sexta-feira, 25 de março de 2011

Mundo Globalizado

Por: Alessandro Buzo

Muita coisa mudou do tempo do vinil.
Do tempo do Fanzine via carta social (R$ 0,01).
Era mais pessoal, você conhecia alguém e trocava fanzines, escrevia carta, tinha que ir no correio postar.
E a satisfação de receber uma carta, não tinha preço, o carteiro passar e te jogar na mão uma missiva, olhar o remetente e ver que venho de longe, de outros estados, ou mesmo de uma outra quebrada de SP.
Troquei carta com pessoas que até hoje estão na luta, a Landy (hoje esposa do escritor Sacolinha), o proprio Sacolinha, Elizandra Souza, Dimenor do Bristol, Dudu de Morro Agudo (Enraizados), Dexter (Exilado), Walter Limonada, Billy (Penapolis) e tantos outros, até do Mano Brown eu já recebi carta.
Era sempre uma satisfação quando chegava uma, os anexos, a carta escrita a mão, mostrava nas palavras a personalidade e atenção da pessoa, bem diferente do email.
Hoje no MUNDO GLOBALIZADO é tudo mais fácil, rápido e pratico, mas perdeu o pessoal, ficou tudo com cara de spam.
Você recebia um Flyer de um evento, era quase uma convocação pra guerra. Hoje chega 30 por dia no email, MSN (nem uso), Orkkut (nem tenho), Twitter (@Alessandrobuzo), Facebook (Alessandro Buzo)..... mas vc é só mais um dos "SEGUIDORES" a receber, ou está no Mailling de alguém.
Tem muito grupo de Rap que não acompanhou a modernização e paga caro por isso, hoje é tudo on line (até os contratantes).
Eu como sou nego véio, criado quando as ruas do Itaim Paulista era de terra (Salve Rua 5 no Jd Olga onde cresci), comendo pastel na feira e jogando bola nas vielas.
Beira de campo, me tornei um centroavante goleador, todos diziam que era CAGADA, mas todo jogo eu deixava um Gol pelo menos.
Puta saudades de pessoas, lugares, cenas que ficaram na memória.
Triste lembrar dos vários que ficaram pelo caminho.
Me chocou muito um mano chamado Pardal, que jogava bola junto e da fuga com uma mobilete roubada, com a ROTA na bota, bateu de frente num onibus e morreu.
Infelismente foram vários que cairam na truque do sistema, foi pro arrebento pra ter uma moto, um tenis da NIKE, uns pano da moda.
Quantos outros não desandou nas drogas (eu cai e voltei). Mas outros foram até o final (cadeia, morte ou simplesmente ficaram tirados de nóia).
A droga ainda (cada vez mais) está em alta na quebrada, muitas MENINAS (fato raro no meu tempo) tão nessa, muito moleque de 14, 15 anos perdendo a vida, saúde e tempo com alcool, drogas e modinhas.
Cola quinta e sexta a noite, em frente a Casa de Cultura do Itaim Paulista e vai ver do que eu tô falando, jovens sen conteúdo e o pai, mãe....onde estarão.
Cada um cada um, mas nos dias de hoje, onde os pais ficam 12 horas fora de casa, entre trabalho e condução, os filhos estão crescendo sem rumo.
No meu tempo a polícia descia a Rua Cinco e só o cheiro de maconha na mão rendia uma delegacia e se bobear ainda assinava um 16 sem flagrante, só o cheiro. Isso na década de 80. Mas foi nos anos 90 que eu caí, não fiz vestibular na maconha, fui direto no pó, cheirei muitas carreiras por uns 6, 7 anos. No fim da minha carreira de drogado eu fumava mesclado (maconha misturado com crack).
Graças a Deus, tive forças de sair, de dizer Não.
Importante nesse processo, ter me apaixonado pela minha esposa Marilda Borges (esse ano são 13 anos de casamento e ainda estamos em lua de mel), o Hip Hop e a Literatura.
Casei em 1998 já livre das drogas e do cigarro. Ou o cigarro foi pouco depois.
2000 então, quando meu filho nasceu, e lancei meu primeiro livro. Fui teletransportado pra outro mundo, da cultura e dois pai que não abandona, corre junto com o filho.
Minha vida hoje é 100% Literatura e Hip Hop. 100% Família. 100% amigos verdadeiros (poucos) e camaradas (vários).
Claro que não tô de chapéu e vejo uma pá de invejoso, que pobre tem que morrer pobre. Porque você progride um tantinho e já vem zé porva crescer o zóio.
Mas fé em Deus que ele é justo, cada um paga pelos seus pecados.
A rua cobra também, então papo reto não faz curva e mantem a conduta.
Eu ando hoje (a trabalho) por várias quebradas desse país.
Me orgulho de mostrar partes dela na TV onde tenho um quadro no Manos e Minas da TV Cultura.
Me orgulho de ser "referência" pra quem me acha referência, meu orgulho dos meus livros, do meu filme, de tudo que eu faço, mas sem esquecer nunca da onde eu vim.
Sou favela até depois do final, se duvidar é só fazer o DNA.
Romantico sim, saudades do estilo malandreado dos anos 80, das cartaz com fanzine sim.
Mas ligado no 220 nos barato atual também, nos email, blogs, twitter, facebook e o que mais vier ai pela frente. Vamos escrever livro, fazer filme, usar as tecnologia sem deixar elas nos usar.
Prezo mais 3 mil amigo do FACE, outros 2 mil e tanto do Twitter.
Mais ainda os que aparecer no mundo real, quando menos se espera o @sempreandre vira o ANDRE VASCONCELOS no Sarau Suburbano, o @criadasruas vira o gente boa do VATO.
É isso. Mundo Globalizado, mas sem perder a ternura jamais.

www.buzo.com.br

12 comentários:

  1. é isso ai meu mano buzo faço das suas palavras as minhas...muito axé!

    ResponderExcluir
  2. é disso que tô falando.....
    Compartilhando .."Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade." Eclesiastes 12:8
    Façamos do Hoje um aperto de mão, uma ligada no celular, e quem sabe aquele café ou almoço..Alguém tá precisando desta Atitude Hoje.
    A vida está passando e não podemos perder a oportunidade de trocar a idéia AO VIVO...o momento é Agora e só depende de nós realizar...Valeu pelo texto oportuno, guerreiro....logo, logo seremos avós e nossos filhos tem que estar ligado nesta Idéia...que é Forte.
    DEUS é BOM
    Almir Lima
    @siteoprodutor

    ResponderExcluir
  3. Buzo vc é um exemplo e eu te considero como referência. Faço questão de apresentar seu trabalho a quem cruza o meu caminho e percebo que se depender e mim e de tantos outros guerreiros essa essência NUNCA vai morrer! Fé em Deus que ele e justo e fé nos filhos do mundo Globalizado, que mesmo podendo ser acomodados acordam pra fazer diferente e a diferença! Obrigada pelo texto, me motivou e ultimamente é disso que venho precisando!

    ResponderExcluir
  4. Buzo, parabéns! Amei seu artigo! Por um momento viajei em minha imaginação e até me emocionei, sério.

    Vejo que você é escritor e poeta. Eu gosto de poesia e tento escrever. Atualmente só tenho escrito sobre negócios, TI, GC, Inovação, marketing, ..., mas talvez um dia, se Deus quiser escreverei algo do coração para corações, e não só de mente para mente.

    Obrigado por ter me chamado à leitura pelo Twitter.

    Att. @neigrando

    ResponderExcluir
  5. o bang é loco né mano se para no tempo vira nostalgia...
    me lembrei agora de um fato ow a uns 10 anos atras ou menos eu vi seu livro numa revista de rap e como "noia" de livros que sou se mosca leio ate bula de remedio hehehe pensei pow como vou consegui esse livro na época morava la no interiorzão vale do ribeira resumindo 10 anos dp eu pego o livro direto na mão do escritor isso que é loko né mano até msm o jornal boletin do kaos te enviei um email comentando e tal que me lembrava o extinto estação hip hop que chegava pra nois via correio pow aquilo era loko né tru fica vigiando o carteiro a espera de informação tinha mais vida naquilo assim como era fica de vigia na banca a espera das revista rap brasil planeta hip hop hj a tecnologia ta ai matou um pouco daquela paixão hehhe e mesmo assim vemos que alguns irmãos ai não se adptaram ao tempo triste mais é fato..sempre digo que se não fosse o rap eu não teria essa fissura por informação,pelos livros do seculo XX ao sec XXI sem para no tempo hj com 3.0 nois ainda faz autos role pa cola nos eventos e prestigir...sumemu salve mano sempre aprendendo no bang....

    ResponderExcluir
  6. Divulgar a realidade é uma forma de posicionamento como cidadão. Cidadãos que se posicionam “positivamente” podem influenciar outros cidadãos em prol do crescimento pessoal, familiar e social. Continue “protestando” mas sugerindo alternativas para seus leitores, em especial, os jovens que serão o futuro de nosso pais. Abraços. http://www.DenisAlcidesRezende.com.br. Siga-me no @DenisARezende Twitter.

    ResponderExcluir
  7. Pô Buzo, você falou de coisas superimportantes e sem duvida tá certo, perdeu-se a simplicidade das coisas, a atenção e apresso com que tudo era feito.
    São poucas as pessoas que notam o mundo a sua volta nos dias de hoje. Coisa rara é ver alguém parar pra ver o quão bonito o céu está hoje ou pela manhã lembra-se de dizer o quanto ama a pessoa que está ao seu lado. Ou até mesmo apreciar as pequenas coisas, com aquelas que preenchem vida.

    No mais, basta esperar que os "raros" não se percam, e com certeza você é um deles.

    Abs.
    Jess Penido
    @jesspenido
    http://www.flickr.com/photos/jesspenni/

    ResponderExcluir
  8. Pode crer Buzo, o mundo ta em alta velocidade,mudando a todo instante, e como tudo muda, os homosapiensnada também acompanham essa mudança, almejando cada dia mais o PODER, e esquecendo o PODER de amar e deixando para trás as coisas simples da vida, como telegramas que eu recebia no dia do meu aniversário, e hoje nem sei a cor que é um telegrama...

    Abraço e Paz Buzo!

    ResponderExcluir
  9. Cara isso tudo que foi escrito é muito verdadeiro,sinto saudades eu ainda tenho agendas telefonicas por ser um pouco esquecido.
    Não sou das antigas no Hip Hop sou das antigas que sempre gostou de letras de Rap que pra mim é e sempre foi Poesia.
    mas ja fui feirante de carregar saco de batata nas costas Salve guarulhos que foi meu reduto de trabalho dos 12 aos 17.
    salve Cohab Juscelino em itaquera onde passei com meu primo momentos incriveis SALVE TANTA COISA... QUE SE FORAM...
    mas eu tenho muito respeito tambem a palavra o que falo assino e é assim até hoje com as poesia e foi atravez dela que conheci um cara incrivel,humilde que sabe levar uma conversa e que esse sentimento so aumentou quando conheci VC meu amigo Buzo , Jessica , Vato, Dani,Ricarda que parecem bem poucos mas é o complemento de um sentimento tão bonito e sincero que só me faço aproveitar quando estou com eles muito respeito é o que lhes ofereço.
    Buzo obrigado por me fazer parte #SuburbanoConvicto.

    ResponderExcluir
  10. Não sabia da sua expereriencia com as drogas e fico muito feliz por você não ter medo de falar e deter saido, sendo um exemplo pra varios que estão nessa. parabêns mesmo! Mas no inicio você 'compara' a cena de 80 e 90 com os dias de hoje, na minha opnião a cena hoje ta sendo muito bem representa, sem esquecer das raizes e acompanhando a revolução que acontece a cada dia. Concordo com você de que as redes socias de sociais só tem o nome, deixando de lado a própria rua.
    Mais é isso MEMO..VamoQvamo.

    @misteer. Patchol's

    ResponderExcluir
  11. A simplicidade do passado por um lado deixou algumas relações mais impessoais com o tempo,hoje não precisamos de uma carta para falar com alguém e ver toda aquela emoção envolvida,hoje é tudo muito mais fácil,mas como tudo acarreta seus benefícios e malefícios...
    Eu vejo como benefício por exemplo como dentro do RAP a comunicação entre artista e fã é mais próxima,não se tem o tal do ''estrelinha'', e com tantas redes sociais a uma maior aproximação de todos...
    Eu acredito naqueles que não passam pela vida apenas por passar,mas que fazem algo,que deixam mesmo que uma simples marca,se tornar a sua.Acredito naqueles que com sua vida conseguem transformar algo,ajudar alguém,mover coisas,ser um exemplo para tantos,pois ainda tem que seja cego por não ter uma direção a caminhar.
    Seria bom se todas as pessoas tivessem acesso a cultura e ao lazer,mas não é bem assim,por isso que acaba sendo como é,a responsabilidade de fazer algo vai para aqueles que não querem apenas olhar e sim fazer.
    Parabéns pelo seu trabalho,parabéns por levar as pessoas informação e cultura.Respeito.

    ResponderExcluir
  12. O mundo globalizado interligou as diversas culturas no mundo, ou transformou diversas culturas em indústria cultural homogeneizada? Mano, parabéns pelo texto, foi muito útil pra mim, ampliou a reflexão que ando fazendo ultimamente: hoje os jovens que fazem rap estão mais preocupados com a tecnologia do que com a poesia, a tecnologia avançada tem servido para mostrar o quanto a poesia antiga era linda e impressionante por si mesma, sem muita "high tech". Esse texto daria uma música.
    Sucesso!

    ResponderExcluir