Magalhães (Scortecci - 112 páginas)
(14) - Poesia na Faixa - Antologia (Poetas do Tietê - 84 páginas)
(15) - Um Abrigo contra a Tempestade do Fuzzil (Academia Periférica de Letras - 68 páginas)
(16) - DEZ LUAS de Carolina Peixoto (20 páginas)
(17) - A Menina Que Não Gostava de Dormir de Tomás Whitaker Guidotti (infantil - 14 páginas), ilustrações Gianpaola W. Guidotti e Luiza Whitaker
(18) - Eu Sei Que Vou Te Amar de Arnaldo Jabor (Objetiva - 136 páginas)
(19) - Pensar e Viajar do Du Mc (Conecta Brasil - 48 páginas)
(20) - Construir, Ruir de Paulo D´Auria (Edições do Tietê - 190 páginas)
(21) - Histórias Narradas Por Apenas Seis Palavras de Hans Freudenthal (Edicon - 128 páginas)
(22) - A Voz do Alemão de Sabrina Abreu e Renê Silva (NVersos - 200 páginas)
(23) - Na Minha Pele de Lázaro Ramos (Objetiva - 152 páginas)
(24) - São Paulo em Palavras (Aquarela Brasileira, 160 páginas), coletânea, org. Wagner Merije, participação minha (Alessandro Buzo).
(25) - Justa Palavra HQ de Marcio Costa & Valter Luis (Limonada) - 48 páginas
(26) - Dente de Leão de Andrio Candido - 74 páginas.
(27) - Sorria, Você está na Rocinha. (Ed.Record - 402 páginas)
(28) - MENTE ABERTA de Akkanni Alves (Guismofews - 32 páginas)
(29) - Multiversos do Fanti (94 páginas)
(30) - O Castelo de Vidro de Jeannette Walls (Globo Livros - 337 páginas)

***

Agora vou ler: CIDADE DE DEUS - 50 ANOS. Coletânea FLUP HQ - Vol 2. (224 páginas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário