sábado, 20 de março de 2010

Estamos de luto, morreu Dina Di, a Rainha do RAP Nacional



Banner: Site Rap Nacional
Depoimentos abaixo: Site Bocada Forte

A família Hip-Hop brasileira presta sua homenagem

"Essa notícia foi um baque e deixou meu sábado muito triste. Dina Di foi uma grande representante do rap feminino e brasileiro. Uma guerreira muito importante, que fez as mulheres ganharem mais respeito na cena. Com a perda dela, todos nós perdemos um pouco da nossa força. Espero que, agora, ela consiga a paz que todos nós procuramos."
(Thaide)

"Dina Di foi uma pessoa muito batalhadora, mãe dedicada e muito talentosa no rap. Viveu uma realidade difícil e venceu. Uma pessoa maravilhosa e de muito carisma. Tive a honra de conhecê-la e participar de eventos junto com ela, que abriu portas para outras mulheres no Hip-Hop. Desejo muita força à família dela. Fica o exemplo de uma guerreira que sempre segurou a onda."
(Nelson Triunfo)

"Triste demais! Dina Di: mulher, irmã, mãe e grande artista. O Hip-Hop perde muito e o Brasil, mais ainda! Esteja em um bom lugar, amiga!"
(GOG, via Twitter)

"Conheci a Vivian há 17 anos. Foi amiga, parceira, e demos muita risadas na vida. Com certeza ela irá deixar muitas saudades. Peço a Deus que tenha muito cuidado com ela. Uma grande mãe, mulher e irmã, assim é como vou definir esta guerreira chamada Dina Di. Agora, fica a lição de amar e respeitar quando se está perto, pois depois ficam somente as saudades."
(Japão - Viela 17)

"Guerreira, pioneira, rimadora, mãe, esposa. Humana. Respeito e Paz pra Dina Di."
(Kamau)

"Dina Di foi um incentivo moral pra todas as mulheres que estão no Rap hoje levar a diante o seu sonho, ela é a prova de que mulher também pode fazer um bom Rap, ela tem uma história de garra e muita luta, venceu vários obstáculos e sem dúvidas é e sempre será um grande ícone pra nós, tanto mulheres como também para os homens!”
(Lya - As Donnas)

"Não cheguei a conviver com a Dina Di, mas sempre fui fã dessa guerreira. Uma mulher de muita luta, fibra, que sempre foi linha de frente e nunca deixou a peteca cair. Ela foi um exemplo de poesia positiva que levou e ainda vai levar esperança para muita gente. Pena que, em vida, ela não recebeu o reconhecimento à altura do que merecia."
(Criolo Doido)

"Para grande parte dos MCs brasileiros, e eu me incluo nesta lista, Dina Di foi e continuará sendo uma grande influência. O Visão de Rua foi um marco no rap brasileiro, principalmente pelo pioneirismo de colocar a voz feminina na cena. Ela foi uma guerreira de muita voz ativa, que nos deixa como herança músicas muito bonitas e sentimentais."
(MC Rashid)

"Perdemos uma grande mulher, que representou muito dentro da cultura Hip-Hop, com talento e personalidade. Dina Di deixa um grande legado pras pessoas e sempre será uma forte referência na nossa cultura. Deixo meus sentimentos aos familiares e às pessoas próximas dela. Dina Di, que Deus a tenha."
(Sombra)

"A primeira mulher que ouvi fazendo rap nacional foi a Rúbia do RPW e, na sequência, a Dina Di. Pude conhecê-la pessoalmente numa oportunidade no Rio de Janeiro, mais foi um papo rápido, em que o tempo só me permitiu dar um disco do Daganja e falar o quanto as letras delas foram importantes para minha formação no rap. Não acredito que a vida acabe com a matéria, espíritos guerreiros como o dela tendem a voltar logo. Uma pena ela não ter feito show na Bahia. Muita luz e respeito a todos."
(Blequimobiu - Versu2)

"Esta foi uma perda grande pro rap brasileiro. Como pessoa, ela foi uma guerreira que passou por várias dificuldades de cabeça erguida. É triste vermos ela partir ainda tão jovem, mas sua mensagem e sua música nunca vão morrer. Lamento muito e espero que Deus cuide dela e conforte seus familiares."
(Alessandro Buzo)

"Ela era não só uma voz feminina dentro do rap, mas a própria voz do rap. Uma guerreira que ajudou o rap a chegar onde está hoje e que encantou muita gente com suas letras. É muito triste perdermos uma poeta das ruas. Desejo muita força à família dela e à família que ela deixou no rap, na qual eu me incluo. Espero que ela esteja bem e, de onde estiver, sei que ela quer que o rap continue e que a gente prossiga levando o rap a sério, como ela sempre levou."
(DJ Marco)

