quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Série Buzo e o Rap Nacional

Homenageado: CRIOLO



Falar do CRIOLO pra mim é falar também do Criolo Doido.
Lembro de três momentos Criolo Doido, antes dele ser protagonista do meu filme Profissão MC em 2009, antes de ser só Criolo e do formidável albúm Nó na Orelha.
Num show no Palmeiras, promovido pela 105FM eu acho, com vários grupos, fui no Bonde do Tribunal Mcs que era a segunda atração do evento, a primeira era o Criolo Doido, ele entrou e saiu chutando garrafas d´água que estava no palco pra ele beber, pensei: - O cara é doido mesmo. Ele estava com um chapelão de palha.
Depois na Rua Rui Barbosa, em frente ao Teatro Sérgio Cardoso, prêmio Hip Hop Top, ele estava numa banca no canteiro central, bebiam alguma coisa, maior galera, camisetas da Rinha dos Mc´s.
Depois desses dois momentos, o terceiro foi quando nos falamos, nos conhecemos.
Eu e minha esposa e fotografa, estávamos na redação da Revista Rap Brasil, onde eu fazia umas matérias, chegou o Criolo Doido, tentando cavar uma matéria, que acabou rolando (não foi eu que fiz), nesse dia nós conversamos, nos conhecemos.
Depois desses três momentos, pintou de fazer o filme Profissão MC sem nenhum dinheiro envolvido.
Lembrei dos momentos acima, quando pensei no Criolo Doido pra protagonista do meu filme. Porque queria um cara que fosse "MC" na vida real e que fosse da rua, porque o nome Profissão MC é forte, precisava dum cara assim, era ele.
Peguei seu telefone na Rap Brasil e liguei.
- Vou fazer um filme, não tem grana nenhuma envolvida e queria te chamar pra ser o protagonista.
Ele perguntou: - Porque eu ?
Expliquei o motivo e ele concordou na hora: - Pô mano, vamos fazer... NÃO LEMBRO EXATAMENTE QUAIS PALAVRAS ELE USOU.
O filme tinha um amigo do bem (que queria que ele acreditasse no RAP) e um amigo do Mal, que lhe oferecia a chance de vender droga, única coisa que ele pediu, é que o amigo do bem fosse o DJ dele, pra ele ter mais liberdade, entrou no filme o DJ DAN DAN, grande ganho, atuou muito bem, focado, o Criolo Doido também vestiu a camisa o tempo todo.
Durante as filmagens viramos amigos, guardo muitos bons momentos dos dias de filmagens, uma noite ele dormiu no Itaim Pta, lá em casa, ficamos até tarde ele falando, contando piada, quem conhece ele sabe.
Pós filme, destaco três momentos, o lançamento com o Cine Olido lotado, dia da hora, vamos beber pós exibição num boteco no Largo do Paissandu, lembro da mãe dele nesse dia.
Tivemos uma exibição do filme no Festival Cine Hutúz da Cufa, o filme passou no Cine Odeon lotado, falamos eu (Buzo), Criolo Doido e o Toni Nogueira que dividiu a direção comigo.
Depois eu, Criolo e Marilda fomos pra GRAMADO, participar do Cine Social, braço do Festival de Gramado de Cinema.
Exibimos o filme, falamos e sem esperar, fomos agraciados com a Medalha Galgo Alado, Profissão MC, filmado no Itaim Pta, sem captar um único real, ganhava uma medalha em Gramado.
E por fim, viagem pra Ribeirão Preto, o FAVELA TOMA CONTA foi contratado pela Prefeitura da cidade pra fazer o 20 de novembro, um dia o filme Profissão MC no Cine Cauim e no dia seguinte o SHOW, o FAVELA TOMA CONTA com eu de apresentador, Atrações Criolo Doido, DMN e Consciência X Atual, grupo da cidade. Foi um rolê bem loko, quando chegamos na cidade, fomos levados pra conhecer o Cine Cauim, na frente (anexo ao cinema) tinha um bar, choperia e quem estava lá tomando uma gelada, o ex-jogador DR Sócrates, os corinthianos da Van foram tietar, tirar foto, entre os cara encantado, estava o Criolo Doido. Eu, palmeirense, também fã do Sócrates pelo que ele fez na seleção do telê, aquela da Copa de 82, acabei nem tirando uma foto com o DR, tanto que os corinthianos grudaram nele.
O que mais lembro de quando fomos pra GRAMADO, era o Criolo, ainda DOIDO, que ficava o tempo todo cantando as músicas que depois fariam parte do NÓ NA ORELHA, o Criolo é (ou era) aquele cara que fica o tempo todo cantando alguma coisa, te mostrando. A TURMA DA MÔNICA DO ASFALTO, ai ele perguntava o que o Mauricio de Sousa ia achar... rs.
Depois que ele estourou, fez sucesso inimaginável, por mérito pelo seu talento, fiquei muito feliz, vi ele ganhando o mundo, ganhando uma grana, quando estávamos gravando Profissão MC, muitas vezes ele estava numa dureza da porra, lembro quando ele foi no Bixiga, receber o cachê do evento de Ribeirão Preto, acho que R$ 1.200,00 reais.
Criolo "Doido" já foi atração do Favela Toma Conta no Itaim Pta também, já foi no Sarau Suburbano no Bixiga, foram muitos, muitos momentos juntos.
Exibimos na Batalha do Conhecimento, o filme Profissão MC, pra 1.000 pessoas no SESC PINHEIROS, dia loko.
Sinto saudade de quando ele passava na Livraria Suburbano Convicto do Bixiga, durante a tarde, sem evento, e ficávamos trocando ideia.
Ele me presenteou com um vinil Nó na Orelha, a pouco me mandou um boné e um compacto. Não temos tido contato pessoalmente a um tempo, mas sigo sendo fã e estou sempre na torcida pra que ele faça mais sucesso, se é que isso é possível.
Minha agenda e a dele, afastam um pouco, mas certeza que a amizade é eterna e a consideração por ele ser o protagonista do meu primeiro filme.
Abraço Criolo, tamo junto sempre.
Alessandro Buzo







***

No Facebook, mais fotos ....

https://www.facebook.com/alessandro.buzo.35/

***
Para assistir ao filme Profissão MC na integra, acesse meu CANAL

https://www.youtube.com/user/alessandrobuzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário