terça-feira, 13 de setembro de 2011

Porque o futebol é a paixão nacional

Só posso responder porque o futebol é a paixão nacional, falando por mim.
A primeira coisa que lembro sobre futebol é os mano da rua que eu morava em 1976 (estava com 4 anos) comemorando o título do Palmeiras, lembro muito vagamente disso, mas tenho certeza que neste dia descobri que era palmeirense.
Lembro as Copa do Mundo a partir de 1982, decoravamos a rua e assistiamos aos jogos juntos, tanto 76 quanto 82 eu tô falando do Jardim Olga no Itaim Paulista.
Depois vieram anos de sofrimento com a fila de 18 anos sem títulos do VERDÃO e olha que qualquer PAULISTÃO naquele tempo servia como GRANDE TÍTULO.
Depois da tempestade sempre vem a BONANÇA.
Saimos da fila em 1993 com 4x0 em cima do Corinthians, depois fomos BI PAULISTA, BI BRASILEIRO, Copa Rio SP, tudo junto e misturado, overdose de alegria.
Lembro de 1999 quando acabou a FINAL DA LIBERTADORES com o Palmeiras campeão, um pouco embriagado, vi o jogo no bar do cabral no Encosta Norte / Itaim Paulista..... acendi um FOGOS (ultimo da minha vida) VIRADO PRA BAIXO, Deus evitou uma tragédia, ele riscou meu corpo, não pegou em cheio no rosto que poderia ser até fatal.
Depois mais de 10 anos longe das arquibancadas, eis que volto a ir em jogos (menos classicos), porque meu filho Evandro de 11 anos virou um SUPER PALMEIRENSE.
São tantas histórias na memória que não tem como não gostar desse esporte.
Tentei gostar de BOXE, mas só consegui ser fã do TYSON.
Formula 1 era só no tempo do SENNA.
Basquete sem OSCAR MÃO SANTA, sem Hortencia e MAGIC PAULA, não consegui mais acompanhar.
MMA num curto, volei ??? As vezes um ou outro atleta de outros esportes fazem bonito e ficamos orgulhosos.
Mais eu gosto mesmo é de FUTEBOL.

Alessandro Buzo é escritor, cineasta e apresentador
www.buzo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário