sábado, 21 de maio de 2011

Depois da fama....antes da grana.

Por: Alessandro Buzo

Até acredito que sou meio famoso, só ontem umas 3 pessoas me parou e perguntou: - Você não é o Buzão do Manos e Minas ?
Cada vez mais pessoas me reconhecem, pelo trampo que faço desde 2008 na TV Cultura, porque leu um livro meu, foi numa edição do Favela Toma Conta, do Sarau Suburbano ou simplesmente conhece da internet, meu BLOG é atualizado DIARIAMENTE a anos.
Enfim... conhece porque são 10 anos de carreira e dos BOY até nas favelas, estive em todo lugar que você possa imaginar.
Hoje vivo só de cultura e pago minhas contas em dia, com certeza uma vitória, você poder fazer o que gosta, viajar bastante, esse mês já estive em Poços de Caldas, Belo Horizonte e daqui a algumas horas Rio de Janeiro.
Sou nascido e criado no Itaim Paulista e me orgulho disso, dai venho o nome Suburbano Convicto, comecei escrever falando dos trens da linha 12 da CPTM, que liga o Brás à Calmon Viana e passa em Itaim CITY Pta. Hoje ando de avião, sempre com o contratante pagando, a unica vez que PAGUEI pra andar de avião foi uma vez que estava no Rio de Janeiro e voltei de avião porque meu filho nunca tinha andado em um.
Mas com todo esse progresso, não mudei em nada. Continuo gostando das mesmas coisas e lugares, ando de condução em SP na direta, não tenho carro.
Essa parada é muito loka, geralmente se mede o progresso da pessoa pelo carro que tem, pra esse sistema ca(pe)talista eu sou um fracassado, pois nunca tive carro.
Mas é engraçado porque esse assunto tem várias etapas..... primeiro não tinha carro porque não tinha condições financeiras pra ter um.
Quando poderia comprar, como milhares de brasileiro, pagando a duras penas, eu OPTEI em não ter. Segui não querendo quando poderia comprar um na boa.
Só agora que decidi que preciso e pela primeira vez na vida QUERO ter um carro, não sobra tempo pra tirar habilitação.
Como eu ando de buzão, metrô, trem. É comum alguns que me reconhecem e não acreditam que sou eu mesmo, não esperam ver o cara da TV no Buzão, esses dias um mano até arrastou (sem maldade da parte dele), mas arrastou.
Acho da hora quando me param pra conversar, eu passo e o segurança do banco (que é de quebrada) diz: - Salve Manos e Minas.
Em Poços uma garota venho e pediu: - Posso te dar um abraço ? Eu: - Pode.
Ela abraçou e disse: - Amo demais seu trabalho.
Tem gente que pira com o filme Profissão MC, outros com o livro "Guerreira" ...agora o "Hip Hop - Dentro do Movimento" tem se destacado, fora mais de 50 quadros exibidos na TV Cultura, no Manos e Minas, em 3 anos na casa.
Por isso que eu digo, estou na fase: - Depois da fama ..... antes da grana.
Reclamando ? Tô não.
Já trabalhei o mês todo pra ganhar menos de mil reais por mês (maioria esmagadora da população), hoje me orgulho de ganhar até mais que isso pra fazer uma palestra. Tendo saído da favela e nem ter o diploma do segundo grau.
Mas eu lutei com as armas que me deram, unicas que estavam ao meu alcance além do oitão e da escopeta e essas armas são o Hip Hop e a Literatura.
Nada contra se um dia eu ficar rico, mas não fiquei.
Hoje me orgulho de pagar as contas (são muitas......) em dia. E ainda de vez em quando guardar um troco pra realizar meu sonho de consumo, ter uma casa própria, pra eu olhar pro teto e dizer: - É meu.
Deixar ao menos isso pro meu filho.
Mas vai eu parar de trabalhar, se os sonhos e conquistas não caem por terra.
Ninguém vê o tanto que eu corro, pra manter a Suburbano Convicto na ativa, disposição, não existe outra palavra.
Se a consequencia de tanto trabalho for dinheiro, vem com a minha cota que tenho família pra cuidar.
Mas sem nunca esquecer minha origens, sem nunca deixar de focar meu trampo nas comunidades.
Senão vira (SÓ) artista e eu nem tô interessado.
REAFIRMO AQUI...unicos lugares que dispensaria ir (se fosse convidado), era no BBB e na Ilha de Caras e na DASLU, tirando esses, tô nem vendo, vou eu todo lugar.
Hotel bom, praia, avião. Pode pá no meu nome que é tudo nosso.
Não espante se me ver um dia do outro lado da ponte e no outro na favela (faço parte dela) e sempre estou nela.
De mim esperavam tudo, que eu fosse um trabalhador de carteira assinada, que virasse bandido, só não esperavam me tornasse escritor, cineasta, apresentador de TV.
Quando aos bico e zé povinho, tô nem vendo.
Onde eles estavam a menos de 10 anos atrás quando quase passei fome de tão sem dinheiro que eu estava.
Morei 10 anos em 2 comodos e nunca foi um zé ruela desse perguntar se estava apertado: - Agora vem dizer Bla Bla Bla ?
Tô nem vendo, mês que vem minha primeira viagem internacional, aqui do lado na Argentina, mas vai pra grupo não que minha meta é conhecer 10 países, nem que seja nos proximos 10 anos.
Difícil subir, mais ainda se manter em cima, mas o palavra de ordem é TRABALHO, foco na missão.
Missão 1 - CASA
O resto é lucro. Como diria o Ferréz: - De sofrimento já basta meu passado.
Mas onde eu estiver, sempre vou ser o ALEMÃO do Itaim Paulista que virou BUZO depois dos livros e será acima de tudo....sempre.....um "Suburbano Convicto".
É engraçado e até complicado viver: - Depois da fama e antes da grana.

Alessandro Buzo é escritor
www.buzo.com.br

20 comentários:

  1. Parabéns por permanecer fiel a cultura. Um carro é só um meio de transporte, não precisamos ser o proprietário, e isto você já tem. Cada vez tenho mais vontade de ir no Suburbano conhecer a caverna deste Guerreiro...Idalice

    ResponderExcluir
  2. Gostei Buzão...
    Independe do que for nunca se venda, Surbubano Convicto SEMPRE!!!

    Bless Max Griot

    ResponderExcluir
  3. É nóis mano Buzo... Quando eu te encontrar posso tirar uma foto contigo? kkkkkkk.
    Parabéns por tudo mano, parabéns bem não, é isso mesmo você é um guerreiro que vem construindo uma História que não precisaremos esperar entrar nos livros didáticos ou até mesmo de especialistas pra saber disso, pois você já É o cara e que respeito muito.
    Saudações a nós das Periferias por ter vc e tantos outros companheiros/as nos representando onde for, zl é aqui e em qualquer LUGAR...
    Abracios, fui.

    xXx

    ResponderExcluir
  4. Seu corre nos dá mto orgulho! É isso ai companheiro vai conquistar o mundo! Vc merece!
    bjão

    ResponderExcluir
  5. A PERIFERIA SÓ TEM A AGRADECER IRMÃO!!!MUITA PAZ PRA VOÇÊ TODA FAMÍLIA!!
    @DJFIREBR

    ResponderExcluir
  6. Sou suspeita. Conheço sua história, seu corre e admiro demais. Ler depoimentos como esse me dão força de seguir adiante ! É engraçado, mas acontece o mesmo comigo. O povo me vê no busão e fala: vc não é a mina da TV? vc não é a escritora?
    Eles acham que por isso temos que estar de carro, de celular de último modelo, de roupa de marca, etc, e o buraco é mais embaixo. Vem a fama, e cadê a grana?
    Ainda faço parte da maioria esmagadora da população, mas, luto para viver e propagar a cultura. Acho que tô conseguindo e vc é fonte de inspiração.
    adoro-te

    ResponderExcluir
  7. Mestre Buzão, disse tudo! Eu vejo dessa forma também: melhorar de vida não é pecado, desde que isso seja feito com trabalho honesto, sem pisar em ninguém e sem perder a humildade. Vc é um grande exemplo disso e merece muito mais conquistas ainda. Eu me orgulho de conhecê-lo e, quando algum idiota falar merda sobre hip-hop, poder citar seu nome como exemplo de alguém que venceu, continua vencendo e nunca precisou "prostituir" sua arte ou vender sua alma. Vida longa, Mestre!!!

    ResponderExcluir
  8. Quem é é quem não é cabelo avoa!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns irmão muitos de nós se identificaram com certeza com seu corre. D.F.A.G. = Entre universos paralelos. vlw!!!

    ResponderExcluir
  10. Onde habita a verdade .. a mentira nao tem vez.
    Com fama, com grana...muda o mundo, mas o justo permanece da mesma maneira de antes.
    Isso é resiliencia.

    Abração meu irmao
    Cezinha Cruzz

    ResponderExcluir
  11. Em Fortaleza-Ce acompanho de perto o corre do meu parceiro Felipe Rima e vivemos e sentimos na pele exatamente o que citou. Parabéns pelo texto estamos por aqui em busca do nosso!

