sábado, 2 de março de 2013

Homenagem à Valentina Ljubtschenko



Alessandro Buzo e Valentina Ljubtschenko

UMA EDITORA ACOLHEDORA.
Por:
Alessandro Buzo

Salve meu povo, hoje quero fazer uma homenagem a uma pessoa importante na minha caminhada literária, falo da Valentina Ljubtschenko, proprietaria da Editora Edicon.
Porque da importancia.....
Cheguei até ela levado pelo alemão Thomas Mielehausen (não sei se o segundo nome está certo), ele é (ou era) agente de uma escritora da periferia, Claudia Canto da Cidade Tiradentes.
Eu era um autor (sem 1 real no bolso), trabalhando feito loko de vendedor de alimentos na Zona Cerealista de São Paulo, tinha publicado meu primeiro livro independente em 2000 e queria lançar o segundo, pronto desde 2002, e já estavamos em 2004.
Enfim..... o Thomas me levou até Valentina Ljubtschenko, numa rua entre a Av Paulista e a Praça 14 BIS na 9 de Hulho.
A editora tem uma lojinha na frente (hoje fechada) e o escritório em cima, é uma casa.
Falei pra Valentina os lugares que meu livro O TREM tinha me levado, algumas matérias de destaque na mídia, levei uns jornais, revistas.
Ela gostou de tudo, eu (naquela época) tinha muito mais visibilidade que os autores da casa, deixei ela impressionada de uma certa forma.
Mas a Edicon é uma editora pequena e faz o livro independente, cobra do autor pelos exemplares.
O diferencial é que só achava quem queria fazer 500, 1.000 livros e a Valentina tinha outra opção, rodar 500 capas e só 100 miolo do livro, lançava com os 100 exemplares e depois ia fazendo mais conforme a nescessidade, já tinha as capas.
Isso barateava o custo muito....
Mas tinha um problema, eu não tinha "nem isso".... apesar de trabalhar feito loko, ser sempre um dos 3, 4 primeiros em venda, ganhava pouco, salário fixo e MEIO % de comissão, depois 1%).
Eu casei em 1998 e meu filho nasceu em 2000..... 2004 eu estava endividado e sempre com a corda no pescoço, pegando trenzão lotado na zona leste, Itaim Paulista.
- VC tem esse dinheiro ? Perguntou Valentina Ljubtschenko referente aos 100 livros.
- Não tenho dinheiro algum.
- NADA ? Insistiu ela.
EU: - NADA.
Ela chamou no arrebento.
- Trabalha do que ?
- Vendo alimentos num atacadista/importadora na zona cerealista, vendo de tudo, de bacalhau a arroz, feijão.
Ela venho com a proposta.
- Fechado, me paga em alimento.
EU SURPRESO: - Como assim ?
ELA: - Em casa tem um batalhão de gente pra comer, aqui a gente faz almoço pra todos funcionários. (era uns 5).
- Mas.....
- Você me manda mil reais em alimentos e eu te dou mil reais em livro.
- Vou falar com meu patrão.
Quando escrevi meu primeiro livro, trabalhava no Atacadista São Paulo, quando lancei, trabalhava na Super do Brasil (que me ajudou no primeiro), agora trabalhava na Rua da Cantareira, na LOJIODICE e o dono era (ou é) o Seu Pedro.
Ele sabia que eu era escritor porque eu tinha saído meia pagina no ESTADÃO e ele era assinante, ficou impressionado quando a matéria saiu, porque nos empregos é prejudicial (pra mim) ficar falando de cultura, o foco tem que ser vender. Pra não se queimar com os patrão.
Expliquei pro Seu Pedro que tinha recebido tal proposta pra lançar meu segundo livro, ele apoiou, apesar de perguntar se eu tinha certeza que queria isso.
- Quero sim Seu Pedro, o senhor libera mil reais em alimentos e me desconta em 3 vezes.
Tirei o "PEDIDO" da Valentina Ljubtschenko .... azeite, arroz.... etc. Mandei entregar na casa dela.
Nesse mesmo esquema, além de lançar SUBURBANO CONVICTO - O COTIDIANO DO ITAIM PAULISTA (2004), lancei ainda O TREM (nova versão) em 2005, Guerreira em 2006 (depois saiu na Global em 2007).
Foram 3 livros seguidos, pagando em alimento, ficando devendo, mil e um rolo.
Mas sempre que vou na Edicon (até hoje), tem almoço na cozinha: - Se serve Buzo que VC é da casa.
Ela nunca foi o "MELHOR PREÇO", mas tem suas várias compensações, uma delas é VC diagramar junto da Valentina Ljubtschenko seu livro, fiz isso nos outros e agora no POETAS DO SARAU SUBURBANO - Vol 2.
Ia só publicar a fotos acima (de Marilda Borges), mas resolvi lhes contar essa história.


Alessandro Buzo é antes de todo o restante, um escritor..

www.buzo.com.br

2 comentários:

  1. Nossa Buzo emocionante, que corre em busca do seu sonho, é sempre bom ter gente de bem por perto, valeu!

    ResponderExcluir
  2. Bom relato, boa vivência! Bom passado é pra quem tem!!!

    Nelson Maca

    ResponderExcluir