quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ontem no Seminário Estética da Periferia

Realizado em parceria pelo CCE_SP e pela Ação Educativa, o Seminário é composto por sessões de debate que visam discutir a cultura produzida nas periferias das regiões metropolitanas brasileiras, em especial a de São Paulo, pelo olhar da criação artística e, portanto, da estética.
As discussões partirão de trabalhos acadêmicos selecionados entre 293 teses e dissertações existentes no Brasil, defendidas nos últimos 10 anos.
Organização CCE_SP e Ação Educativa.


ONTEM NO SEMINÁRIO
Um dos temas do seminário Estética da Periferia ontem, foi justamente o porque discutir a "ESTÉTICA"....
Na mesa com Alessandro Buzo, Erica Peçanha, Ferréz, Adriana Barbosa (Feira Preta) e Jailson de Souza e Silva (Observatório das Favelas-RJ), com mediação: Miguel de Castro Pérez (Centro Cultural da Espanha).
Teve vários momentos bacanas, microfone aberto com preciosas participações do público que era 50% de universitários e pessoas da classe média em geral e 50% de manos e minas da periferia, ligados a produção cultural como Capulanas, Brasa, Marginaliaria, Tenda, Quilombaque entre outros. Isso eu achei importante de verdade, a gente ocupar os eventos e não fugirmos da discussão, seja quando é em território periférico ou no Ibirapuera como foi ontem.
Aproveitei a cena, pessoas influentes e disse que na verdade é muita discussão e pouco investimento pra quem já faz produção.
Venho uma pessoa do Céu Jaçana, muito aberto e parcerias, mas falou em nome de todos os Céus e fui obrigado a deixar claro que achei muito difícil o contato nas duas vezes que utilizei o CÉU para realizar o FAVELA TOMA CONTA (Veredas e Curuça). Ferréz também disse que os mano do RAP na Sul encontram resistência.
Enfim, paralelamente discutimos vários assuntos nas 4 horas de mesa.
Quanto a Estética, discutimos mais o porque desse nome no seminário do que propriamente se existe uma estética, enfim....
A Adriana se emocionou no final, dizendo que se entrega totalmente ao seu projeto e se priva de coisas importantes pra poder continuar tendo tempo, muito bonito suas palavras.
Ferréz como sempre falou coisas importantes, Erica Peçanha trouxe numeros e resultados de sua pesquisa de anos.
O Jailson do RIO de Janeiro, mostrou que existe diferenças entre o cotidiano paulista e carioca.
Acho que todo debate é sempre válido, melhor do que não discutirmos os assuntos.
Hoje ainda tem 2 mesas, uma 9h30 e outra 14h30
Nomes de manhã como Gaspar (Z´Africa), Jeferson De, Gil Marçal entre outros.
A tarde tem GOG, Numa Ciro (RJ) e muita gente bacana.
Pena minha fotografa/assessora/esposa Marilda Borges não ter podido me acompanhar como sempre, fico assim.....sem imagens, se achar alguma, publico depois....



Ultimo dia hoje, 4 mai | 9h às 18h (dias 3 e 4)
Local Pavilhão das Culturas Brasileira - Parque do Ibirapuera.
Av Pedro Álvares Cabral, s/nº - Vila Mariana, São Paulo SP
Contato Flávia 3151 2333 ramal 166

+ info www.acaoeducativa.org.br/estetica

Data 2 a 4 mai
Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário