domingo, 27 de novembro de 2016

Série Buzo e o Rap Nacional.


Homenageado: RZO


***
Vários malucos só, família RZO.... ou RAPAZIADA DA ZONA OESTE.
Minha ligação com o RZO vem do início da minha carreira como escritor.
Em 2000 lancei meu primeiro livro, O Trem - Baseado em Fatos Reais, falando do trenzão da zona leste de SP.
Coloquei nas páginas do livro (sem pedir autorização), a letra da música O TREM do RZO, com os devidos créditos.
Antes de lancar, a Revista Rap Brasil (tinha mandado um fax lá), mandou a Juliana Penha (primeira matéria dela pra revista), cobrir o livro.
Dei a entrevista e pedi o telefone do RZO, me passaram, liguei.
- Alô
- Salve, é do RZO ?
- É sim, qual a fita tio. Dizia o Davi do Gueto.
Expliquei que tinha escrito um livro do trem e colocado a letra da música, ai ele me disse,
- Você não ligou pra pedir autorização, ligou pra que então.
Disse que o lançamento era 24 de dezembro e queria saber se alguém do RZO poderia ir.
- Vou ver com os cara, me retorna amanhã.
Liguei de novo e ele me disse: - O Sandrão disse que vai, sóo mandar um carro buscar ele.
- Fechado, me passa o endereço. Combinamos horário.
Liguei de novo e ele me disse: - O Sandrão disse que vai, só mandar um carro buscar ele.
- Fechado, me passa o endereço. Combinamos o horário e boa.
Só um detalhe, eu não tinha carro e nem dinheiro pra bancar alguém pra ir, buscar e levar.
Pensei, a única chance é eu pedir pra alguém que curta rap e tenha carro.
Falei com o Zumba Rasta, ele não tinha carro, mas vários amigos dele tinha.
Quando falei: - Sabe meu livro, preciso buscar e depois levar o Sandrão do RZO lá em Pirituba.
- EU VOU, deixa na minha responsa.
E assim foi...
Lembra aquela matéria da RAP BRASIL, ainda deu tempo de sair com um foto eu e o Sandrão no lançamento.
Depois disso, fui convidado pra conhecer a LAJE DA CASA DO HELIÃO, onde o RZO ensaiava.
Lá foi minha faculdade de Rap, conheci todo o grupo Helião, Sandrão, DJ Cia, Negra Li e todos que colavam como a Dina Di, DBS, Tom RHK entre outros.
Um dia, sem dinheiro, telefone quase pra ser cortado por falta de pagamento, ele tocou. Era o Helião, me convidando pra ir na LAJE, iam fazer as fotos do encarte do CD "Evolução é uma Coisa", dia tal.
Só com a passagem do trem pra ir e voltar, fui....
Cheguei cedo, não tinha ninguém ainda, fui de pé da casa do Helião, até a casa do Sandrão, no caminho vimos uma fogueira "armada" e apagada, ela acabou entrando na foto central do encarte, e eu estou nessa foto histórica pro Rap Nacional.
O lance inesquecível do dia foi o Helião me chamar, entre uns 30 que tinha na laje, pra almoçar com ele e esposa.
- EU ? Perguntei.
- Lógico, você chegou cedo, mora longe, os cara ai se vira.
Almoçamos, não pelo prato de comida sem eu ter um real no bolso pra comer, mas ali, pela atitude, seria eternamente grato ao Helião, além do convite pra estar ali nas fotos.
O tempo passou, teve outros momentos, rolês, gravei com o RZO, antes de parar, pro primeiro quadro em 2008 pro Buzão do Manos e Minas.
Depois gravei com o Sandrão em Pirituba pro SPTV.
Tive mais rolês com o Sandrão, foram vários, mas lembro com carinho ter trombado o Helião em Buenos Aires (ele com os Racionais), nós tinhamos ido fazer sarau no mesmo evento, Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, o encontro foi na porta do hotel, nós saindo e eles chegando. Ideia que fazia tempo que não nos víamos.
O RZO é sem dúvida o grupo que mais admiro no Rap, me sinto fazendo parte do bagulho.
Assim que é... sem proceder, não para em pé.
Alessandro Buzo



Nenhum comentário:

Postar um comentário