domingo, 25 de dezembro de 2016

Sobre o NATAL.


*SEM FOTO
Por: Alessandro Buzo
***
Cresci no Itaim Paulista nos anos 70, 80, naquele tempo (acho que um pouco até hoje), todos tinham que comprar uma roupa nova pra passar o NATAL.
Pra mim que era um duro, era sempre um tormento, nunca comprava antecipado, era sempre na última hora, tipo dia 24 cedo, pra usar a noite.
Sem roupa nova qualquer um se sentia um nada.
Depois cresci e vi o quanto isso era ridículo, natal é só mais um dia, especial pra quem é religioso, mas nada tem a ver com roupa nova.
Quando passei a ter "patrocinadores" era roupa nova todo mês, tanto que nem dava conta de usar.
Outra coisa que lembro é minha querida mãe que fazia questão de comprar PERÚ pro natal, acho que nunca faltou, mas já passou perto de faltar algumas vezes, era um sufoco ter grana pra roupa nova e pro Perú. Mas a Luzia Buzo fazia questão.
Sinto muito que ela partiu antes de eu progredir, hoje poderia comprar um, dois, dez Perú pra ela, mas não tenho mais ela, nem compro mais Perú, minha esposa não liga, pra mim só traz saudade da minha mãe.
Cresci na periferia, onde natal é dia de soltar bomba e fogos, que nem no reveillon, no Itaim Paulista é um barulho infernal, nem parece que o aniversário é de cristo. Até hoje é assim...
Passei a noite ontem pra hoje (24 pra 25 DEZ) em casa no Litoral Norte, um silêncio ensurdecedor, nem um fogos, nada.
Comemos normalmente, graças a Deus geladeira cheia, mas nada de ceia, essas coisas.
Lembro um ano que passei na casa de um grande amigo e lá ninguém toca na mesa "antes da meia noite", a gente bebendo desde de tarde, antes da meia noite eu já não aguentava mais beber sem comer nada, foi um desastre.
Acho bonito tradição, pra quem acredita nelas, mas eu não, pra mim é só regras e mais regras.
Pra finalizar essa crônica natalina, odeio gente falsa que chega no natal e parece seu melhor amigo. Pronto falei.
Pra mim o natal é só mais um dia, dia de sentir saudades da minha mãe, te amo eternamente Luzia Buzo.
Mas, como não sou anti social......
UM FELIZ NATAL a todos (as), valorize sua família.
Eu passei o natal com esposa e filho, a companhia deles me basta.
Alessandro Buzo
Ho ho ho

Nenhum comentário:

Postar um comentário