quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Buzo 10 Anos - História 9 (penúltima)

A série de crônicas sobre meus 10 anos de carreira, só podia mesmo ter 10 edições.
Logo esse é o penultimo e no décimo vou falar do futuro.
Mas antes, agora, queria falar da minha estréia e meu um ano e meio na TV Cultura.
Cheguei até lá porque o Sérgio GAG escreveu o projeto de um programa do Buzão, com 30 minutos. A DGT Filmes apresentou o projeto na TV.
Isso era final de 2007,início de 2008. Em fevereiro ou março de 2008 a TV Cultura entrou em contato, diziam que o quadro Mano à Mano que o Rappin Hood tinha no Programa Metrópolis ia se tornar o Programa Manos e Minas e se a gente não queria adaptar nosso programa, transformar num quadro de 4 minutos, aceitamos e caimos pra dentro, fizemos um piloto na minha quebrada, Itaim Paulista.....como o piloto não foi pro ar, depois voltamos pra gravar de novo.
Já no programa de estréia do Manos e Minas, em 07 de Maio de 2008, o Buzão - Circular Periférico estava lá e nosso rolê teve o Michel da Silva do Sarau Elo da Corrente de acompanhante e foi em Pirituba, falamos com os manos do RZO entre outros bang.
O quadro é o seguinte, chegar de BUZÃO de linha (que circula mesmo) numa quebrada e alguém do local mostrar o que tem de bacana e vez ou outra uma denuncia quando cabe.
Já no segundo quadro exibido a gente tinha uma entrevista agendada com o MV Bill pro Programa Suburbano Convicto que eu tinha no Site da DGT Filmes, na época entrevistei Rappin Hood, De Menos Crime, Thaíde, Jamal, Toni Nogueira, Rosana Brows, Dina Di entre outros...ai seria o MV Bill e pintou o quadro, estavamos na TV, ligamos pro Bill pra saber se a nossa gravação em vez de ser pro Site, podia ser pro Manos e Minas, ele achou da hora e fizemos.
Um rolê na sede da CUFA na CDD e entrevista com MV Bill.
Chegamos chegando na TV, primeiro quadro RZO, agora MV Bill.
Terceiro quadro exibido, Parque Bristol, com meu mano Terno que mostrou o esporte clube Favela e a sede do Maloca espaço cultural.
O quarto quadro exibido voltamos ao Itaim Paulista onde gravamos o piloto, de novo o acompanhante foi o sambista Beto Guilherme.
Mostramos o Sebo Mutante, cena Rap na Favela do Tijuco com Tribunal mcs e Função Pobre Loko.
No 5o Buzão fomos a Zona Sul, num rolê com Sérgio Vaz nós mostramos 3 super eventos, Cooperifa, Samba da Hora e Panelafro, mil grau, foi a única vez que fomos 3 vezes no local gravar, porque cada evento era num dia da semana.
6o Buzão, rolê com Trutty no Jardim Brasil, esticamos ainda pra sede do 9 de julho onde falamos com Edi Rock que joga no time e mora na comunidade. Colou uma rapa do Rap da Zona Norte.
7o Buzão, com o Prof.de Skate Sandro Testa, fomos a Fundação Casa - Unidade Itaquera, ver o que os internos estavam aprendendo na oficina. Loko.
8o quadro em Osasco, o graffiteiro Dingos nos levou ao Eremin, que ele coordena, no Arte da Lata e num estudio de música. Rolê da hora.
O 9o Buzão foi uma festa, colamos num domingão no Jardim Leme, acompanhar, acompanhados do Funk Buia (Z´Africa), ver um jogo da tradicional Ponte Preta doi Jd Leme, foi mil grau, participação de outros integrantes do Z´Africa, graffite com o CONG, Zinho Trindade chegou na poesia, Sniper e muitos outros, a comunidade fecha com o time 100% e lota o campo, o jogo nesse dia foi 6x0 o que só aumentou a festa, sensação de estar bem, foi um dos melhores quadros que fizemos, outros bem lokos vieram, mas o Jd Leme está guardado no coração.
10o Buzão fizemos em casa, como a produtora DGT Filmes é no Bixiga (onde hoje tenho uma livraria no mesmo prédio), foi na periferia do centro que colamos e ninguém melhor do que o presidente Thobias da VAI VAI pra nos mostrar a cena, teve capoeira na VAI VAI, Festa Querupita e Box do Garrido. Show.
11o Buzão com o escritor Sacolinha em Suzano, no Alto Tietê, extremo leste, ver a força do coletivo Literatura no Brasil nas escolas.
Buzão 12, Itapevi, com o Tom do Função RHK a vende presenciou uma outra festa muito loka, Hip Hop na Quadra, grande energia positiva, nesse rolê conheci um mano que virou grande amigo, o Tubarão de Santos que estava no evento expondo a arte da DU LIXO.
Buzão 13, fomos a quebrada do Heliópolis, na Pilões mostramos a Biblioteca na casa do escritor Robson Canto e depois o projeto social numa quadra, com crianças e por fim a Imperador do Ipiranga, nosso acompanhante foi o Fanti Manumilde, e na Imperador trocamos idéia com o Rappin Hood, apresentador do programa.
Buzão 14, zona leste com o Carlão Guerreiro da Leste, que nos mostrou um point dos manos numa cabelereira, também a ABEVIC onde o EliEfi fazia projeto antes de ir morar nos EUA, por fim o Samba da Tenda no CDC Tide Setubal.
Buzão 15, lembro que quando começamos, pessoas disseram.........mas será que depois de meia duzia de programas vocês vão ter o que mostrar.......Num tem idéia de como as quebradas fervem culturalmente, porque a mídia não mostra, olha só, a gente teve que entrar na mídia para mostrar. voltando ao decimo quinto quadro, fomos à Praia Grande ver o que a Andrea MF tinha pra nos mostrar, da hora.
16o Buzão, Paraisópolis, com o Guga Brown, rolê da hora pela favela, de novo nos sentimos totalmente em casa.
o 17o e ultimo de 2008 foi um especial, saimos do Bixiga num BUZÃO, sentido Itaim Paulista, dentro uma festa com samba e freestyle com vários acompanhantes do Buzão no ano.
Expectativa de 2008 para 2009, o programa ia bem internamente na TV Cultura e grande expectativa para uma grande segunda temporada e nós da DGT a milhão, grande repercussão do quadro nas ruas.
Janeiro e fevereiro de 2009 rolou reprises dos melhores programas de 2008, rolou vários Buzão de novo. Isso é que chamo de vale a pena ver de novo.
Voltamos inédito dia 21 de março de 2009 e o Buzão foi até Caieiras na grande SP, o Graffiteiro Bonga nos mostrou os agitos que rolam por lá, com direito a denúncia numa pista de skate abandonada.
Na sequencia fomos ao ABC, Walter Limoanada numa rolê em São Bernardo do Campo. Muito da hora. Esse foi o ultimo programa com o Rappin Hood no Manos e Minas, ele deixava a casa atrás de novos desafios e virou um grande amigo meu, esteve em dois Buzão, Heliópolis e Especial do Fim de Ano.
O primeiro quadro que foi pro ar com Thaíde de apresentador no programa, fizemos com o rapper WX que nos mostrou a Baixada do Glicério, Buzão 20, rolê mil grau, um quadro que gosto bastante.
Lembrando que todos podem ser vistos no YOUTUBE, busque: buzao dgt
O Buzão numero 21 foi um mega rolê nas favelas da zona sul onde andava Sabotage.
Entramos pelo Jabaquara com o Daniel Locutor numero 1, que nos acompanhou numa série de comunidades até chegar no Canão (no Brooklin), 90% do rolê só por dentro das comunidades, já tinha ido uma vez, quando escrevi a matéria dos 4 anos sem Sabotage (já são 7), conhecia tudo que iria ver, mas emociona estar junto com amigos e parentes do Sabotage. Outro inesquecível de ter feito.
Buzão 22 foi super especial, estivemos cobrindo o Show do Dexter (que agora virou CD e vem DVD ai), tinha vários convidados e falamos com alguns como GOG, Paula Lima e outros, cenas do show e muito mais, um quadro maior, em dois blocos de 3 minutos, eu e o DJ Fábio Rogério da 105FM eramos os apresentadores do show. Inesquecível. Falamos com o Dexter, grande nome do Rap Naqcional.
Buzão 23, centro, Praça da Sê com Delcio Teobaldo (autor de Pivetim) e participação especial de Esmeralda do Carmo Ortiz (Porque Não Dancei), ex menor das ruas, viciada em crack e hoje recuperada. Tema sério, 50 anos da Declaração do Direito das Crianças.
Buzão de numero 24, fomos com o Nino Brown na Casa de Hip Hop de Diadema, rolê lá sempre é muito bom, o lugar tem muita energia positiva.
Quem apostava que iriamos não ter assunto, dançou...........quem achou que o Programa Manos e Minas não vingaria, se enganou. Seguimos, o quadro e o programa.
No Buzão 25, estivemos com a Da Antiga que mostrou a cena cultural e social do bairro Vila Itaim, pra quem não conhece é vizinho do Jardim Romano que infelismente ficou famoso por estar, ou ter ficado, 60 dias debaixo d´agua.
Outro quadro peculiar foi o Buzão 26, na Comunidade Nelson Cruz, do lado de onde por anos foi a Febem Tatuapé, o quadro onde vimos de perto uma forte repressão policial, polícia pra todo lado, encarando as pessoas, dando geral, no meio da filmagem um PM desceu de arma em punho e fez que corria atrás de alguém, ficamos todos olhando, até aparece no quadro. Mas o que valia mesmo a pena mostrar é o trabalho do nosso acompanhante Dudu, o grupo de dança com crianças e jovens da comunidade, o Radiotron que é muito bacana, de verdade, já estiveram no favela toma conta.
Os proximos 3 quadros a gente caiu na estrada, primeiro foi na Baixada onde acompanhados do Tubarão (Du Lixo) no Marapé, Santos. Mostramos uma cena bacana, rolê monstro e quadro bem loko.
Buzão 29......................Campinas com o mano TIM, que nos mostrou a Casa de Hip Hop da cidade.
Ainda no interior paulista, fomos até Sumaré (vizinho de Campinas) e fizemos um rolê com o Douglas do Realidade Cruel, fizemos também uma entrevista com ele. Icone do Rap Nacional, com milhares de seguidores pelo Brasil.
BUZÃO numero 30 !!!!!! Jardim Pery na Zona Norte de SP, rolê da hora com o Cesar do CA.GE.BE., projetos a mil nas vielas e becos do Pery.
Buzão 31, de volta pra estrada, fomos até Piracicaba, um rolê muito bacana de ter feito, uma cena cultural verdadeira e um lugar muito bonito.
32...........Morro Doce, com Dill mostrando o que rola no CEU Morro Doce, ali perto de Osasco, beirando a rodovia.
Buzão 33 - Morro do Querosene, com os manos do Poesia Maloqueirista, ali no Butantã um local que respira cultura.
Buzão 34 - Fomos até Ermelino Matarazzo, o Chapéu da Rádio Filó nos mostrou os agitos desse bairro no extremo leste, inclusive a rádio e o trabalho de teatro e literatura que o professor e poeta Rodrigo Ciríaco, faz, muito bacana mesmo.
Penultimo de 2009, Buzão 35...............o Val do Opni nos mostrou a cena em São Matheus, de novo na leste, com a DRR, sede do Opni e Berço do Samaba de São Matheus, ainda volto ao bar do TIMAIA, curtir um samba, tomar uma breja e comer um salmão na brasa, ou um espetinho de camarão, divino.
Ultimo de 2009...............Buzão numero 36, Vila Brasilândia, com o Vagnão do Sarau da Brasa, quadro loko, muita cultura e participação do grande poeta Carlos de Assupção.
Assim fechamos o ano de 2009..................agora preparados para seguir com o Buzão - Circular Periférico, que em 2010 vem com muito mais, depois do carnaval vamos voltar a gravar. Bom ano a todos manos e todas minas.
www.buzao.blogger.com.br
buzao@tvcultura.com.br
alessandrobuzo@terra.com.br

Alessandro Buzo, o Buzão.
Nóis q ta
www.buzo10.blogspot.com


Foto do Buzão (santos)........Tubarão de verde

* No ultimo texto das Crônicas...Buzo 10 Anos, vamos falar do futuro, o que vem por ai, sonhos altos e pés no chão.

* COMENTE: O que vc acha do Buzão da TV Cultura e do Manos e Minas ........

Nenhum comentário:

Postar um comentário