quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Buzo 10 Anos de Carreira - História 6

Por Alessandro Buzo
www.buzo10.blogspot.com


Nessa "história 6", vem como prometido a segunda parte das minhas andanças pelo país, faltou comentar de 7 estados, Minas Gerais, Paraná, Maranhão, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul e Ceará.
Vamos começar pelo "RS", motivo.... foi minha primeira e ultima vez de avião (até hoje).
Fui convidado para palestrar em Porto Alegre pela Fabiana Menini, pelo "Trocando Idéia", anexo à 50a feira do livro.
Na mesa comigo o amigo Ferréz, primeira vez que estivemos juntos num debate e se não estou enganado, única.
Pegamos o avião juntos, normal pra ele que estava acostumado e anciedade pra mim, era a primeira vez, faz uns 5 anos isso.
Quanto ao vôo achei "normal", tranquilo.....deu um frio na barriga na subida e descida, mas perdi enfim o cabaço, sempre tinha sonhado viajar de avião, via uns passando pelo Itaim Paulista e pensava: - Será que um dia vou andar num trem desse, ops, avião........porque trem eu andava diariamente.
Me apaixonei pela "Feira do Livro de Porto Alegre", porque diferente das Bienais daqui, lá era no meio da rua (aliás, ainda é....).
Achei minha participação no debate muito boa, troquei muita idéia com o Ferréz, que sempre me inspirou com suas conquistas.
Depois voltei a Porto Alegre ano passado, para acompanhar o Sérgio GAG, o filme dele e do Falcão "Povo lindo, Povo Inteligente" estava concorrendo no Festival CineEsquemaNovo, acabou levando o segundo lugar no voto popular. Banquei a da Marilda e fui pela DGT, andamos muito pela cidade e conheci muitos lugares, vários bares e cervejas diferentes, que depois passei a encontrar aqui em SP.
Por ultimo, fui essa semana, participar de um debate junto com Heloisa Buarque de Holanda e Luiz Ruffato pela 10a edição do Fórum Social Mundial, a convite do MINC. Foi na grande Porto Alegre, município de Canoas.
Sou quase um gaucho, tchê !!!
Ceará, fui pelo evento da Ação Educativa que fui palestrando e co-curador. Aconteceu várias palestras em SP e Fortaleza-CE, mas foi um bate volta, cheguei do Aeroporto, entrei no Hotel, corri na Praia (com o amigo Preto Michel do Pará), almocei, fiz a palestra (eu, Sacolinha e o dono da Conrad Editora), voltei pro hotel, aeroporto e SP.
Minas Gerais, as duas vezes que fui, foi através do coletivo NPN (Nós por Nós), que hoje são da CUFA-MG, o grupo deles esteve mais de uma vez também no meu evento "Favela Toma Conta" no Itaim Pta em SP, uma troca. Amigos de verdade que prezo muito, um salve a todos.
Lembro que no Parque Municipal (verde no centro de BH) tem um lago, eu e o MT Ton estavamos matando o tempo e vimos um barquinho, com um casal e o cara remando, tivemos o mesmo pensamento maxista juntos, rimos muito quando descobrimos que estavamos pensando a mesma coisa, antes de "catar" a mina, o cara até rema, depois de casado, manda fazer a janta.
- Vamos andar de barquinho amor.
- Ta maluca mulher, vai preparar o jantar.
Salve amigos de BH, Preto C, JotaC e Acor. Além do MT Ton, que me levou num bar no centro, que fica no primeiro andar e vista pra um dos maiores cruzamentos do centro, no Largo do Pirulito, vimos dar 18h e o fluxo de pessoas aumentar gigantescamente, incrivel isso, sem falar do bar, você não pode ficar lá sem beber, garrafa quase acabando, o cara vem e coloca outra na sua mesa, sem você pedir, coisa de louco.
Em Goiás foi eu, a Marilda (primeira vez de avião dela) e a Juliana Penha (mora hoje em Portugal), fomos fazer matéria pra Revista Rap Brasil.
Foi da hora, lembro de uma frase que a Juliana falou um dia pra mim e pra Marilda: - Somos família, dormimos no mesmo quarto. Pode crê amiga, saudades.
O rolê foi da hora, cobrimos o lançamento do primeiro DVD de RAP de Goiáis, produzido pelo DJ Fox, grande figura.
Teve uma festa a noite, com shows. Fomos ainda em Aparecida de Goiania, era um jantar com uns cara do Rap Gospel, chegamos lá, uns 40 manos e minas nos aguardavam e tivemos que improvisar um bate papo, na igreja mesmo. Depois, menas gente, fomos jantar, a esposa dos caras preparou um super rango pra gente, da hora.
Ficamos hospedados na casa do Mano Monza, um dos manos que correm com o Fox.
Paraná, quantas histórias, quantas viagens.
Isso tudo só faz a gente ficar mais experiente e consciente da força do Hip Hop e da Literatura Marginal.
Voltemos ao Paraná, fui eu e a Marilda de Ônibus, 6 horas de viagem.....até Londrina, fui levado pelo Centro CHE Guevara, chegando na rodoviária, fiquei das 22h à meia noite e ninguém venho me buscar, ainda bem que tinha imprimido o papel do hotel, cheguei num taxista.
- Conhece esse hotel ?
- Claro.
- Ele é bom ?
- Um dos melhores da cidade.
Olhei pra Marilda e disse: - Ainda bem que fomos abandonados com classe.
Chegamos no hotel, demos entrada, puta fome, pedimos beirute e dorminos, ninguém entrou em contato, no dia seguinte pra garantir a gente forrou o estomago no café do hotel. Só as 11h chegou os caras de Curitiba, se hospedaram e ligaram no meu quarto.
Não acreditaram que o pessoal de Londrina não tinha me pegado, depois ficamos sabendo o que aconteceu.
Mandaram um tiozinho me buscar, ele ficou esperando um "escritor" de terno e gravata, ou algo assim. Passou por mim várias vezes mas não esperava o estilo bermudão e bombeta. Foi isso mesmo. Rimos muito.
Fiz uma palestra em Londrina, numa faculdade. Dei entrevista em rádio, e andei o dia todo pra baixo e pra cima. No dia seguinte fomos de carro, de Londrina à Curitiba, acreditem........5 horas de viagem. Passamos por lugares lindos, comemos na estrada e chegamos a "cidade modelo", logo descobri que lá tem os mesmos problemas de qualquer capital e a tal "cidade modelo" é só no centro, lá também tem favela.
Na capital paranaense fiz uma palestra na sede do Centro CHE e embarquei num onibus, mas não para São Paulo e sim pro Rio de Janeiro, onde tinha outro compromisso, 12 horas de viagem que na chuva virou 14. Passei por SP direto, pela Marginal, mas foi só "de passagem", meu destino era outro, em vez de minha casa no Itaim Paulista na periferia de SP, emendei do PR pro RJ.
Bahia, Salvador......amei esse lugar, fui a convite do Nelson Maca da Blackitide, fiz palestra com ele em duas faculdades, uma na capital e outra em Alagoinhas, quando conheci uns guerreiros do Rap local, da hora, fizeram um almoço pra gente.
Em Salvador, dei um rolê com um mano que me serviu de guia turístico, o Maca também me levou em todo canto, praia da Barra (genial), Igreja do Bonfim, pelourinho........lá vi ao vivo e de graça, show do Martinho da Vila, um dia inesquecivel, dia que o Corinthians desceu pra segunda divisão, não podia comemorar de jeito melhor. Bares inesqueciveis.
Conheci a Fonte Nova (por fora), Mercado Modelo, Farol, tudo............fiquei uma noite num hotel e outras duas na casa do amigo Nelson Maca, com sua família, esposa e duas filhas lindas e dinamicas. Um dia em breve eu volto, promessa do maquinista como o Maca me chama.
Por fim, o ultimo lugar pra comentar, nessas viagens dos meus 10 anos de carreira, São Luiz do Maranhão.
Quem me levou foi o governo, por indicação do Nando do grupo Clã Nordetino que fazia uma grande evento, um lugar lindo, maravilhoso, praia, centro histórico.
Um amigo da CUFA-MA nos mostrou a cidade, deu a maior atenção, ele e seu filho pequeno, skatista (ambos). Foi da hora, os rolês e o evento.
Não sei qual o proximo destino, nem qual aventuras vão surgir, mas sei que por onde passei deixei amigos e um pouco do meu trabalho.
Espero voltar em cada um dos 10 estados que conheço, além de SP onde moro e claro conhecer outros.

Contato: alessandrobuzo@terra.com.br
Ass.de imprensa: suburbanoconvicto@hotmail.com

Um comentário: