sexta-feira, 24 de abril de 2015

O que a mídia gosta de mostrar da periferia.

Por: Alessandro Buzo

Geralmente acordo todo dia bem cedo, fico na internet (fazendo mil coisas), lendo e escrevendo e vendo tele-jornais na TV.
Começo pelo Jornal do SBT Manhã que começa às 4h da manhã, ou SportvNews (quando teve jogos no dia anterior), às 5h passo pra Globo, vejo o H1, depois Bom Dia SP e Bom Dia Brasil, já cansado de tanta notícia ruim e dependendo da minha agenda do dia, as vezes vejo o Fala Brasil da Record.
Assim é minhas manhãs, faço café e fico twittando, atualizando Blogs e Redes Sociais e respondendo ou mandando emails. A TV ligada, as vezes não dou atenção e quando a matéria me chama a atenção, paro pra olhar.
Hoje era uma dessas manhãs (sexta 24/04/15), na minha casa no litoral.
No Jornal do SBT Manhã uma matéria sobre Funk Ostentação (chamado na matéria de Funk Ousadia), nela os MCs menores de idade como o MC Brinquedo (13 anos) e MC Pedrinho (12 anos) e suas letras proibidas que falam de sexo que eles ainda nem fizeram, sem graça o MC Brinquedo se diz virgem.
Outra coisa, ele cantou uma versão ligth de sua música pra repórter na sua casa, disse que a versão dos show não canta em casa em respeito a sua irmã e sua mãe.
Contradição enorme, as irmãs dos outros pode.
Na matéria fala ainda empresário e mãe, adultos que lucram com menores cantando pornografia.
A mãe ganhou um carrão, o menor de 13 anos pretende comprar um apartamentinho (palavras dele).
O empresário cuida de 14, ganha muito e admite.
Deu pra perceber que a matéria foi longa.
Com frequência SBT e Record fazem essas matérias do Funk.
Eu pergunto: - Porque a mídia ama mostrar isso ?
E mais: - Porque só mostra coisas ruins como os programas policialescos que pedem redução da maioridade penal, que elegia a polícia de São Paulo como se fosse boa.
Existe em São Paulo, pra combater a toda esse circulo vicioso (ontem no mesmo SBT Manhã o tema era: - Menores que engravidam em bailes funk e não sabem quem é o pai)..... enfim, pra combater isso e o crime, que é uma opção real nas quebradas, existe o Hip Hop, a Literatura, os saraus, os poetas, os sambas e vários projetos culturais que mostrei por 3 anos no SPTV.
Até esse espaço legítimo da periferia perdemos, o André Caramante (jornalista) quando era da FOLHA de S.PAULO mantinha uma coluna Hip Hop na revistinha DA HORA que vem aos domingos no Jornal Agora, perdemos um espaço atrás do outro pras coisas boas, em vez disso a mídia baba no funk ostentação como se fosse bom, além dos mcs ficando milionários, o que mais tem de bom ?
Mas são matérias atrás de matérias, o MC Guimé não sai da Globo, o Mc Gui não sai do SBT e Record, enfim.... tem espaço, um espaço que o Hip Hop nunca teve, parte por culpa do movimento que seguia a cartilha dos Racionais Mc´s e parte porque a mídia nunca quis mostrar, quer o Mano Brown justamente porque ele esnoba a mídia, mas não mostra os outros, mal mostram e dão espaço pra Emicida, Projota, Criolo.
As pessoas tem medo de sair na rua de tanto que o Datena e o corta pra mim diz que você vai ser roubado, morto. Com grandes chances de ser um menor.
Porque a mídia não mostra o lado bom ?
O medo da ibope e mantém pessoas em casa vendo TV ?
Será só por isso ? Ou tem alguma coisa pior por trás.
Existem mais de 100 saraus pela cidade, de jovens que se interessam por poesia e literatura, porque não mostram isso em matérias grandes como a do Funk ?
Existe um exército de escritores e escritoras nas periferias do Brasil e principalmente em São Paulo, alguém que nasceu e cresceu com tudo contra, estudando nas escolas públicas e lançam um livro, merecem ou não ter sua história contada.
Quando era novidade, Ferréz, Alessandro Buzo (eu mesmo), Sérgio Vaz e outros pioneiros, até tivemos algum espaço, mas agora, com dezenas ou centenas de autores, não mostram mais.
Quem não queria saber como Jennyfer Nascimento, Tubarão Dulixo, Jefferson Santana, Mel Duarte, Ni Brisant, Daniel Minchoni, Mano Ril, Marah Mends e tantos outros se tornaram escritores ? Não daria ótimas matérias ? Contar suas histórias de vida, como acabaram lançando livro ?
Mas ninguém mostra.
A mídia tenta parecer que se preocupam com a sociedade e o bem estar da população, mas na verdade mostram o que querem e quando querem....
Chega do lado ruim, do negativo.... precisa mostrar o que tem de opção pra fugir do circulo vicioso, pra que amanhã a gente não faça mais matérias sobre menores que engravidaram num baile e nem sabem que é o pai.

Alessandro Buzo
escritor

2 comentários: