quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

ENTREVISTA COLETIVA COM ALESSANDRO BUZO - PARTE 3


Buzo responde perguntas dos seus seguidores no Facebook.
Nessa PARTE 3 são 16 PERGUNTAS & RESPOSTAS.



Alessandro Buzo com a esposa Marilda Borges

****
Marco Aurélio Gostaria de saber se têm seus livros disponível nas bibliotecas públicas ?
Alessandro Buzo: Fala ai Marco Aurélio, tem sim, alguns... andei fazendo palestras, uns anos atrás e saraus, nesse ano, e todas que eu vou tem o "Guerreira", romance que lancei pela Global Editora e alguns outros, sempre que vou procuro doar pelo menos um. Mas em qualquer biblioteca pública de São Paulo tem algum dos meus 12 livros, ou das 10 coletâneas que já organizei. Procura lá, leia e depois comente.. abraço.
***
Junior Ricardo Cleo VC JÁ LEU ALGUM LIVRO SOBRE CAPITALISMO E COMUNISMO ?
Alessandro Buzo: Boa Pergunta, sobre comunismo sim, alguma coisa, principalmente depois que me filiei ao PCdoB, mas pouca coisa, pretendo ano que vem ler alguns livros importantes do tema. Capitalismo não, sei tudo de capitalismo, trabalhei desde os 13 anos de idade, tenho 44, todos meus empregos o patrão sempre reclamou, lembro de um que reclamava pra porra, pagava nosso pagamento com cheque de terceiros, ai você tinha que tomar umas brejas no bar, pra pagar com esses cheques e pegar o troco, ai chegava feriado o cara ia pra praia e eu na merda. Trabalhei anos vendendo alimento na zona cerealista, no atacado pra restaurantes, patrões tudo bem de vida, sempre vendi , sempre estive entre os melhores vendedores, mas a grana que chegava pra mim era merreca, vendia alimento pra porra e tinha hora que quase faltava comida em casa, minha vida melhorou quando passei a trabalhar pra mim. Capitalismo quero ler não, vivi essa porra a vida toda e sei bem do assunto.
***
Osmar Alves Salve Buzo , quais filmes e livros novos pro ano que vem, de sua autoria ?
Alessandro Buzo: Se os planos derem certo, faço meu segundo filme, vai se chamar "Fui !", filmado no Litoral Norte, 100% com atores não profissionais locais.
Quero lançar dois livros meus, O FILHO DA EMPREGADA de contos e É TIPO.... POESIA, meu primeiro só de poesia. Se tudo der certo, quero por a continuidade das coletâneas que organizo na rua, talvez como as últimas, livros colaborativos, cada autor paga o custo dos livros que vão querer e juntando a quantidade de todos, rodamos. Se rolar, vem ai.... "Poetas do Sarau Suburbano - Vol 5", como diz o título, com poetas que frequenta meu sarau e "Pelas Periferias do Brasil - Vol 7", com autores de pelo menos 7 estados.
Sem nenhum apoio no momento pra nenhum dos projetos acima, além dos contatos e redes que já trabalho a anos, acredito que posso realizar todos os projetos citados.
***
Adenilson Barros Albuquerque Considerando sua trajetória na criação e articulação culturais, gostaria que você comentasse sobre os "talentos escondidos" (especialmente os relacionados à literatura na condição de leitores e/ou escritores). Quem são, de modo geral, essas pessoas, de onde elas vêm e como elas são vistas pelos representantes e perpetuadores da "literatura elitista", isto é, pela academia ou aqueles círculos esnobes que tendem a não considerar positivamente todo quanto é expressão marginal. Ao mesmo tempo, não sei se Isso tudo que escrevi faz sentido, ou é uma piração já superada. Qual é o seu posicionamento?
Alessandro Buzo: A mídia pouco enxerga de escritores da periferia, quando fazem uma matéria, geralmente citam EU (Buzo), Ferréz, Sergio Vaz, Sacolinha, Rodrigo Ciriaco, Binho, Allan da Rosa... mas existe um batalhão de escritores e escritoras que lançam e nenhuma mídia cobre, nem a tradicional, nem a ligada a cultura. Mas existe esses autores, são trabalhadores, cada um lança de uma forma, do jeito que virou pra ele, devia ter sua história contada no Caderno 2, Ilustrada, mas eles não cobrem porra nenhuma, só recebe pauta de assessor de imprensa, via o que vem "oficialmente", os marginais dá trabalho de correr atrás, fazem uma pauta hoje por telefone, email, não vivem mais a matéria, a mídia imprensa hoje é um lixo, porque reproduz o que você já viu de graça nos sites, no Facebook, não fazem uma PUTA PAUTA, uma MATÉRIA FODA, só reproduz a notícia do dia, que você já viu na internet.
Já a elite literária, essa ignora o quando pode, conhece os mais antigos, male, male. A nova geração, todo mundo que tem publicado, eles não fazem ideia. Dão espaço como se fosse uma cota, cago pra eles, pessoas estão lendo meus livros, tenho milhares de livros espalhados na rua, em várias cidades, estados e países, eles podem não cobrir, não comentar, não convidar, mas tem que nos aturar, tamo no pedaço, o desespero da elite é nossa diversão, já dizia o Z´Africa.
***
Jéssica Balbino Você acredita que haja um mercado paralelo no circuito de literatura marginal/saraus?
Alessandro Buzo: Existe um mercado, formado pela própria quebrada que consome pouco porque tem pouco dinheiro no bolso e muito livro sendo lançado, graças a Deus e ao corre de cada autor, autora. Existe um público que são pesquisadores de vários países, e o público leitor que vai descobrindo cada vez mais autores. Mais a distribuição ainda é o gargalo.
***
Fator Do Eg Vc acha q a Internet condenará os livros como está fazendo com cds?
Alessandro Buzo: Nunca, nem livro em PDF, o livro impresso, apesar do uso em massa dos celular, ler um livro nunca vai deixar de ser um prazer único. Ter um livro autografado pelo autor. Cinema, nunca morreu, diziam que ia morrer com o VHS, o DVD e foi esses formatos que morreram primeiro, o cinema segue. Os livros também vão seguir.
***
Vânia Schwenke Buzo primeiro obrigada por tudo que faz por tantos. Gostaria de saber quais foram seus apoiadores, quem esteve e esta ao seu lado e quais foram os obstáculos, os não apoiadores.
Alessandro Buzo: Na vida tive poucos apoios, ganhei poucos editais, essas coisas, sou um realizador, mas os parceiros que vão pintando, são do corre pessoal, mas em cada projeto sempre tem alguém que soma, uma pessoa "física" que sempre me ajudou foi o Toni Nogueira, sou eternamente grato, o jornalista Guilherme Azevedo do site Jornalirismo, bem antes do site, me ajudou por 2 meses, com um dinheiro emprestado mesmo, mas quando ele emprestou, não tinha mais ninguém, ele salvou o básico mesmo, hoje não somos tão próximos, mas sou amigo dele até depois do final, tem meu máximo respeito, de apoiadores jurídicos, além dos lugares que trabalhei como DGT Filmes, TV Cultura, Globo, vejo como destaque pra citar, a Universidade Uninove, fizemos uma parceria muito boa por um ano e meio, com vários frutos, bom pra mim também, financeiramente falando, fazia um quadro lá, pesquisa no Youtube, FALA AI UNINOVE e ganhava o mesmo da Globo, pra fazer, ajudou muito principalmente eu ter construído minha casa própria, o sonho da minha vida.
Você Vânia Schwenke, ajudou bem no início, fazendo um monólogo de um texto meu, Toda Brisa Tem Seu Dia de Ventania, que saiu em 2001 na Revista Caros Amigos / Literatura Marginal - Ato I
***
Sergio Cândido Vieira Sei que já falou a respeito. Desculpe a pergunta mas como acredito sinceramente que possa virar realidade vou ter ou não em quem votar nas eleições? E ai amigo meu voto é seu, eu acredito.
Alessandro Buzo: Nem vou te responder, ainda não posso falar se me candidato de novo, ainda acho que não, não tenho essa vontade. Mas pra você, que apoia, que votou e votaria, meu máximo respeito, só tive 1.023 votos, mas são 1.023 suburbanos convictos legítimos.
Esses dias fui abastecer no Posto do Carrefour da Casa Verde e o atendente perguntou, vou sempre lá.
- Como foi a campanha ?
Respondi meio sem interesse: - Abaixo do esperado, uns mil e poucos votos de 20 mil que precisava.
Ele então me surpreende e diz: - Um foi meu e outro do meu irmão.
Mano, quebrou minhas pernas, fiquei feliz demais.
***
Valgleci Aparecido Como repórter do povo o que pensa sobre a melhora do hip hop nacional?
Alessandro Buzo: Caralho, "repórter do povo", que honra ser chamado assim.
Quanto a sua pergunta, acho que o Hip Hop poderia ter mais melhoras, deveria ter mais espaço na mídia, mas o pouco que tem ainda gera críticas de pessoas que dizem amar o movimento, mas fico policiando a vida dos outros, faz a sua, faz seu corre. deixa o outro, se não puder ajudar, não atrapalha. Falta espaço na TV, vivemos de migalha, um programa como o Manos e Minas, deveria ter em outras emissoras, não só na TV Cultura.
**
Mary Bagesteiro Vejo sempre você em notáveis movimentos com palavras e sentimentos tão reais ...Se a razão é a inteligência , esta tu tens de sobra. E um coração de muito valor Buzo. Mas eu te perguntaria aqui, qual é a natureza que lhe fez querer tanto lutar por todas estas causas ?
E no que tu te considera importante ?
Alessandro Buzo: Mary do Rap, amiga de Porto Alegre, obrigado pelas palavras.
O que me move é sonhar por uma periferia mais cultural, porque a cultura salva vidas, assim como o esporte salva, um bom emprego, um diploma, acredito e apoio como posso isso.
Me considero importante pro meu filho Evandro que está com 16 anos e é um ótimo filho, ser um pai presente me faz me sentir importante.
***
Nina Liesenberg Por que você decidiu ir viver no litoral ?
Alessandro Buzo: Amiga Nina, por dois motivos, o primeiro e mais importante é QUALIDADE DE VIDA.
E depois porque o resultado de 3 anos de trabalho na Globo, entre outros trampos paralelos, foi ter comprado um terreno e construído uma casa em Camburizinho, uma praia linda, então moro aqui hoje, porque tá osso pagar aluguel em São Paulo, mas não é só isso, morar aqui é poder pegar uma praia qualquer dia, vazia, sem turistas, ou com eles, mas poder pegar uma praia quando quiser, é pedalar no ar puro, é caminhada, é projetos locais aqui, periferia é periferia em qualquer lugar, o Sarau Suburbano que vai fazer 7 anos, semanal em São Paulo, tem uma versão mensal em Boiçucanga, que fez um ano em novembro. Ano que vem vou fazer meu segundo filme aqui, falo aqui porque te respondo da minha casa. Nina, sou militante, tô 100% em São Paulo nos dias de agenda, de trabalho, quando não, venho pro mato.
***
Iraê Abate Quem é o campeão nacional 2016????
Alessandro Buzo: Essa é fácil..... PALMEIRAS !!!
***
Wagner Merije Quando vc despertou para a Literatura?
Alessandro Buzo: Amigo Merije, desde cedo, minha mãe lia, trazia livros e gibis pra mim e meu irmão, comprados em sebos, com ela pegamos o hábito da leitura.
***
Wagner Merije Como era a relação com os livros na sua casa na infância?
Alessandro Buzo: Como disse acima, minha mãe cumpriu essa missão, hoje repasso pro meu filho.
***
Lucia Makena Vc acha que a literatura salvou sua vida?
Alessandro Buzo: Nunca digo salvou, digo que a literatura, transformou a minha vida.
***
Mateus Muradás O que você falaria de dicas e caminhos para os novos coletivos de sarau e de literatura marginal?
Alessandro Buzo: Sejam verdadeiros, faça por amor, não por edital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário