O Silêncio do Céu
Brasil - 2016 ‧ Drama ‧ 1h 42m
Direção: Marco Dutra
Com: Carolina Dieckmann e Leonardo Sbaraglia.
Roteiro: Sergio Bizzio, Lucia Puenzo, Caetano Gotardo
***
Surpreendente filme que começa na violência de um estupro, depois revela que o marido viu e não agiu, mas ele começa a investigar com intenção de se vingar.
Falas em português e espanhol, se passa em Montevidéu (Uruguay).
***
Mais sobre:
Uma cena de estupro. Dois homens se revezam na agressão sexual a Diana (Carolina Dieckmann). Eles ameaçam a vítima com uma arma, tapam a sua boca. A cena é longa, com a tensão ampliada pelo jogo de sons e luzes. O marido dela, Mario (Leonardo Sbaraglia), chega em casa e flagra o ato pela janela. Sem saber de que maneira interceder, não age. Ele testemunha escondido, até os agressores decidirem partir. Este filme começa da maneira mais difícil, tanto para o espectador quanto para a equipe, provavelmente. O início constitui um trauma de grande impacto. A narrativa que se segue busca colar os cacos deste momento.
O Silêncio do Céu - Adaptado do livro "Era El Cielo", de Sergio Bizzio, O Silêncio do Céu adquire tons cada vez mais surpreendentes e sombrios. Nenhum outro momento iguala o impacto da cena inicial – ainda bem – mas todos os instantes de silêncio carregam este segredo perturbador. O fator mais interessante da premissa é ver o trauma contado pelo ponto de vista do marido, e não da esposa agredida. Ela, estoica, finge que nada aconteceu - é Diana, inclusive, que pergunta ao marido se ele está bem quando os dois se falam ao telefone – enquanto ele começa a remoer a culpa por sua passividade e pela incompreensão ao sigilo da esposa. Aos poucos, a incomunicabilidade evidencia conflitos mais antigos do casal.
Texto: www.adorocinema.com
domingo, 1 de março de 2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário