sexta-feira, 15 de abril de 2011

RAP num é POP e a gente não precisa ficar tretando..........vamos evoluir.



Escrevi o texto abaixo, depois de ler parte dos 205 comentários no PORTAL RAP NACIONAL (www.rapnacional.com.br), sobre matéria da Revista Época, que tratou de RAP e ficou jogando a nova geração contra a VELHA ESCOLA.
Bem, pior não é a matéria e sim um monte de gente que utiliza ela pra meter o pau em quem é da NOVA ESCOLA ou seja que nome for.
Dos 205 comentários (no PORTAL RAP NACIONAL), maioria falando que A286, FACÇÃO e outros nunca vão se vender e metendo o pau no EMICIDA e outros, mas quase todos escondidos atrás de apelidos, não dão a cara a tapa e fica só no BLÁ BLÁ BLÁ que não leva a lugar algum.
Abaixo o que eu penso, publiquei no comentário do SITE (206)....

LINK da matéria....
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI224839-15220,00-O+RAP+VIROU+POP.html


Arte da matéria da Época


BUZO DIZ: - Manos e manas, irmãos e irmãs......pra que essa discussão ?
Tem público pra todos os estilos de RAP e o protesto nunca vai morrer.
Mas o preconceito CEGA, então o mano nem tenta ouvir as novidades, ele rotula de POP e isso, aquilo.
Mas ninguém precisa obrigatóriamente gostar do som de ninguém, precisa apenas respeitar.
EU CURTO, GOG, Racionais, Facção Central, Realidade Cruel, Sabotage, Inquérito, A286.............mas também curto Emicida, Rashid.
Ficar tretando só atrapalha, falar um monte e assinar com o nome RAP, ISSO, AQUILO.........ta pagando comédia.
Se quer debater, diz seu nome, põe seu email.....agora ANONIMO fala o que quer.
Um não precisa morrer pro outro crescer.
Tem show do FACÇÃO, vai quem curte.
Tem show do EMICIDA, vai quem curte.
Eu vou nos dois.....curto os dois.
A gente tem que chegar sim na TV, nos grandes jornais.......
Essa semana exibi o PROFISSÃO MC e teve gente perguntando se o CRIOLO DOIDO é MC mesmo. Se ficar A MARGEM.....só a favela conhece.
Pergunta pra 1.000 pessoas no viaduto do chá se eles conhecem o A286, infelismente a esmagadora maioria vai dizer que NÃO.
Chega no mesmo viaduto e pergunta pra 1.000 pessoas: - Cite 10 grupos de RAP.
As respostas vão ser..... Racionais, Thaíde, Hood e um ou outro......pode acreditar que a MAIORIA vai dizer que não conhece 10 artistas do RAP.
Vamos parar de viver de ilusão, a cena precisa crescer.
A gente precisa sobreviver do nosso trabalho, a gente precisa fazer grandes eventos.
E ficarmos entre a gente TRETANDO que fulano é gangstar e BELTRAMO é POP, ta com porra nenhuma.
Saco cheio de ler esses comentário de gente que nem assina o proprio nome, se esconde atrás de um apelido pra dizer que tal pessoa é vendida.
Quem PAGA nossas contas no final do mês.
Cada um faz seu corre e todos com FOCO na mesma missão, fazer o RAP crescer.....
O cachê dos RACIONAIS é mais ou menos 20 mil.
É pouco, porque se fosse pela trajetória deles, devia ser 100 MIL.
Mas a "gente" critica uns aos outros e tem monte de grupo que num ta vendendo show nem por R$ 1.000,00.
E acredite, é a grande maioria.
Então essa nova geração está abrindo outras portas, buscando novos caminhos.
Tem grupo DE PONTA que nem email tem, enquanto o EMICIDA tem um escritório em Santana (LABORATÓRIO FANTASMA) pra cuidar dos seus interesses.
O Projota e o Rashid montaram um estúdio caseiro no LAUZANE. Por isso (organização) estão indo além, num é porque se vendeu.
Eu vivo só de cultura (TV, LIVRARIA, PALESTRAS, VENDA LIVROS), pago minhas contas em dia, tento dar o melhor pro meu filho, mas faço muita coisa porque tenho uma META PESSOAL que é comprar minha casa.
Quando os BOY me chama, vou lá, faço a minha e recebo meu cachê.
Quando a FAVELA me chama (Tributo Sabotage no Paraisópolis), Profissão MC no Cine Favela em Heliopolis, eu vou no 0800, de graça.
Mas se fosse só um lado......só os BOY: - Ia estar traindo minhas raízes.
Só FAVELA: - Num ia pagar minhas contas e teria que ter um EMPREGO pra sobreviver (nada contra quem tem um).
Então procuro mesclar os dois lados.
Quando a gente deixar de ficar pensando pequeno a gente pode começar a EVOLUIR.
Se liga RAPA, o Funk ta mais na favela hoje que o nosso querido RAP, mas isso não é culpa da nova geração. É culpa de todos "nós" que não podemos ver um dos nossos se destacando que já chama de vendido.
RAP não é POP, nunca será. Mas precisa estar em todo lugar.
O "MC" ou GRUPO DE RAP, precisa cativar seu público, cuidar bem dele.
Matéria como essa da ÉPOCA vai surgir de monte, mas nem todas vão falar a REAL, porque eles (jornalistas desses veiculos) não conhece bem nossa história.
Uns por maldade vão jogar a gente um contra os outros e se a gente abraçar, ficaremos tretando enquanto a IVETE SANGALO, DANIEL, LATINO, BRUNO & MARRONE e outros enlatados enchem o rabo de dinheiro, pra gente....sempre as migalhas ??
Criticamos ter pouco RAP na Virada Cultural.....eu pergunto: - Quantos grupos tem a documentação exigida pela PMSP pra contratação.
Poderia ficar aqui falando um dia sem parar.
Mas acho que já falei o que eu penso.
Falei e assino embaixo..........

ALESSANDRO BUZO
www.buzo.com.br
suburbanoconvicto@hotmail.com

* Não me escondo atrás de apelido

2 comentários:

  1. Concordo com o que você disse, o rap tem que evoluir, se mostrar para o mundo, para todas as classes e para todos os públicos. Mas o que não pode acontecer é nos adaptarmos para o formato que a "grande mídia" quer, se eles querem mostrar o rap, mostrem como ele é de verdade.
    O rap é uma cultura muito forte e foi sempre renegada por essa mídia que hoje cria matérias para mostrar o rap de um modo que o seu publico alvo queira ver.
    Emicida, Flora Matos, Rael da Rima, Lurdez da Luz, Rashid, Projota, Nathy Mc, Elo da Corrente, Kamau e tantos outro que são a "nova safra do rap nacional" (mesmo uns tendo mais de 10 anos de corrida), são rappers muito bons e admiro muitos deles, mas os mesmos precisam ter a consciência de toda a cultura que representam quando se dizem estar fazendo rap e que a mesma tem que ser mostarda com dignidade e não se deixarem ser usados pelas mesmas.
    Divulgação sim, mas feita direito.
    E sobre a matéria, esperava (espero) que os citados pessam uma resposta da revista sobre a mesma.
    E pra finalizar, como já disse o Emicida em uma de suas músicas "Se não chegou até você é pq não é pra vc ser ouvinte"

    ResponderExcluir
  2. Pra mim você falou tudo em: ''Vamos parar de viver de ilusão, a cena precisa crescer.''

    Zé povinho passa mal.

    Misteer. P'

    ResponderExcluir