sexta-feira, 30 de outubro de 2015

AO POVO DO RAP, do qual faço parte......

Amigos (as) do Hip Hop.
Esses dias publiquei uma matéria do MC GUIMÊ na Revista Poder e disse que era pros rappers que ainda estavam nos anos 80 e BOA PARTE DO PÚBLICO, isso foi em apenas UM dos MEUS 3 PERFIL´s lotados no FACE.
Choveu criticas e boa parte delas respondi, mas como estava numa semana intensa de trabalho e não podia dar atenção, retirei a postagem do ar...
Sim, talvez tenha me expressado mal. Dei margem pra ser mal interpretado, por isso agora, volto ao assunto, com bem mais de meia duzia de palavras.
REPITO, não falei pra TODOS RAPPERS, só pros que ainda vivem nos anos 80. E falei "PARTE DO PÚBLICO RAP", não disse todo público, até eu faço parte dele.
Na matéria GUIMÊ deixa claro que curtia RAP, citou até grupos.... e que não entrou pro RAP porque o RAP pra ele, limita demais, cobra demais.... preferiu o FUNK OSTENTAÇÃO que lhe dava novas possibilidades.
Cantou, foi pra mídia.... ganhou dinheiro e hoje de fato conta os plaquê de 100, dentro de um Citroen, mora bem, tem cerca de 40 funcionários....
Quando indiquei a matéria pros rappers que vivem nos anos 80 e parte do público, não quis dizer que apoio a decisão dele, nem acho que o Funk Ostentação faça bem pra quebrada, não foi isso, pelo menos não era minha intensão.
Quis dizer que quando VC está aberto a novas possibilidades as vezes VC vai além.
Eu não tenho nem diploma do primeiro grau, mas ousei e escrevi 12 livros.... quando fui pra GLOBO, fazer um quadro semanal no SPTV, sabia que parte da quebrada e do público RAP iriam dizer que eu me vendi, isso, aquilo.....
Mas eu fui, porque estava CONVICTO da minha missão, dar visibilidade pros projetos culturais da periferia.
Porque é importante dar visibilidade..... porque muita gente (o povo), só acredita no sucesso, quando vem via TV, jornais e revistas. E se a gente não estiver lá.... seguindo uma cartilha dos anos 80, os GUIMÊ da vida vão.... e a quebrada abraça, a gente sabe que abraçou.
Muitos rappers no auge dos anos 80, 90.... não deram atenção pra sua quebrada, não aproveitaram o sucesso pra multiplicar a mensagem e atingir mais público, muitos nem cantam de graça na favela, só que fala por ela.
Eu, mesmo na GLOBO, não deixei de promover o FAVELA TOMA CONTA no Itaim Pta, no CDHU.... porque ? Se eu não precisava daquilo.... podia ter baixado o GLOBAL EM MIM e dado um foda-se pro evento, pro Itaim..... mas não, é um compromisso meu.
Também acho que o FUNK OSTENTAÇÃO leva o jovem a cometer crimes pra ter o que o salário de trabalhador não pode comprar.
Mas a culpa dos problemas não é do FUNK.
Somos nós mesmos que precisamos estar aberto ao novo, a mídia (sem se vender), a toda tecnologia que temos na mão hoje.
Eu fui pra Globo porque sabia que o conteúdo verdadeiro que iria mostrar falaria por si só, não teria que ficar me explicando o porque de ter ido pra Globo.
Até hoje, o quadro parou a um ano.... me param na rua pra cumprimentar, tirar foto. Essas duas últimas semanas foram MUITAS VEZES que isso aconteceu, até o PM na porta da assembleia legislativa me deu um salve, o mano no posto de gasolina, outro no farol, a senhorinha, o menino..... MUITOS. Mostra que está fazendo falta.
Em vez de reclamar da GLOBO que acabou o quadro mesmo sendo um sucesso e hoje aprenderam o caminho e vão requentar minhas matérias, usando meus contatos.. prefiro agradecer pelo espaço, foram 3 anos, 147 quadros.
A Globo não é pior do que TODAS AS OUTRAS EMISSORAS que não aproveitaram minha saída do SPTV pra me levar, me dar uma nova chance. Sabe porque ??? Porque tão cagando e andando pra conteúdo, querem é CASOS DE FAMÍLIAS, DATENAS e CORTA PRA MIM. Querem o povo alienado e dizendo amém, não mostrando que além do crime, o gueto tem arte.
Não fico puto com quem critica o MC GUIMÊ na mídia, mas sim com quem critica quando o EMICIDA vai... quando o CRIOLO vai, quando o AO CUBO vai......
O cara criticar quem vai.... é porque queria o GUIMÊ, o GUI no lugar.
E esse conteúdo invade nossas casas e nosso povo abraça, enquanto a gente parece viver nos anos 80, POLICIAMENTO (até a palavra é feia) da porra no Hip Hop.
Não pode isso, não pode aquilo....
Ganhou dinheiro é vendido, foi na mídia é vendido.
Se a gente não ocupa espaço, o funk ocupa, o sertanejo....
Dos três anos de Globo, sobrou uma CASA que construí num terreno que comprei... sobrou o sonho que realizei.
Se não tivesse ido, certo que não teria conquistado isso.
O Emicida vai no caldeirão do hulk, fala de racismo, é aplaudido e ainda recebe criticas dos nossos.
Tiro no pé quebrada.... vamos abrir nossa mente.
Mas no RAP não pode dizer o que a gente pensa que é logo bombardeado por criticas.
Tem um monte de grupo de rap nas quebradas que nunca vão ser, porque não tem talento, essa é a verdade..... muitos que tem grupo, fortaleceriam bem mais se fosse público, se fosse produtor de evento de rap, se fosse DJ, se fosse fotografo, se fosse assessor de imprensa, técnico de som.... se estudasse pra isso. Mas todo mundo quer ser MC.
No face mesmo, não vejo um grupo que elogia o trabalho de outro, só postam falando de si mesmo.
O tempo passa....... o mundo gira, as coisas mudam.
VAMOS ACORDAR, senão amanhã não teremos mais pra quem falar....
Não vai na mídia ? Deixa que o funk vai, o sertanejo, o forró.
Agora que eu expliquei o que eu quis dizer..... FIQUEM A VONTADE PRA CRITICAR.
***
Alessandro Buzo, escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário