domingo, 8 de abril de 2018

Ontem foi um dia difícil de se viver......

TANTO PRA FALAR SOBRE O LULA.
Por:
Alessandro Buzo



***
Cresci nos anos 70 e 80 no Itaim Paulista, extremo leste de São Paulo. Lembro que quando eu era criança, tinha um bicho papão, era a DÍVIDA EXTERNA. Parecia que a qualquer momento o EUA iria chegar e dominar tudo, por conta da dívida.
No meu tempo, cada um tinha seu lugar, pobre era trabalhador ou bandido e 0,000001% jogador de futebol.
Vivíamos o fim da DITADURA, mas os governantes nunca foram favoráveis a nós, os pobre. Não era pobre que nem tem hoje no FaceBook não, que no meu tempo Coca Cola era só no domingo, garrafa de vidro de 1 litro e bebia "toda família", hoje acaba 2 litros, abre outro, todo dia.
Vivi todo tipo de descaso por parte do sistema, dos patrão (que optei ser trabalhador), do governo.
Não existia no Itaim Pta, entre meus amigos, alguém que tivesse fazendo faculdade. O mais bem sucedido pra pobre no meu tempo era um trabalho de "carteira assinada". Andando de avião então, nem fudendo, pobre ia de busão do Tietê, em aeroporto só se fosse trabalhando e certamente não seria de piloto.
Um dia surgiu um barbudo, meu pai (antes de ir embora), era metalúrgico no ABC, por anos lutou e seguiu o barbudinho.
Eu era criança, passei a entender que o barbudinho era contra a dívida externa e eu tinha mais medo da dívida que do capeta.
Demorou pra o Barbudo virar LULA e o LULA virar presidente do país.
A partir de 1989 eu passei a votar, nunca me denominei (como meu pai), ser petista. Mas como pobre, votava em quem mais teria chance de ouvir minha dor, via em outros candidatos chance alguma....
ABRE PARÊNTESES " Hoje pobre tem facebook e voz pra dizer merda e apoiar a direita, o facísmo, o candidato do patrão, o Dória, o Crivella, o Alckmin, a ditadura, o Bolsonaro" ... FECHA PARÊNTESES.
Um dia o LULA ganhou, depois foi reeleito, depois venho a Dilma e ganhou duas, mais levou uma.
Porque os ricos, incomodados de ver pobre se formando, ver pobre no avião, no hotel, se cresceu.... e os pobre da era do facebook abraçou, abraçou ideia de marketing e votou no almofadinha do Dória, tem cabimento pobre votar em rico, playboy ainda por cima.
Abraçou várias ideias, o povo acha que com 300, 500, 800, 2.000 ou 5.000 seguidores no facebook ele pode falar a merda que quiser, cuspir em prato que já comeu.
O LULA te deu esse direito, se não fosse o governo dele, você ainda estaria na merda.
Mas um jovem hoje, que nem pisou no barro, acha que pode falar o que quiser só porque tem um face.
As redes sociais deram voz pra muita gente que não tem o que falar.
E o pior que muitas delas falam besteira.
Tô cagando e andando se o triplex é do Lula ou não....
Corrupção na política é desde os português que invadiu o Brasil, mais de 500 anos.... se o Lula roubou foi pouco.
Vem aqui no Litoral Norte de SP (por exemplo), anda de Juquey, passando pela Praia da Baleia, até Maresias... Ilha Bela. É muito rico, é muita mansão, é muito barco.. e vcs preocupados se o maior presidente que esse país já teve tem a porra dum triplex.
Como eu, suburbano convicto, favelado nato, vou abraçar ideia de rico e xingar o político que tirou milhares de pessoas no nordeste da linha da pobreza, do mapa da fome.
Mesmo que eu não fosse a seu favor, ficaria quieto nesse momento.
Da nojo e vergonha, ver pobre, arrotando sua ignorância e ódio, direta ou indiretamente foi beneficiado, pior que são vários.
O povo é influenciado pela mídia e abraça FORA DILMA, primeiro a gente tira ela, depois o TEMER..... blá blá blá.
O que se viu foi o GOLPE, que continua.
Nunca a Lava Jato prendeu alguém do PSDB, porque....
O juíz Sérgio Moro, amiguinho do Aécio (que começou tudo isso não aceitando a derrota nas urnas)... é tido como herói.
Lula cagou com a ordem dele e se entregou como quis, nos braços do povo.
Não pude ir à São Bernardo, devido a compromisso de trabalho no litoral, mas meu coração estava lá.
EU SOU LULA, porque lembro como era antes dele.
Alessandro Buzo
escritor e cineasta

Nenhum comentário:

Postar um comentário