"Esta foi uma grande perda pro Hip-Hop. Dina Di foi uma pessoa que contribuiu muito com a cultura de rua, que trouxe uma cara feminina com poesias contundentes, reflexivas, e opinião firme. Graças a ela, as mulheres deixaram de ser coadjuvantes no rap, porque ela foi uma protagonista, uma divisora de águas no rap brasileiro e exemplo pra muita gente. Toda a Pau-de-dá-em-doido lamenta muito. E que isso sirva de alerta para o Hip-Hop valorizar as pessoas em vida, porque, perto do que ela representou e da importância que teve, o que ela conquistou foi pouco."
(Enézimo)

"Sem sombra de dúvida, Dina Di foi a mulher que mais inspirou as meninas do Hip-Hop a seguirem não só na música, como também no engajamento político, com muita seriedade. Ela vai ser sempre a musa inspiradora de quem faz Hip-Hop de qualidade e com atitude. Esta foi uma perda terrível em um momento em que o Hip-Hop tem que se repensar. Que descanse em paz. E que seus familiares tenham força e fiquem felizes porque conviveram com uma guerreira batalhadora e iluminada, que cumpriu sua missão com muita garra e humildade."
(Markão - DMN)

"Convivi pouco com a Dina Di, mas sei que ela teve uma história de vida difícil, perdeu a mãe de forma trágica e foi uma guerreira, prosseguiu na batalha e venceu. Agora, ela faleceu ao colocar uma filha no mundo. Torço para que essa menina siga os passos da mãe, que seja guerreira como ela, que tenha a mesma determinação e consciência. Lamento muito, mas temos que pensar que a morte é ruim só para quem fica, ela faz parte da vida. Espero que a família da Dina Di seja forte neste momento e entenda que ela fez a parte dela e deve estar em um bom lugar."
(Zulu King Nino Brown - Universal Zulu Nation)

"Uma mulher que superou toda as adversidades da vida. Mesmo com problemas, sempre se mostrou competente com o trampo e estava feliz em ser mãe. Calaram o grito de uma grande guerreira."
(Edd Wheeler)

"Quando eu ouvi falar de Hip-Hop, eu ouvi Dina Di. Achava incrível como uma mulher estava no mesmo nível de equidade que os homens dentro da cultura, com presença e respeito de homens e mulheres, admirei de primeira e foi essa postura que abriu caminho para outras rapperes entrarem nesta cena com respeito. Mulher de raça que amou o Hip-Hop como amou a sua própria vida. Ficamos mas próximas há um ano e comprovei o quão guerreira, verdadeira e extraordinária Dina Di foi e continuará sendo. Eu aqui no Rio de Janeiro, juntamente com todas as outras mulheres guerreiras do Brasil manteremos a memória e o trabalho da Dina Di vivos. E como a Dina gostava de pontuar: É hora de Avançar... Dina Di na Ativa!"
(Re.fem)

"Conheci a Dina Di pessoalmente em 2003. Apesar de estar sempre com a cara fechada em seus sons e videos, ela era uma mulher de bom coração. Em novembro, no Hutuz 2009, foi a última vez que conversei com ela, as expectativas dela para o 2010 eram as melhores possíveis. Infelizmente ela se foi, infelizmente pessoas de bom coração sempre se vão bem cedo. Deixou para todos o seu legado, suas músicas e mostrou que mesmo entre pedras, lama, cascalho, sempre é possível o nascimento de uma flor. Desejo Luz para esta passagem dela e inteligência para as pessoas que ficaram e estarão conduzindo a vida dos menores que ela deixou. Oracões são sempre bem vindas neste momento."
(B.Dog - Rapevolusom)

"Dina Di não foi a primeria mulher a cantar Rap, mas com certeza foi a que mais se destacou. Rompeu barreiras, como mulher, com a música e mostrou para toda uma geração do Rap, que uma mulher pode fazer o que imaginar. Teve um vida que daria um filme e foi uma das artistas mais autênticas que conheci. Escrevendo uma letra de Rap foi um dos maiores talentos que já vi. Apesar da sua habilidade para outros ritmos musicais sempre apostou e insistiu pelo Rap. Um exemplo de luta e de um trabalho bem feito. Que infelizmente se foi quando sua vida finalmente tinha se tornado mais tranquila. Fazer letras como a Viviane é para poucos seja homem ou mulher. Uma perda incomparável para o Rap. Descanse em paz, depois de uma vida de muitas tristezas. Força e Luz para o Thok e sua familia."
(Alexandre de Maio)

14 comentários:

  1. EU CONHECI A DINA AINDA NO VISÃO DE RUA, NO INICIO DA CARREIRA, PASSEAMOS POR SANTANA POIS ERA UM PRAZER TÊ-LA ALÍ DO LADO, UM ÍCONE! eRA COMEÇO DO CÓDIGO FATAL E JÁ TINHAMOS COMPANHIA DE UMA GUERREIRA DE PESO DO RAP NACIONAL APOIANDO. FICA COM DEUS! ESTARÁ PARA TODO SEMPRE ENTRE NÓS.

