sexta-feira, 22 de julho de 2011

CRISE DO RAP

10 motivos de orgulho pra um "Suburbano Convicto"....

1 - CRIOLO lança CD e alcança grande mídia (Altas Horas, Folha, Estadão, Manos e Minas, Sonora Live etc...)
2 - Emicida no Rock In Rio
3 - MV Bill na campanha da Nextel
4 - Rashid na propaganda da NBB (Novo Basquete Brasil), na Sportv
5 - Sérgio Vaz entre as 100 pessoas mais influentes do País (Revista Época)
6 - Sacolinha no Jô Soares
7 - Alessandro Buzo, uma página e meia no SEGUNDO CADERNO (capa + meia)Jornal O GLOBO.
8 - Rappin Hood, Thaíde, Max B.O., mcs que apresentaram o Manos e Minas, desde 2008 na TV Cultura.
9 - Thaíde no Programa A LIGA da Band
10- Ferréz e seus livros publicados em vários países.


Queria aqui comentar um pouco o porque que essas coisas me trazem (Alessandro Buzo), orgulho.
O Hip Hop perdeu milhares de jovens pra outros estilos e só com representantes em grande estilo nos BANG grande é que podemos chamar a atenção pelo lado positivo.
Também porque quem cuida de grandes eventos, só vai nos enxergar se a gente estiver no topo.
Pros BOY e os intelectual que menosprezaram a gente, ver onde foi possível chegarmos e mostrar que viemos pra ficar.
Listei 10 motivos de orgulho pra mim, mas você pode ter os seus.
Cito porque das minhas escolhas.

CRIOLO lança CD e alcança grande mídia (Altas Horas, Folha, Estadão, Manos e Minas, Sonora Live etc...)..... Olha que loko, o CRIOLO que a gente da quebrada conhece a mais de 20 anos que ele tem de correria, agora é o principal lançamento musical do momento, olha que progresso. Um mano que a gente sabe que é de verdade, que representa o Grajaú, que passou momentos de dificuldade pra seguir adiante, mas seguiu, em grande estilo.
Emicida no Rock In Rio, esse é outro que toda hora mete uma nova, vídeos clipes de alta qualidade, viagem internacional USA pra Festival, tem quadro na TV Cultura etc... citar o Rock In Rio é só pra representar todos esses espaços que ele alcançou.
MV Bill na campanha da Nextel, achei isso loko porque além de passar toda hora na TV, era abrir jornal, revista e outras mídias que estava lá o mano, que além disso, pode ser lembrado ainda pela CUFA, Hutúz, Aglomerados na TV Brasil e os trabalhos como Global.
Rashid na propaganda da NBB (Novo Basquete Brasil), na Sportv. Representante da nova cena dentro do RAP, mcs que vieram das batalhas.... Rashid lançou 2 EP's, tem viajado pelo país e tô eu assistindo Sportv News e no intervalo, Rashid aparece rimando na campanha do NBB, da hora porque é onde meu filho por exemplo está e posso dizer pra ele: - Aquele que foi lá na livraria ? - Eu sei pai, quem é o Rashid.
Sérgio Vaz entre as 100 pessoas mais influentes do País (Revista Época), criador do Sarau Cooperifa que completa 10 anos, Vaz foi escalado no ano retrazado entre os 100 mais influentes do país, tem idéia de alguns nomes que tinha ? E o VAZ lá no meio representando todos nós.
Sacolinha no Jô Soares. Não sou mega fã do programa, assisto quando vejo algum convidado que me interessa, mas é inegável que parte da sociedade vê Deus no céu e o Jô na Terra, quer ser famoso vai no Jô, é tipo um selo. Acho loko essa repercussão e entre outros dos nossos que já foi lá, tivemos o Sacolinha de Suzano, escritor.
Alessandro Buzo, uma página e meia no SEGUNDO CADERNO (capa + meia)Jornal O GLOBO. Tipo assim, já sai (eu, Buzo) em vários jornais de São Paulo, algumas vezes com bastante destaque, meia pagina no Estadão por exemplo, mas o destaque que O GLOBO me deu em dezembro/2010 foi incrível, repercussão enorme. Estou na TV Cultura desde 2008 e lanço em um mês meu oitavo livro.
Rappin Hood, Thaíde, Max B.O., mcs que apresentaram o Manos e Minas, desde 2008 na TV Cultura. Desde que estreiou na grade da TV Cultura, o programa já teve 3 mcs legitimos do RAP NACIONAL como apresentador.
Thaíde no Programa A LIGA da Band. Um programa que não trata de Hip Hop, dialoga com diversos temas, com grande audiência. Sabe o que é você estar no Aeroporto e a placa de anuncio em cima do portão de embarque tem lá o Thaíde, Mega TOPO.
Por fim o Ferréz e seus livros publicados em vários países. Se já é difício lançar no Brasil, vindo da periferia. Imagina um da periferia que consegue lançar em muitos outros países, Ferréz foi o primeiro a chegar lá, abrindo caminho. Ferréz tem a grife 1 da Sul que está a mais de uma decada na luta.
Olha que loko, onde chegamos.
O trabalho de militancia de cada um citado, corre paralelo, cada um do seu jeito.
Ai o moleque vê no TOPO e depois na quebrada.
Estamos num mundo globalizado, a internet deixou o Japão aqui do lado. Redes sociais mistura tudo e serve. Aprecie com moderação.
Século XXI chegou, o mundo não acabou no ano 2000, ele começou, pelo menos pra mim..... 2000 foi quando ganhei de presente meu filho e quando publiquei meu primeiro livro, extremamente sem dinheiro, pegando trem lotado todo dia e lutando pela sobrevivência como milhares de brasileiros. Mas esse ato, lançar um livro mudou minha história, me trouxe a cultura e um novo trabalho.
Me dou ao luxo de só trabalhar hoje com o cultural. Num ficou fácil, mas sigo sempre em frente.
Meta é conhecer 10 países nos proximos 10 anos, o primeiro foi a Argentina e o segundo está ainda indefinido, mas quero isso. Do Itaim Paulista pro Mundo.
Sempre ser perder a humildade e muito menos o foco na missão.

Alessandro Buzo
escritor
www.buzo.com.br

5 comentários:

  1. Faltou dizer que o Inquérito fez o clipe chegar a 170 locais do país e 5 do exterior ...
    entre todos os outros, este tbm me dá um puta orgulho ;)

    ResponderExcluir
  2. O hip-hop hoje é o único movimento de música popular a enfrentar (não só falar) o tema político cotidiano.
    O Funk aqui no Rio tá engatinhando nesse sentido... É o caminho.
    É isso, velho, tem que abraçar o mundo sem perder o rastro.
    Uma vez escrevi minhs impressões de rockeiro sobre essa movimentações de vocês - http://bit.ly/gXaZwz.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Respeito por todos citados. Para mim uma nova abertura da mente, por viver fora da realidade, e poder apartir dai pesquisar e saber que o buraco está mais embaixo, a união só fortalece.

    ResponderExcluir
  4. É...o pessoal tá representando mesmo! Só não podem esquecer nunca do que dizia Sabota "o rap é compromisso; não é viagem"...

    ResponderExcluir
  5. Faltou listar que o Fato Realista vendeu mais de 50 cds em um mês rssss. Mas os 10 principais são esses mesmos, eu fico muito orgulhoso de ver o Criolo na mídia, ele sempre foi humilde com todos, e sempre abraçou todos comos seres humanos que somos. Muita gente já falou mal do Emicida pra mim, e eu também já cheguei a ter minhas dúvidas, mas hoje vejo o Emicida como um grande profissional do RAP e um grande ser humano também, mas não dá pra achar que todos somos perfeitos. O Alessandro Buzo é dez em tudo que faz, tirando o time (Palmeiras rss), é parceiro, amigo, colega e uma pessoa verdadeira que fala a verdade logo na cara. O Rashid mano... sem comentários, só que ainda prefiro o primeiro cd que ele lançou, curto mais do que o novo, mas isso é questão de gosto. Rappin Hood é parceirão, troca mo idéia e sempre interage com os movimentos que ele se identifica, o Max B.O é humildão guerreirão, e o Thaíde todo ano tá aqui na Vila Guacuri fazendo show na camaradagem pra periferia, não preciso dizer mais nada né...O sacola e o Férrez sou suspeito pra falar, pois são meus amigos e colegas de profissão, ai deixo para os demais comentar rsss. Abraços Buzo e é isso mesmo, só alcança quem trabalha.

    ResponderExcluir