domingo, 21 de setembro de 2014

Direito de resposta..... de ambos os lados.

Repercussão texto "Sou Mais VC Aranha" ....

Silvio Ramos
20 de setembro de 2014 11:23
Amigo, sou gremista e TOTALMENTE CONTRÁRIO A QUALQUER ATITUDE DE RACISMO e desaprovo aqueles que manifestaram injúrias raciais contra o goleiro do Santos (em jogo da copa do brasil). Estes não me representam! Mas discordo em parte de suas colocações. Discordo onde vc generaliza a torcida gremista e o rio grande do sul como racistas. Gostaria de lembrar que mesmo sendo vítima, o Aranha não tem o poder falar o que bem entende e não ser julgado. E é nesse ponto que começam as vaias de quinta. Aranha foi ao programa "Fantástico" da TV Globo e, em uma entrevista longa, disponível na internet, destilou um ódio aos gremistas e gaúchos de forma generalizada, como se todos fossemos racistas e desejássemos o seu mal. Ledo engano. Racistas existem em todos os lugares, em todas as torcidas, e o Grêmio e a grande maioria de seus adeptos – e gaúchos de outros times – apoiaram Aranha em sua causa em busca de justiça. Ele poderia se espelhar em outro jogador (Tinga) que passou por situação semelhante , que sofreu muito com o preconceito, e teve a grandeza de convidar a torcedora que gritou "macaco" para trabalhar na Central Única das Favelas (Cufa) e acompanhá-lo em palestras contra o preconceito. Ou seja tivesse o Aranha, aceito as desculpas da moça ou no mínimo levar em consideração que há poucos dias, o Grêmio tentou prestar uma homenagem ao goleiro, uma recepção especial no campo, um ato simbólico de paz e pedido de desculpas, talvez a recepção da torcida fosse outra. Mas ao recusar, e é direito dele se recusar a aceitar o manifesto de apoio, abre precedente para à revolta e à vaia. Pergunto ao amigo: o Aranha esperava (ou queria) mesmo ser recebido de outra forma na Arena Grêmio? Aranha deixou claro que não queria aproximação ao Grêmio e não gosta da entidade e sua torcida. E a torcida reagiu vaiando para deixar bem claro que não gosta do Aranha, não porque ele é negro, simplesmente por sua pessoa, seus atos. De que forma você acha que reagiria quem passa estes últimos dias, apanhando da mídia nacional, sendo massacrada pela crítica reage? Outras situações idênticas já foram registradas e não houve o mesmo tratamento nem mesma punição. A nação gremista NÃO É RACISTA. E o Grêmio não pode ser o culpado pela herança escravagista do passado brasileiro!

Buzo responde: Amigo Silvio, seu comentário diz: - Discordo onde vc generaliza a torcida gremista e o rio grande do sul como racistas.
O QUE EU DISSE NO MEU TEXTO, TENTANDO AO MÁXIMO NÃO GENERALIZAR: - O que dizer ontem de toda a torcida do Grêmio, que vaiou Aranha ?
Apoiam com isso os atos racistas de outrora, senão iriam apoiar Aranha e dizer ao Brasil e ao mundo, não, não somos racistas.
Perderam uma boa oportunidade......
Mas pelo menos mostraram sua verdadeira cara, a cara não da torcida do Grêmio, nem (só) do povo do Rio Grande do Sul, mas a cara do Brasil.

Destaco a parte final: - a cara não da torcida do Grêmio, nem (só) do povo do Rio Grande do Sul, mas a cara do Brasil.

OK, dito isso...... só complemento, acho que enquanto pessoas não pagarem, não muda.
Tenho um pouco de pena da Patrícia, só porque ela PAGOU SOZINHA, mas não estava sozinha na hora da ofensa, quanto a isso escrevi também.....
- Era pra dar o nome e mostrar a cara, de todos gremistas que ofenderam o Aranha no jogo anterior, não só ela, mas..... também ela.

É isso, aceito seus argumentos, quanto a Você ser gremista e não racista, mas não aceito você dizer que eu generalizei, porque isso não aconteceu.
Quanto ao Aranha, está mais que certo, foi ofendido e não quer desculpa, quer justiça.
Alessandro Buzo


Nenhum comentário:

Postar um comentário