quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Meus 40 anos. * Homenagem a Ocupação São João.

Tem gente que é tão pobre, que só tem dinheiro......
Não lembro onde li isso, mas gravei na mente.
O triste é que isso é a mais pura verdade.
Vejo com muita tristeza pessoas ricas, pedindo reintegração de Posse do prédios ocupados por famílias sem teto no centro de São Paulo.
Recentemente um deles foi reintegrado e as famílias jogadas na calçada.
Numa matéria da FOLHA DE S.PAULO, Julia, 7 anos, tentava ir a escola no dia seguinte ao despejo, acampada na calçada ela não tinha onde tomar banho e se arrumar, resolvido isso (tomou banho em outra ocupação) ela chega na escola, 10 minutos atrazada e encontra os portões fechados e não a deixaram entrar.
Lendo a matéria lembrei de outra garota, também criança, quando fui gravar o Sarau da Ocupa pro SPTV, o sonho da vida dela é ter um QUARTO só dela.
Hoje ela e a família moram em 1 comodo e banheiro, na Ocupação São João, a proxima da lista pros sangue suga, lutando pra não ser despejados nos proximos dias.
EU APOIO AS OCUPAÇÕES porque o aluguel está carríssimo em São Paulo e quem ganha um piso salarial, se pagar aluguel não come, quanto menos viaja, vai no cinema, shopping.
Moradia não é luxo, é direito. Ou pelo menos deveria ser.
As famílias de todas essas ocupações não querem morar de graça, ele querem fazer um acordo e pagar, dentro das suas condições.
Os prédios invadidos devem pra Prefeitura de SP mais do que seu valor comercial.
Acredito que com boa vontade, o governo tomaria esses imóveis e venderia pras famílias que ocuparam.
A sociedade com pressa pra tudo, julga sem conhecer.
Muita gente pensa que uma Ocupação é bagunça, drogas e bebidas.
Vá conhecer uma e descobrirá que é extremamente organizado, tem regras, direitos e deveres como qualquer bairro ou condomínio.
São famílias trabalhadoras, com crianças, que só querem morar, sem ser num barraco de favela ou debaixo de uma ponte.
Pessoas ricas no conforto do seu lar pede reintegração de posse e sem nenhum sentimento despejam 50, 60, 70 famílias.
Deus me livre ficar rico.
Hoje eu trabalho na TV, tenho uma livraria, lanço livros, faço filme.
Mas quero seguir assim, pagar minhas contas em dia já foi um sonho pra mim.
Conseguir fazer isso trabalhando com cultura, já é um luxo que conquistei nos meus 40 anos de vida. (Completo 40 anos dia 25/09/12).
Então hoje, o que vier é lucro.
Pra quem já andou de trem anos a fio, hoje ter meu carro, pagar em dia as prestações contando a cada mês quanto tempo falta pra acabar.
Pagar o aluguel em dia, porque também sou um sem teto.
Até um terreninho na praia eu tô pagando, sonhando em morar lá um dia.
Não quero muito mais do que isso, sonho claro, com uma casa própria, mas não muito mais do que isso.
Pra quem já foi viciado em cocaína, fez parte de torcida organizada, foi baloeiro.
Eu já venci na vida de deixar tudo isso no passado distante, não preciso ficar rico pra ter vencido.
Se meu sonho já foi pagar as contas em dia e não ser escravo de um patrão das 8h às 18h, então eu já realizei meu sonho.
Mais que isso é ter conhecido Buenos Aires, 12 estados do Brasil.
Ter lançado 10 livros, isso é mais que o meu sonho mais otimista 10 anos atrás.
Ser desprovido de ganância e manter minha humildade, mesmo com todo dia alguém me dizendo que me vê na TV, que é meu fã, dando os parabéns.
Quem já foi (EU) filho de empregada doméstica, vestiu roupa ganhada das patroa e comeu o pão que o diabo amassou nessa vida, não iria agora, prestes a completar 40 anos, mudar, se deslumbrar, pensar que é artista.
Eu sou a CONTRA INDICAÇÃO.
O QUE NÃO MATA FORTALECE e eu não morri.
Mas peço a Deus que nunca eu fique rico.
Alessandro Buzo
www.buzo.com.br

* Esse texto é uma homenagem a Ocupação São João e todas as outras.

Um comentário:

  1. Parabéns! Também penso assim..... as maiores riquezas da vida: é ter saúde, família, amigos, pessoas que nos querem bem... Poder caminhar em qualquer lugar e ser bem recebido... ver um show de um artista querido! Como diz o Gaspar (Záfrica Brasil): "a gente é rico só não tem as coisas!..." Um salve pra Ocupação São João de toda Família Du_Bod!

    ResponderExcluir