sexta-feira, 24 de abril de 2015

Sobre a segunda parte de CHRISTIANE F., que muitos fãs nem sabe que existe.

RESENHA: EU, Christiane F.,A Vida Apesar de Tudo
Por: Alessandro Buzo



Li em dois dias, ou 48 horas (terça a noite à quinta a noite, 23/04/15) o livro: EU, Christiane F.,A Vida Apesar de Tudo de Christiane V. Felscherinow com Sonja Vukovic (Bertrand Brasil - 266 páginas).
O livro Christiane F., 13 Anos drogada e prostituída, foi um marco na minha vida. Me fez "voltar a ler" num período difícil, antes de eu me tornar escritor.
Li o primeiro livro duas vezes e devo ter visto o filme duas ou três vezes, a primeira num relançamento num pequeno cinema no centro de São Paulo, hoje um cine pornô.
Christiane F pra mim era um símbolo de entrada na literatura, mas o que aconteceu com o verdadeira Cristiane F (de Felscherinow) depois do que o livro mostrou ? Como ela estaria ? Será que se manteve limpa como o final do primeiro livro sugeria ? Sonja Vukovic, jornalista que escreveu essa segunda parte responde: - Sim, as drogas sempre fizeram e continuam fazendo parte de sua vida. Mas, justamente são apenas parte de sua vida.
Ela vive a mais de 30 anos do dinheiro que gera o seu best seller, traduzido pra diversos países e línguas. Mas esse sucesso muitas vezes incomoda ela, alguns fãs pedem pra tirar foto com ela, mas sabe que não queriam que seus filhos fossem amigos do filho dela, aliás Phillip, seu filho, foi algo importante que fez e apesar de ser uma super mãe, teve o menino retirado dela e isso a fez interromper quase uma década limpa.
Christiane F., diz: Depois de 35 anos, eu ainda estou viva. Quem poderia imaginar que um dia eu chegaria aos 51 anos.
A imprensa (principalmente alemã) não a faz gostar da fama, com matérias sensacionalistas e algumas vezes mentirosas.
A jornalista Sonja Vukovic conseguiu a atenção dela quando tocou seu interfone e como ela disse: - Deixa seu cartão ai, não aproveitou pra fazer como a maioria.....
Christiane diz: - Sonja foi a primeira jornalista a não se aproveitar da oportunidade e correr até minha porta. Não tentou olhar pelas frestas nem ficou perguntando aos vizinhos: Como é viver sob o mesmo teto que a Christiane F.
Com isso nos traz um livro que responde todas minhas dúvidas, não posso dizer que fiquei feliz lendo o livro e vendo que ela continuou fazendo na vida, péssimas escolhas como na adolescência, que usou muita droga depois do fim do primeiro livro que dava a entender que ela havia conseguido vencer as drogas. Ela é uma mulher que tem problemas de saúde por conta de vida desregrada, uma mãe boa que lida com o fato de ser famosa por ter se tornado pop star de várias gerações que conheciam sua história, mas não como continuava, agora sabemos.
Apesar dela não ter uma ótima relação com seus fãs, entende eles e sabe que por causa deles que vive a tanto tempo do que esse livro trouxe pra ela de bom.
Eu sou um fã dela assumido, agora mais ainda.... ela é de verdade, não é mais a garota de 13 anos drogada e prostituída, agora ela é uma mulher de 51 anos.
Queria um dia conhecer Christiane F., pessoalmente e dizer o quanto seu livro foi importante na minha vida.
É isso,

Alessandro Buzo
escritor


Nenhum comentário:

Postar um comentário