domingo, 7 de agosto de 2011

Cidade de Deus - O Filme.


Alexandre Rodrigues (que fez o Buscapé) e Marilda Borges.
Foto: Buzo



Passando os canais essa noite (domingo 07/08), vi que na GLOBO estava começando o filme CIDADE DE DEUS de Fernando Meirelles.
Mesmo eu tendo o DVD e já ter assistido umas 10 vezes no minímo, não poderia ter nada melhor passando em outro canal e tô aqui vendo.
Sempre penso um monte de coisa quando assisto esse filme.
Primeiro que foi o primeiro nacional que eu disse assim quando acabou: - FODA.
Produção de primeira, um filmão.
Os grandes filmes, tipo OS INTOCAVEIS eram sempre gringo. Foi o Cidade de Deus que me trouxe a certeza, é possível fazermos grandes filmes.
Talvez nasceu ai a vontade de fazer um filme. Sempre amei cinema, enquanto os office boy (anos 80, fui Boy de 85 a 90) matava o tempo no Fliperama, eu ia no cinema. Toda semana, quase todo dia.
Teve uma vez que TODOS filmes em cartaz eu tinha visto.
No meio da quantidade, vi muitos filmes ruins. Vários americanizados. Acho que por isso que não vejo mais esses filmes. Comédia romantica, filme de herói tipo RAMBO, não desce mais.
Assistia e gostava dos filmes nacionais, mas naquele tempo eles eram sempre mais ou menos, lembro de um que gostei muito "Um Trem Para as Estrelas" de Cacá Diegues.
Hoje (60%) do que assisto é nacional. 30% Infantil e 10% outros.
Os cinemas do centro já fui em todos, vários que fecharam como o Cine Ipiranga 1 e 2, Ritz, Metrô, Marrocos e outros.
O mais loko de todos era o MARABÁ, gigante. Hoje são várias salas.
As 3 salas do OLIDO que hoje são da PMSP.
Enfim, cinema é minha vida, tão importante quanto o Hip Hop e a Literatura.
E o filme CIDADE DE DEUS é um marco. Pra mim o cinema nacional é antes e depois do CDD.
Dia desses troquei idéia com o Leandro Firmino, que fez o Zé Pequeno, máximo respeito pela interpretação dele.
É isso....
Alessandro Buzo
www.nossocinemabr.blogspot.com








Leandro Firmino que fez o Zé Pequeno e ALESSANDRO BUZO
Foto: Marilda Borges


3 comentários:

  1. Gosto muito do Tapete Vermelho. Quem não assistiu, fica a dica.

    ResponderExcluir
  2. Buzo, tem os filmes do Beto Brant também. Assista "O Invasor" e "Ação entre amigos". Câmera nervosa, personagens fortes. Daqueles filmes que a mão do diretor só falta deixar impressão digital nas lentes...

    ResponderExcluir
  3. Valeu Lau Francisco, vou procurar Ação Entre Amigos porque O INVASOR eu assisti mais de uma vez.
    Abraço......

    Salve André Ebner, faz tempo que tô querendo ver TAPETE VERMELHO, valeu a dica

    ResponderExcluir