sexta-feira, 19 de setembro de 2014

SOU MAIS VC "ARANHA" !!

Por: Alessandro Buzo



Quem me acompanha sabe que sou palmeirense, logo o que escrevo não tem nenhum envolvimento clubístico.
Quero declarar publicamente meu apoio irrestrito ao goleiro Aranha do Santos F.C.
Não bastasse os atos racistas que recebeu recentemente, não só da Patrícia, mas de pelo menos uns 10 gremistas.... depois do Pelé vir a público dizer que ele exagerou, devia ter deixado pra lá.... depois da agressora ir a programas de TV e quase virando a vítima, querendo ser UM MARCO na luta contra o racismo, blá blá blá.....
Ainda ontem (quinta 18/09/14) na volta a mesma Arena do Grêmio em Porto Alegre (RS), o goleiro foi insistentemente VAIADO e xingado (sem teor racista) que ninguém quer ter a privacidade devastada como teve a Patricia, que de verdade e justiça, só peca ai ela ter pago sozinha, era pra dar o nome e mostrar a cara, de todos gremistas que ofenderam o Aranha no jogo anterior, não só ela, mas..... também ela.
O que dizer ontem de toda a torcida do Grêmio, que vaiou Aranha ?
Apoiam com isso os atos racistas de outrora, senão iriam apoiar Aranha e dizer ao Brasil e ao mundo, não, não somos racistas.
Perderam uma boa oportunidade......
Mas pelo menos mostraram sua verdadeira cara, a cara não da torcida do Grêmio, nem (só) do povo do Rio Grande do Sul, mas a cara do Brasil.
De todas entrevistas do Aranha a frase que mais me marcou foi ele dizendo: - Minha família é testemunha, em prédios que já moramos, as pessoas não falavam com a gente, eles não nos aceitavam, eles nos toleravam porque podíamos pagar. Isso é triste, de verdade.
Só vim ao meu Blog e as redes sociais pra dizer pro Aranha: - Tô ligado que você ouve um Rap, faz parte do nosso time também, sou e acredito que falo por todo Hip Hop, Somos mais VC, craque Aranha.
DETALHE ONTEM: Ele fechou o gol, Grêmio 0x0 Santos.

Alessandro Buzo é escritor e cineasta
www.buzo10.blogspot.com

Twitter: @alessandrobuzo

2 comentários:

  1. O brasil é um país racista e hipócrita de nao aceitar isso , está no nosso passado , presente e muito provavelmente no nosso futuro.....

    ResponderExcluir
  2. Amigo, sou gremista e TOTALMENTE CONTRÁRIO A QUALQUER ATITUDE DE RACISMO e desaprovo aqueles que manifestaram injúrias raciais contra o goleiro do Santos (em jg da copa do brasil). Estes não me representam! Mas discordo em parte de suas colocações. Discordo onde vc generaliza a torcida gremista e o rio grande do sul como racistas. Gostaria de lembrar que mesmo sendo vítima, o Aranha não tem o poder falar o que bem entende e não ser julgado. E é nesse ponto que começam as vaias de quinta. Aranha foi ao programa "Fantástico" da TV Globo e, em uma entrevista longa, disponível na internet, destilou um ódio aos gremistas e gaúchos de forma generalizada, como se todos fossemos racistas e desejássemos o seu mal. Ledo engano. Racistas existem em todos os lugares, em todas as torcidas, e o Grêmio e a grande maioria de seus adeptos – e gaúchos de outros times – apoiaram Aranha em sua causa em busca de justiça. Ele poderia se espelhar em outro jogador (Tinga) que passou por situação semelhante , que sofreu muito com o preconceito, e teve a grandeza de convidar a torcedora que gritou "macaco" para trabalhar na Central Única das Favelas (Cufa) e acompanhá-lo em palestras contra o preconceito. Ou seja tivesse o Aranha, aceito as desculpas da moça ou no mínimo levar em consideração que há poucos dias, o Grêmio tentou prestar uma homenagem ao goleiro, uma recepção especial no campo, um ato simbólico de paz e pedido de desculpas, talvez a recepção da torcida fosse outra. Mas ao recusar, e é direito dele se recusar a aceitar o manifesto de apoio, abre precedente para à revolta e à vaia. Pergunto ao amigo: o Aranha esperava (ou queria) mesmo ser recebido de outra forma na Arena Gremio? Aranha deixou claro que não queria aproximação ao Grêmio e não gosta da entidade e sua torcida. E a torcida reagiu vaiando para deixar bem claro que não gosta do Aranha, não porque ele é negro, simplesmente por sua pessoa, seus atos. De que forma você acha que reagiria quem passa estes últimos dias, apanhando da mídia nacional, sendo massacrada pela crítica reage? Outras situações idênticas já foram registradas e não houve o mesmo tratamento nem mesma punição. A nação gremista NÃO É RACISTA. E o Grêmio não pode ser o culpado pela herança escravagista do passado brasileiro!

    ResponderExcluir