sexta-feira, 21 de maio de 2010

Me emocionei ontem na U.I. Paulista da Fundação Casa na Vila Maria

Ontem (20/05/10) estive mais uma vez na Fundação Casa, até ai tudo bem, já faço atividade desde quando era Febem, mas desta vez foi diferente.
Entramos, estava eu e a coordenadora da Ação Educativa "Janaina", passa porta, grade e logo que chegamos do lado de dentro tinha um mano na ventana da "tranca", ou seja...castigo. Ele logo me disse: - Ai Buzo, satisfação...."Guerreira" é chapa quente.
Cumprimentei o mano, agradeci a atenção. E seguimos.
Tem 2 alas, uma pros que chegam e outra "progressão", pra quem está tranquilo, fazendo atividades, se comportando, era esse segundo grupo que iria assistir o filme "Profissão MC" e participar do debate comigo (Alessandro Buzo).
O Rivaldo (da fundação...) perguntou se eu podia bater um papo com o grupo que não iria participar, enquanto os demais assistiam ao filme.
Cheguei e bati um papo, alguns ali já tinham lido o meu livro "Guerreira" e a coletânea "Pelas Periferias do Brasil", lembrando é claro, graças as aulas de literatura ministradas pela Ação Educativa, com professores como Michel do Elo da Corrente, Vagnão da Brasa e o Akins Kinte (que não está +).
Depois de um bate papo e uma poesia, fomos pra outra ala, o filme estava na reta final.
Ao final da sessão, eu não estava junto, vi o fim do filme pela janela. Entrei.....
Um silencio que não era normal ao final da sessão, pra quebrar o clima mandei: - Quem gostou do filme faz barulho.
Ai sim, gritos e aplausos.
Assim comecei o debate, eles produziram um livro que sai pelo projeto Dulcinéia Catadora (artesanal), pedi uma caneta e pra que mandassem um salve, todos que participaram do livro que acabei de ganhar.
Quando perguntei quem já tinha lido meu livro "Guerreira" (surpreza e emoção), 90% deles tinham lido, o livro é best seller nessa unidade, fizeram questão de dizer que além deles, vários que ganharam a liberdade haviam lido também. Fiquei sem palavras.
O que um escritor pode querer, além de mexer com as pessoas que leem nossas obras.
Pra retribuir o carinho e a atenção deles, deixei mais alguns livros....
Favela Toma Conta (Aeroplano Editora) de Alessandro Buzo
Pelas Periferias do Brasil - VOL II e III
Além do livro "Elas Etc...." do Tico.
Prometi fazer chagar mais 2 exemplares do Guerreira via o Michel da Silva, professor de literatura deles.
Ai já viu, um interno cantou um rap (todos sabiam a letra), chamei quem quisesse ler os textos do livro deles, alguns participaram, outro mandou um funk/rap chamado "guerreira", eu fiz algumas poesias também.
Eles me falaram que solicitaram muito minha ida a unidade, queriam me conhecer.
Eu fui embora, eles voltaram pra dura realidade, mas acho que na mente, eu e eles vamos guardar esse momento, que não foi filmado e nem fotografado, só pra quem viveu.
Da minha parte emocionou, nunca imaginei que um livro meu podesse ter esse poder, ter tantos fãs reunidos num só lugar, pega que era numa Fundação Casa e não numa escola, mas assim mesmo, a satisfação é total, que eles saiam pra rua, com alguma coisa no coração, coisas que só a literatura é capaz de mudar, quem sabe, quem liga, quem faz por onde.
Parabéns a Unidade pela Biblioteca bem cuidada, valeu Rivaldo pela atenção.
Obrigado aos internos que me fizeram essa surpreza, me receber como o maior escritor do mundo "pra eles..."
Alessandro Buzo
www.buzo.com.br


Best Seller na Fundação Casa, Unidade Paulista da Vila Maria

Um comentário:

  1. Olá Buzo!
    Parabéns pelo trabalho!
    Tudo que é feito com amor, honestidade e respeito ao próximo terá sua recompensa.
    Um abraço, amigo!
    Um beijo na família!

    ResponderExcluir