sexta-feira, 8 de abril de 2016

Crônica de um pré candidato.... leia até o final e comente.


Explicando (depois disso só desenhando).... o que é o ESTILO DE VIDA: Nóiz capota mais num breka.
Por: Alessandro Buzo
***
Nasci no Itaim Paulista em 1972, sempre fui de lá... mas nos anos 70 era tudo rua de terra, asfalto quando minha mãe e meu pai mudou pro Jd Olga, só na Estrada Dom João Nery, todas travessas eram rua de barro, inclusive a Rua Cinco, onde eu morava.
Naquele tempo quem fumava maconha era considerado bandido, quando a BARCA descia não precisava flagrante, só o cheiro de erva na mão e os cara iam se explicar pro delegado.
Eu ? Eu era só criança, não tinha video game, nem computadores, só jogar bola, soltar pião, bolinha de gude, uma tampa de panela virava rolante do carro imaginário, esconde escode, jogar taco e tantas outras diversão.
Pré Primário, depois venho a primeira série no Begbie.
Venho os jogos de futebol na rua de terra, com a bola caindo na valeta de esgoto a céu aberto, quando asfaltou nos anos 80, parecia que tinha todo mundo ficado rico.
Com 13, 14 anos, meu pai foi embora e nunca mais voltou (leia-se, nunca mais ajudou $$$) e nós que éramos um dos melhorzinhos da rua e termos financeiros (meu pai tinha bons empregos, volks, GM)... ficamos pobres de dar dó.
Minha mãe linda e guerreira, Luzia Buzo, de dona de casa virou doméstica e eu, larguei os estudos e fui trabalhar no centro de SP, em 1985, com 13 anos.... peguei trem lotado mais de 20 anos.... tive todo tipo de patrão, emprego e alguns anos depois comecei a usar cocaína.... usei droga por mais de 10 anos...
Do nada (até no lixão nasce flor), por acaso, escrevi e publiquei independente no ano de 2000, um livro.
Um livro denuncia contra a CPTM, denunciando o dia a dia sofrido do povo...
O livro, o Hip Hop e minha família, casei em 1998 e tivemos um filho também em 2000, esses três fatores mudaram minha vida.
O livro trouxe novas possibilidades e sem saber ajudava a criar a Literatura Marginal, era um dos primeiros autores da periferia a publicam, hoje são centenas, quem sabe em breve milhares.
O Hip Hop me deu o NORTE, a direção, me mostrou de que lado da sociedade eu estava e que aqui era cada um por si e Deus por todos...
Já meu filho, virou desde 22 de Março de 2000, o maior motivo de inspiração pra mim trabalhar e termos uma vida melhor, por ele faço e faria qualquer coisa.
Pouco antes, havia largado as drogas..... por amor a uma mulher chamada Marilda.
De lá pra cá, muita água passou por debaixo da ponte, lancei 12 livros, fiz outros nove coletâneas, fiz um filme de sucesso, montei livraria, sarau, trabalhei na TV, quem diria... que o menino pobre do Jd Olga, depois Encosta Norte, depois Camargo Velho.... iria pras telas da Globo, por 147 vezes entre 2011 à 2014, mostrar a periferia que tanto conhece pro público do SPTV.
Fui pra Globo sabendo que iriam me chamar de vendido, etc...
Mas fui sabendo que um BOM TRABALHO falaria por si só e não teria que ficar dando satisfação, nunca deixei de fazer nada pelo que iriam falar de mim, porque nunca, ninguém me deu nada, tive que conquistar cada progresso em minha vida, tomando porrada da vida, do sistema.
Fiquei 3 anos na Globo, não pagando de global... sabia que tinha "prazo de validade" minha estadia, era tipo uma cota. Mas usei ela muito bem, só projeto mil grau pude mostrar, até quem não gostava da Globo aceitava gravar porque era comigo.
Podia seguir minha vida assim, de projeto em projeto, de livro em livro, pagando as contas com ou sem salário da TV... mas....
Eis que um convite, vindo de uma pessoa que tem meu máximo respeito surge..... bagunça o planejamento pessoal que estava traçado.....
Negar um chamamento da Leci Brandão não dá né...
Ser candidato, sempre achei que os "nossos" deveriam tentar, mas "EU" ?
Sim, sou pré candidato a vereador por São Paulo em 2016.
Não pra ser mais um, mas pra seguir tumultuando e fazendo a diferença, porque aqui não curte favela, sou a favela em pessoa.
Conheço os extremos da cidade e o povo me conhece.... sei o que precisa, o que queremos pra nós, pro nosso povo...
Chega dos mesmos, agora é "NÓIZ POR NÓIZ" porque aqui Nóiz Capota Mais Num Breka..... se duvidar, é só fazer o DNA.
Alessandro Buzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário