quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Retrospectiva 2016 - Alessandro Buzo e Suburbano Convicto Produções

O ano não foi fácil, com turbulência política que não vou discutir aqui, uma crise geral, que diminui o investimento em eventos e contratações, sobrevivi, eu como artista independente e minha empresa, pagando todos os impostos, contador e tudo mais envolvido.
Ufa !!! Um ano difícil sim, mas também um ano de "REALIZAÇÕES" e um ATO na POLÍTICA durante.
Em 2016, ano que o povo está indignado com a corrupção dos políticos, aceitei o desafio de ser candidato à vereador em São Paulo pelo PCdoB, sem dinheiro, nem tempo na TV, não foi bom o resultado nas urnas, olhando friamente meus 1.023 votos, mais foi uma experiência incrível, meu filho se envolveu, trabalhou na campanha panfletando nas ruas e casas do Itaim Paulista, bairro que ele nasceu. A "falta de apoio", ou melhor, o POUCO APOIO que tive do Hip Hop e da cena dos Saraus, mostra que estamos longe de estar unidos, no momento não tenho intenção de me candidatar de novo. Mas o motivo de incluir com destaque esse assunto na "Retrospectiva 2016" é agradecer cada um (a), das 1.022 pessoas que votaram em mim, porque o voto 1.023 foi o meu. Sem palavras, somos 1.023 Suburbanos Convictos.


***
Política a parte, vamos pra cultura, abaixo as realizações neste ano complicado.
* Organizei e lancei o livro: Poetas do Sarau Suburbano - Vol 4, diversos autores.
* Organizei e lancei o livro: Pelas Periferias do Brasil - Vol 6, diversos autores de 6 estados.
* Fui co-autor de livro lançado no Chile.
* Alessandro Buzo foi protagonista do filme: Convicto de Sérgio Gagliard (DGT Filmes), longa metragem sobre o Sarau Suburbano.
* Mantivemos aberto (ano 9) a Livraria Suburbano Convicto do Bixiga, especializada em Literatura Marginal.
* A Livraria Suburbano Convicto lançou um site de vendas: www.livrariasuburbano.com.br
* Fortalecemos nosso CANAL no YOUTUBE com um programa inédito, foram 12 episódios do Programa Suburbano Entrevista, Alessandro Buzo entrevistou EDUARDO (ex-Facção), Emicida, Dexter, Leci Brandão, Sacolinha, Akins Kinte, Tubarão Dulixo, Max B.O., Roberta Estrela Dalva, Raquel Almeida e Emerson Alcalde. Parceria com Mateus Ribeiro > www.youtube.com.br/alessandrobuzo
* Realizamos a 30a edição do evento FAVELA TOMA CONTA no dia das crianças, esse ano no Parque Jacuí, anexo a Comunidade Jd Pantanal, com shows, saraus, doces e brincadeiras.
* O Sarau Suburbano seguiu semanal (ano 7) na LIVRARIA SUBURBANO do Bixiga em São Paulo e firmou a edição mensal no Litoral Norte, no Bar Cartola em Boiçucanga, São Sebastião. Realizou diversas edições especiais pelo Projeto Veia e Ventania, nas Bibliotecas Públicas Milton Santos na Aricanduva e na Biblioteca Vicente de Carvalho na Cohab II em Itaquera, ambas na zona leste de SP. Teve ainda edições especiais do Sarau Suburbano, na Virada Cultural de São Paulo (Palco Pça Dom José Gaspar), no Dia do Graffiti no Bixiga (palco na rua, 3 mil pessoas), Teatro Sérgio Cardoso, Sindicato dos Jornalistas, Casa do Hip Hop do Jaçanã, Quadra da Escola de Samba Vai Vai no Bixiga, Ocuparque no Itaim Paulista e possivelmente esqueci algum. Disparado o SARAU SUBURBANO é o sarau que mais vezes acontece no ano, ninguém faz tantas edições e tantos lugares diferentes. Agradecer o Cartola que sede espaço no litoral e a Camila Lobato que divide a apresentação comigo.
* Segui fazendo PALESTRAS como esritor e cineasta em lugares e eventos diversos.



***
Não é possível reclamar de um ano assim, com tamanhas dificuldades, realizamos muita coisa importante e não me entreguei, nem a Suburbano, a crise.
Faltou um pouco mais de dinheiro no bolso, já que a maioria dos projetos acima, foram realizados sem dinheiro envolvido, a maioria.
Em 2016 também, firmei morada em São Sebastião e passei a ir à São Paulo somente nos dias que tenho agenda, e fiquei o período da campanha também, voltaria se tivesse sido eleito, como não fui, sigo no Litoral Norte onde conquistei minha casa.
2017 vem ai, não faço ideia de como vai ser, só parece que não vai ser fácil novamente, espero estar errado.
Prometo apenas que seguiremos a milhão, estilo Nóiz Capota Mais Num Breka, quero lançar 4 livros, dois meus (um de conto e um de poesia), organizar e lançar outros dois. Quero filmar, editar e lançar meu segundo filme, o longa FUI !, gravado no Litoral Norte, 100% com atores não profissionais, locais. Manter a Livraria fisica no Bixiga e o Sarau.
Se isso tudo der certo, seria um bom ano mais uma vez, que pode melhorar com o imprevisível, quem sabe voltar pra TV e tudo que pode surgir.
Agradeço a minha esposa Marilda Borges por estar junto em todos os momentos, assim como meu filho Evandro Borges.
A todos que apoiam e prestigiam meu trabalho.
***
Alessandro Buzo
www.buzo10.blogspot.com
www.youtube.com.br/alessandrobuzo


Nenhum comentário:

Postar um comentário