segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Buzo 10 Anos de Carreira - História 5

Por Alessandro Buzo

Uma vez o GOG me disse: - Um diferencial na minha carreira é ter viajado por todo Brasil.
Captei a mensagem e segui minha meta, ir conhecendo um à um os estados desse país tropical, com problemas tão iguais do norte ao sudeste.
Até aqui além de São Paulo onde moro, conheci 10 estados, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Acre, Maranhão, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Ceará.
Minha meta é conhecer "todos", um à um.
Mas nessa quinta história dos meus 10 anos de carreira, vou falar um pouco sobre essas viagens.
Começando pela cidade maravilhosa, que disparado é o estado que mais visitei, foram muitas vezes e conquistas importantes no RIO, mas a primeira vez foi para conhecer os manos do Movimento Enraizados, que era menos na Baixada Fluminense e mais em Jacarepaguá, na primeira vez fui recebido por Dudu de Morro Agudo e manos que depois deixaram o Enraizados, de lá fomos para Barra do Piraí onde teve evento na casa do Wilson Neném, o Sabino e a Cris Soul começaram a namorar nesse dia e hoje são casados, voltei várias vezes só para passear e o Enraizados arrumava uma atividade cultural pra aproveitar o rolê, falando em Movimento Enraizados (www.enraizados.com.br), apresentei duas vezes o evento deles "Encontrão", uma vez em Nova Iguaçu na Baixada, estava mais de 40 graus, só tinha público nas sombras.
Fui também 5 vezes no Prêmio Hutúz no Canecão, de 2004 à 2008, a primeira vez para ver a premiação, fiquei impressionado com a grandiosidade da festa e nem imaginava que na categoria "Ciência e Conhecimento" eu seria indicado, nos proximos 4 anos, perdi o caneco em 2005 e 2006 e fui BI Campeão em 2007 e 2008.
Outro rolê marcante fiz com o Boris, que me levou pra conhecer o Afroreggae em Vigário Geral e Parada de Lucas, lugar que por 25 anos esteve em guerra por ser dominadas por facções rivais, quando fui era o mesmo comando e vi muita arma, mas também muita cultura, incrivel o corre do Afroreggae.
Também faz parte do que passei nas terras cariocas a minha ida à Cidade de Deus, para gravar com o MV Bill o meu quadro "Buzão - Circular Periférico", pro Manos e Minas da TV Cultura.
Depois de um tempo, lancei livro pela Aeroplano Editora da Heloisa Buarque de Holanda e lembro que conheci ela pessoalmente numa famosa choperia do Leblon, onde reencontrei a amiga Numa Ciro, que tinha conhecido num evento, algumas vezes me hospedei na casa dela em Santa Teresa, abraço também à Silvia Ramos.
Ano passado no Hutúz Filme Festival lancei meu filme "Profissão MC", outro momento marcante na cidade maravilhosa. Foram tantos.
Um novo e grande amigo que tenho na cidade maravilhosa é o Guti Fraga do Nós do Morro, breve vou conhecer o Vidigal, onde rola a maioria das atividades.
Além do que eu curto demais as praias da cidade maravilhosa, a que mais fui foi mesmo em copacabana, quando costumo ficar na direção do Copacabana Palace, mas conheço também a Barra e o Leblon.
O lugar mais longe que fui nessas caminhadas foi no Acre. Estava lá para cobrir o "Primeiro Encontro Norte de Hip Hop" pela Revista Rap Brasil, foi uma viagem turbulenta, em plena época de Kaos aereo, desci do primeiro avião em Brasília e teria que aguardar 5 horas até o outro Vôo que me levaria à Rio Branco no Acre, tive feliz idéia de ligar pro GOG e ele me pegou no Aeroporto e me levou para conhecer Brasília, depois voltaria à trabalho. Na volta, quando o GOG me deixou de novo no aeroporto, fiquei mais 5 horas (atrazo do Kaos aereo), encontrei a solução, fiquei tomando campari (à 5 reais a dose) e cerveja, passou o tempo e entrei no avião brisado. Acordei algum tempo depois e pela primeira e única vez tive medo de avião, estava todo mundo dormindo, na escuridão, lá fora só uma luz vermelha piscava e imaginei estar passando pela floresta amazônica, fiz o melhor, dormi de novo.
Cheguei atrazado em Rio Branco, o Augusto que me levou estava cansado de esperar, mas saimos (tem fuso horário) pelas ruas de Rio Branco, ainda de madrugada, me deixou no hotel e de dia começou o evento que era num colégio proximo ao hotel, mais tarde show em outro local, conheci muita gente do norte, me surpreendi com o talento dos grupos locais e os B.boys.
Fiquei dois dias e ainda deu tempo de conhecer a cidade, pontos turísticos e muito mais.
As pessoas se surpreendiam na minha volta quando dizia que tinha ido no Acre.
Brasília, Distrito Federal.....além do rolê com o GOG quando ia pro Acre, voltei mais uma vez a convite dele, para cobrir pros meus Blogs e Boletim do Kaos, um dos lançamentos do DVD dele, foi na periferia, um grande show, com participação do grupo "A Família" de SP. Foi muito bom, eu e a Marilda no rolê, aliás ela também foi comigo em muitos outras dessas viagens.
Com o GOG conheci a ponte JK que ele e o Lenine cantou, uma ponte que gastou milhões de reais.
Vi os 3 poderes e tudo que se pode ver em Brasília, inclui ai o mega dog que é um almoço e também a família do mano, sua esposa, mãe "Dona Sebastiana" e filhos.
Todos esses lugares e culturas diferentes, nos traz uma grande bagagem de vida, além de espalhar os meus livros e idéias por muitos lugares.
No proximo texto comemorativo, falo um pouco do rolê nos outros 7 estados, Minas Gerais, Paraná, Maranhão, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul e Ceará.
Um salve a todas as quebradas que passei, todos os amigos que deixei.

Um comentário:

  1. Salve, Buzo. Parabéns pelos 10 anos de carreira completados este ano. Tenho acompanhado os corres e desejo cada vez mais realizações e conquistas. Satisfação em ter te conhecido pessoalmente no show do GOG, em Brasília. Sucesso, Buzo!

    ResponderExcluir