quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Alessandro Buzo completa 10 anos de carreira em 2010


Faz parte dessa história...............
5 livros publicados (até 2009)
Organizou e lançou 3 coletânias literárias (até 2009)
Um filme lançado como diretor (2009)
quadro na TV Cultura (2008/2009)
editor de jornal literário (2009)
Palestras e debates por 11 estados do país (Acre, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, Parana, Bahia, Maranhão, Goiais, Distrito Federal).


Saiba um pouco mais como aconteceu........
Da Periferia de São Paulo para o Mundo.

Por: Alessandro Buzo

24 de dezembro de 2000, no Jardim das Oliveiras no Itaim Paulista, eu, Alessandro Buzo, lançava meu primeiro livro "O Trem - Baseado em Fatos Reais e mudava minha vida.
Nesse tempo, casado a dois anos e com um filho de menos de um ano, reescrevi minha história. Trabalhava de operador de telemarketing, vendendo alimentos nacionais e importados para restaurantes, hotéis, hospitais, clubes. Nomes tradicionais da gastrônomia paulistanas foram meus clientes.
Escrevi o livro, depois de ter utilizado por 15 anos como usuário diário, os trens da CPTM na zona leste de São Paulo, desde 1985 quando arrumei meu primeiro emprego como office boy (aos 13 anos de idade) na Praça da Sê, nesse tempo todo, ida e volta no horario de pico, vi e vivi muitas coisas, foi muito descaso da CPTM e do governo do Estado de São Paulo até eu resolver protestar através das palavras.
Por anos andei no famoso ultimo vagão dos trens da Linha Variant, que depois passou a chamar Linha F e hoje "Linha 12 - Safira". Os trens que liga o Brás (região central de SP) à Calmon Viana (município de Poá-SP), passando pelo extremo leste de São Paulo, Ermelino Matarazzo, São Miguel, Itaim paulista, Itaquaquecetuba.
Por 3 décadas foi conhecido ainda como o trem da maconha, por causa do consumo da erva nos horarios de pico (ou não), no vagão que eu andava (onde nem todos eram usuários).
Ali vi e vivi muitas histórias, de luta, sucessos, derrotas (quando um amigo voltava pra casa desempregado), quando sumia e descobriamos estar preso.
Ali todos eram trabalhadores e além de pequenas porções de maconha, quando a PM (Polícia Militar) e a PF (Polícia Federal Ferroviária) faziam batidas, encontravam muitas marmitas, cheias cedo e vazias a tarde.
Muitos amigos, muitos conhecidos, muita gente.
Andava por seus vagões a anos, desde quando os trens partiam com horarios, a tarde era o 17h57, 18h11, 18h23, 18h35, 18h45, 19h03. Peguei por anos o famoso "seis e vinte e três".

Outro que em 2010 completa 10 anos de carreira é o skatista Sandro Soares, professor de skate da Febem que virou Fundação Casa, já na cultura, mas ainda trampando, eu e ele viajamos muitos dias juntos nos engates do ultimo vagão, eu e ele lembra, dos sonhos que com o passar do ano viraram realidade, viver só da cultura (no caso dele do esporte), veja o que ele disse essa semana por email: - Mano, lá na época do engate do trenzão, o que pra alguns era sonho e depois chamaram de "sorte" para nós era só um questão de tempo e enquanto outros tomavam doses de pinga nós tomamos de coragem, por isso estamos chegando nesses numeros, se for rolar alguma comemoração faço questão da sua presença e de uma palavra sua irmão, muito obrigado...(Sandro Social Skate)

Então resolvi escrever sobre nosso cotidiano, nosso dia a dia.
Lancei independente "O Trem - Baseado em Fatos Reais" e não parei mais de escrever e registrar nossa vida simples, mas de conquistas e vitórias apesar de tudo contra.
Fui usuário de cocaína e mesclado )crack c/maconha), poderia ter sido preso, morto, mas mudei o rumo da minha trajetória, atraves da cultura.
2010 completo 10 anos de carreira e durante todo o ano vou recontar essa história, relembrar fatos e pessoas importantes.
Durante todo o ano iremos blindar a data que é um marco, da periferia para o Mundo.
Sempre mantendo a humildade, sem se deslumbrar e sem esquecer das origens.
Um ano especial, 10 anos de carreira, 10 anos de vida do meu filho.
Conquistas que serão contadas durante o ano todo, porque ninguém apaga nossa história.

Alessandro Buzo - 10 anos de carreira
de uma carreira de cocaína à uma carreira de superação.
alessandrobuzo@terra.com.br

2 comentários:

  1. Salve Buzo...ano novo...blog novo...e que venham mais 10 anos de conquistas e vitórias...tamo junto tiu...Suburbano Convicto é nóis!!

    Tubarão

    ResponderExcluir
  2. è o tempo não para mesmo.
    A 10 anos atraz, eu, Dimenor, Jé, Dogão, Bone, Kizzy, Dani, HbT, Nilo, Eduardo etc.

    Chegamos ao Itaim Paulista com um BUZÂO, para participarmos do 1 Favela Toma Conta,
    Me lembro como se fosse hoje, O Da Antiga, ja fazia parte da suburbano convicto, assim como o eduardo B.Boy e a Familia Tribunal MCs.

    O Buzo Morava na casa da mãe dele, onde sempre fomos bem recebidos.

    Parabens Buzo, E os Cabelos Brancos ???

    ResponderExcluir