    Att,

    Evelyne Andrade e Felipe Rima

    ResponderExcluir
  12. Tamo junto nessa luta guerreiro! Desde o zine boletim do kaos e do ideia quente!!!! Parabens pra vc, sua mulher e seu filho tem muito orgulho de ti, vcs são merecedores! Conte comigo! Do seu parceiro Renan Inquerito

    ResponderExcluir
  13. Parabéns professor... pelas contistas, sonhos realizados... Deus há de acrecentar mais a sua vida em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  14. Pois é Buzo, ser artista e ativista parece ser coisa para poucos. E manter a relação entre militância e mercado não é algo fácil. Muito menos equilibrar simplicidade e auto-afirmação. A vida é feita de escolhas e muitas vezes essas escolhas são impulsionadas mais pela necessidade do que pelo desejo. Esse foi meu caso aqui na Bahia. São mais de 17 anos de dedicação ao movimento, mas se hoje tenho um AP e um carro não foi o H2 que me deu e sim o investimento nos estudos, principalmente chamado “superior”. Eu sonho e trabalho pra que um dia o hip-hop possa pagar nossas contas. Por isso que o Simples Rap’ortagem idealizou em 2006 a “Campanha Nacional Cadê o Cachê?” que deu uma nova dimensão profissional, pelo menos para gente. Conseguir pagar suas contas fazendo aquilo que gosta é sem dúvida coisa pra poucos. O SimplesRap ta na busca. Seu caso não é privilégio e sim conquista, que envolveu escolhas e cada qual paga o preço por elas. Pra mim, sucesso e fama são coisas diferentes. Sucesso muito de nós tem. Sucesso é processo, fama é resultado passageiro que tem que saber aproveitar. Na Bahia, em Sampa ou qualquer parte do país sempre haverá os convictos do bem que semeou e semeia. Na busca por mudanças, as vezes o caminho é o mesmo, o que se difere são as estratégias né isso. Status pode ser algo ruim, mas pode ser algo positivo tb. Vejo seu nome na segunda opção!

    Saudações baianas

    Jorge Hilton
    Simples Rap’ortagem

    ResponderExcluir
  15. Salve Jorge Hilton.....bem loko seu email.
    A campanha CADê O CHACHÊ eu vi o logo, acho que foi o Preto Michel do Pará que me mostrou.
    Agradeço suas palavras e saiba que vc ter 17 anos no movimento e hoje ter AP, CARRO, sem ter sido o movimento que te deu, teve que estudar e trabalhar e PARALELO a isso ainda fazer e viver Hip Hop, é muito foda também.
    O que não pode é não dar de um lado e vc não encarar do outro.
    Mas vc é vitorioso, vejo seu nome com STATUS na segunda opção.
    Tamo junto, qualquer hora dessas a gente se vê na Bahia ou em sampa.
    VALEU A TODOS QUE COMENTARAM.... Debate também é preciso.
    Alessandro Buzo
    www.buzo.com.br

    ResponderExcluir
  16. É isso aí. Correndo pelo certo e não deixando subir pra cabeça. Fazendo na quebrada pelo Hip-Hop para não se limitando a isso. Indo além. Mostrando que a periferia pode fazer a sua própria cena e crescer com isso. Buzo é exemplo de que é possível.

    ResponderExcluir
  17. Foco na missão sempre, é isso ae Buzo se orgulhe cada vez mais do seu trampo, fazendo a diferença no Hip Hop, escrevendo a história.. E naquelas, foda-se a zépovinhada, só você sabe o que passou pra chegar até onde chegou. Infelizmente é natural da humanidade, nessa p... de sistema crescer o olho e falar mal quando vê alguém da Perifa conquistando uma condição financeira melhor, mantendo o caráter e nunca esquecendo de onde veio!
    Parabéns cara, e deixe que sua trajetória cale a boca dos pipoca!

    ResponderExcluir
  18. tirei uns minutos da guerra minha pra falar da sua guerra vc é inspiração irmão eu te considero muito tenho vc como idolo e juntamente com a jessica são inspiração pra qualquer um, te respeito , admiração,companheirismo,responsabilidade,verdadee corre pelo certo de verdade.
    Mano tu conheçe um pouco da minha historia e o pouco da minha historia poucos sabem porem vc sabe.
    e sei um pouco de seus corres que são sempre correndo pelo certo.
    eu sinceramente espero que vc consiga tudo que deseja A sua essencia é de vencedor e nada mais do que a vitoria sempre é o que desejo.
    um abraço meu amigo,irmão do seu fã André Vasconcelos

    ResponderExcluir
  19. Putz Buzo...é bem por ai mesmo...o povo vê as pinga que bebe...mas os tombos e a disposição são poucos que reconhecem...siga seu caminho, sua verdade...como já dizia a música do Capital: se eu for ligar para o que vão falar: NÃO FAÇO NADA!
    @danimarastreet

    ResponderExcluir