    B.A
    CÓDIGO FATAL

    ResponderExcluir
  2. Tô muito triste e indignada com a morte da Dina Di. Ela foi uma guerreira e uma grande inspiração. Quando conheci o hip hop, a conheci como grande revolução no rap feminino.
    Fiz uma pequena homenagem a ela: http://jessicabalbino.blogspot.com/2010/03/dina-di.html
    minha alma chora ...

    ResponderExcluir
  3. ñ tive o prazer de conhece la pessoalmente, mas sem sombra de duvida,sua morte foi um duro golpe p rap nacional, vendo pelo lado bom, ela acabou de se tornar uma estrela de brilho incomensurável, p continuar nos enviando energia positiva e sabedoria p governarmos o rap nacional com mais união, Di esteja onde vc estiver, a luta continua, como p nós vc continua viva, trabalhe em paz, RJ...

    ResponderExcluir
  4. eu um grande fã dessa guerreira do rap fiquei muito abalado com a nóticia lamentalvelmente triste que foi a morte dessa rainha.apesar de não ter conhecido voce pessualmente vc vai sempre estar viva na mente e no coração de todos os amantes do ritmo e poesia.não se preocupe a paz um dia vai reinar.fique com os anjos......(elijhonson-belo jardim-pe)

    ResponderExcluir
  5. salve salve realmente o Rap está de luto tenho 30 anos e praticamente creçi ouvindo essa rainha querrera do Rap sou do Grupo $tilo Vagabundo de São paulo tenho uma mina tambem no meu grupo q curtiu muito dina di tambem consertesa o Rap está firido + ñ estamos mortos pesso q os grupos de rap incentivem nossas minas para o mundo do Hip-Hop pois ñ podemos deixar um nome desse como Dina Di se esquesar pelo tempo q tanto fez pela nossas mulheres e pelo Rap Nacional...

    Ass:Granada $tilo Vagabundo e Familia CiTi-Mafia da Zona Leste de São paulo ...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. É muito triste perder uma pessoa tão maravilhosa cocmo a Viviane,nos conhecemos desde criança sua carreira começou quando ela montou um grupo de dança ,que se chamava Devaster Dance eramos em mais de 20 meninas ela era nossa instrutora de dança descanse em paz Dina Di que tempo bom que não volta nunca mais,mas Deus te chamou para vivier aao lado dele vou sentir muito sua falta das irmãs Sueli e Suzana de Campinas

    ResponderExcluir
  8. Um talento incrível, uma voz inconfundível, uma humildade ímpar, um carinho com o publico como poucos têm, um compromisso com o Rap (...) fazia da Dina uma pessoa e principalmente uma Mc completa. Costumam dizer que só quando morrem, aparecem os “heróis”. A Dina se mostrou exceção, quando a morte se tornará o complemento do que era. O Rap Nacional perdeu uma militante, uma expectadora, uma aliada, um exemplo...Uma heroína. Que agora vai ser lembrada da mesma forma que era em vida, simplesmente como a DINA DI, como a filha do Rei. Não vou me prolongar muito, a Vanguarda está de luto e as lágrimas são de saudades. E vou deixar uma frase que a Dina me disse que é bem simples, mas simboliza como o Rap tem que ser.

    ResponderExcluir
  9. estamos de luto morreu a maio cantora de rap do mundo as letras dela era inteligente ea voz sem palavras maravilhosa
    perdemos uma guerreira uma rainha do rap
    luana

    ResponderExcluir
  10. realmente o rap teve uma perca tragica de uma guerreira, não tive o prazer de conhecela pessoalmente mais reconheço a historia e a correria de vida dela q foi um pouco trite mais ela foi querreira do começo ao fim esteja em paz guerreira e tenho certeza ques foi deus que mandou le pegar por que ele ta presizando de um anjo querreiro assim como vc foi, não se trombei com vc aqui na terra mais pretendo se trombar com vc no céu descanse em paz querreira e q deus o tenha!!!

    douglas rapper sergipano !!!

    ResponderExcluir
  11. DINA DI FOI COM FOI É E SEMPRE SERÁ UM EXEMPLO A SER SEGUIDO SAUDADES DE + DEIMYLI

    ResponderExcluir
  12. Já se passou um bom tempo,más quando escuto uma música dela,não tem como pensar que ela se foi,pois ainda é uma coisa muito viva,ela será eternamente a diva do rap nacional.

    ResponderExcluir
  13. OLHAI POR NÓS, QUERIDA DINA!!!

    ResponderExcluir